Esta semana, convidamos a Sylvia Barreto, do Viajar é Simples, um site de dicas e notícias de viagem - que mostra que viajar não precisa ser assim, tão difícil! A Sylvia já visitou Buenos Aires várias vezes, e chegou a morar lá alguns meses, então é super indicada pra escrever esse post pra gente com dicas da capital Argentina. Veja o que ela tem pra nos contar sobre Buenos Aires logo abaixo!

1. Coma empanada + bife de chorizo + sorvete

Uma das melhores maneiras de conhecer um povo é provando sua gastronomia. Em Buenos Aires, há alguns itens imperdíveis para saborear e bem fáceis de achar. Seja no meio da manhã ou de entrada no almoço ou jantar, não deixe de comer uma empanada. O salgado tem sabores tradicionais, como o de carne ou a de queijo, na maioria dos lugares. Por toda a capital argentina existe uma franquia chamada Solo Empanadas, é ideal para quem quer se aventurar em outras versões, como de queijo roquefort de verdura, que vem com molho branco.
 
Para prato principal, nada mais tradicional que um bife de “chorizo” acompanhados por batatas fritas ou purê. O corte da carne é bem grosso e o “ao ponto” argentino costuma ser sangrando. Se não gostar de ver sangue, peça bem passado ou “mariposa”, quando a carne é aberta, como se fosse uma borboleta, e melhor grelhada, mas já se prepare para ver a cara de decepção do garçom.
Completando sua refeição, pare em uma das centenas de sorveterias que Buenos Aires abriga. Principalmente no centro, não é exagero dizer que há uma sorveteria a cada quarteirão. E que delícia é o doce, bem cremoso, estilo os italianos. Um pouco diferente do Brasil, algumas sorveterias têm a opção de comprar 250 ml, 500 ml ou um litro de sorvete. Acredite, no verão da cidade será bem fácil tomar 250 ml sem perceber.
 

2. Viva o tango

Talvez você nem seja um fã de música, mas é meio impossível em Buenos Aires não perceber o tango. Para entrar no clima do país, é recomendável assistir um show. Há várias casas espalhadas pela capital, depende de quanto quer gastar. Geralmente, elas oferecem o jantar junto com a apresentação.
Se quiser ver um show bem tradicional gastando pouco, o ideal é o Café Tortoni, o mais antigo de Buenos Aires e pertinho da Casa Rosada, no coração da capital. As apresentações não são muito longas e quem assiste não é obrigado a jantar, porém, pode aproveitar para comer algo se desejar. É preciso reservar com antecedência, pode ser no próprio local.
 
Para aqueles que querem gastar um pouco mais e também conhecer outros ritmos argentinos, uma boa opção é o La Ventana. A casa fica em San Telmo, bairro bem tradicional e um dos berços do tango. O visitante pode escolher as opções com ou sem jantar. A comida é bem servida e os ícones argentinos como empanadas, bife de “chorizo” e doce de leite estão no cardápio. As apresentações duram, pelo menos, três horas. Também é possível ter aulas de tango no lugar. Se quiser sair para dançar, o indicado é ir a alguma das centenas de “milongas”, que é onde os portenhos vão para bailar.
Se optar por um grande show, cheio de efeitos e até malabarismo, a opção certa é o Señor Tango. Ele fica no bairro de Barracas, um pouco afastado das principais zonas hoteleiras, porém, oferece transporte gratuito de alguns hotéis. As apresentações são longas, duram cerca de quatro horas, vá preparado e sem sono, acaba tarde. São três andares e os valores variam de acordo com a posição escolhida, se terá jantar ou não e o tipo de menu.
 

3. Aproveite a noite

O portenho tem uma vida noturna agitada. O jantar costuma acontecer entre 21h00 e 22h00. Depois disso, dá para aproveitar os diversos pubs e bares da cidade. Para provar a tradicional cerveja Quilmes, tente um dos bares da Plaza Serrano, em Recoleta. Se preferir um pub, no mesmo bairro há o The Shamrock (Rodriguez Pena, 1220) que costuma estender a happy hour até meia-noite com drinque em dobro. Mais para o centro, um pub tradicional é o The Killkenny (Marcelo T. de Alvear, 399) com cerveja de vários lugares do mundo.
 
Para estender a noite, siga para um “boliche”, a gíria portenha para balada. Não vá antes das 02h00, mesmo em dia útil, elas estarão vazias. Puerto Madero, Recoleta e Costanera Norte são os locais que abrigam a maioria das casas noturnas da capital argentina. Prepare-se para dançar até o sol nascer.
 

4. Visite os Parques de Palermo

Depois de viver o tango, aproveitar a noite e comer as delícias argentinas é bom relaxar. Para isso, procure os Parques de Palermo, entre as avenidas Casares e Del Libertador. Além dos lagos, flores, árvores e espaço para caminhadas, o local abriga o Jardim Japonês, junto com um restaurante incrível, o Jardim Botânico e o Planetário Galileo Galilei. No verão, não se assuste se encontrar muita gente em roupas de banho por lá, os parques são transformados em uma verdadeira praia pelos moradores.
 

5. Conheça o futebol

O argentino é tão apaixonado por futebol quanto o brasileiro. Mesmo que não seja fã do esporte, para conhecer um pouco mais da cultura do país, visite os dois grandes estádios da cidade: La Bambonera, do Boca Juniors, e o El Monumental, do River Plate.
O estádio do Boca Juniors, que tem a maior torcida de argentina, oferece tours guiados todos os dias das 08h00 às 18h00. Os guias são extremamente engraçados e contam as histórias do time e da rixa com o River Plate. Como o La Bambonera fica pertinho do icônico “Caminito”, aproveite a ida ao local para conhecer o bairro de casas coloridas.
O El Monumental fica no bairro nobre de Belgrano. Além da visitação ao estádio, dá para conhecer o museu, que conta a história do time e faz um paralelo com o que acontecia na Argentina e no mundo a cada conquista do River. O espaço é bem moderno e organizado.
 
Gostou? Buenos Aires tem muito mais ainda. Compre sua passagem para descobrir a cidade!
 
Sylvia Barreto
Idealizadora do site (www.viajaresimples.com.br) e do blog de mesmo nome (www.viajaresimples.wordpress.com)
 
*Imagens por Hernán Piñera e Sylvia Barreto.