Você pensa que vai chegar no México e sair pedindo, logo de cara, uma margarita e um balde de tacos, enchiladas e burritos, certo? Pense de novo. A culinária mexicana, além de deliciosa, tem outras comidinhas típicas que nunca passaram pela sua cabeça, como tortillas azuis e cervejas com infusão de gafanhotos(!).

Tortilla azul

A gente já espera comer tortilla, mas e quando chega lá e ela é azul? Pois o tom da tortilla quem dá é o milho -  e existem milhos mais escuros, azulados, que trazem esse efeito na massa. No recheio, é bem comum conter flores de abóbora. A criatividade não para por aí: se você sentir um cheirinho de pedra na hora do almoço, não estranhe. Essa tortilla é elaborada a partir de Nixtamal, uma massa feita de milho hidratado e cozido em uma solução alcalina feita com óxido de cálcio. Isso mesmo: um dos ingredientes é a cal, aquela utilizada nos rebocos e construções.

Carne de sol

Muitas iguarias típicas trazem combinações com "cecina de res", a carne de sol mexicana, feita de um corte bovino curado com sal e um toque de limão. Fininha e muito macia, a cecina vai bem no taco, nas tostadas ou como prato principal mesmo, servida com guacamole. 

Grilos

Quando os garçons abriram a tampa de uma panela de insetos, os mexicanos da mesa disseram: "é como comer amendoim". Essa é a ideia: os grilos são fritos com sal, pimenta, ervas aromáticas e limão, e são servidos como petisco ou afogados em queijo fundido, para rechear as tortillas. Na cidade do México, tem até cervejaria que faz cerveja com infusão de grilos. A Cru Cru utiliza os insetos na preparação de sua sour, bastante cítrica e aromática. Se você não quer incluir tanto grilo na dieta, a marca também produz outros estilos, como Pale Ale e Porter, com receitas mais ortodoxas.

Pão

Ninguém imagina que vai chegar no México e se apaixonar perdidamente por algo tão simples como o pão. Mas é isso mesmo que acontece. Os pães mexicanos, principalmente os adocicados, são imperdíveis. Os moradores locais contam que têm um segredo: a altitude. A Cidade do México, por exemplo, está a mais de dois mil metros do nível do mar. Isso diminui a pressão do ar e faz com que o pão, ao assar, cresça mais. Para que ele não fique seco, alguns ingredientes também são ajustados - o açúcar, por exemplo, é adicionado em menores quantidades. A verdade é que os pães mexicanos são macios, saborosos e enormes, seja qual for a razão para isso. Não deixe de provar as conchas de baunilha ou chocolate, as sequinhas orejas e o doce vicicleta da tradicional padaria Esperanza, com várias unidades na Cidade do México. No café da manhã, aposte nos pães de nozes do restaurante El Cardenal, também na capital.

Vinho

É legítimo querer se acabar nas margaritas, mas reserve ao menos um dia da viagem para conhecer os vinhos locais, que são bons e baratos. Muitos deles vêm dos vinhedos do Valle de Guadalupe, na Baja California, região que está crescendo e ganhando respeito no mercado - já tem até quem a chame de "novo Napa", em referência ao norte-americano Napa Valley, na Califórnia, uma das principais regiões viníferas do mundo. Para provar bons vinhos locais na Cidade do México, marque seu jantar na Hostería de Santo Domingo, no Centro Histórico. Quem passa pela charmosa San Cristóbal de Las Casas, em Chiapas, tem opções baratíssimas no La Viña de Bacco e outras mais sofisticadas no Inter Vino.