Ao longo dos últimos anos, tem sido muito discutida a decisão das companhias aéreas de cobrarem valores extras por bagagens despachadas. No entanto, muitas pessoas já viajam apenas com bagagem de mão, especialmente em voos internos em outros países, que oferecem passagens a preços mais baixos e cobram caso o passageiro queira despachar sua mala. 
 
Vale lembrar que, desde 2018, as principais companhias aéreas brasileiras passaram a cobrar pelo despacho da bagagem em voos nacionais e até em alguns voos internacionais. Por enquanto, apenas a nova companhia aérea ITA, que começou suas operações em junho de 2021, oferece despacho gratuito nas suas rotas.
 
Nós já fizemos um post aqui no Viajala com dicas para não sofrer na hora de arrumar as malas, e com essa possível mudança na rotina de viagem dos brasileiros, juntamos mais algumas sugestões para viajar somente com a mala de mão, seja para economizar dinheiro ou facilitar um pouco o processo de aeroporto! 

1. Escolha uma mala de qualidade.

Às vezes, passamos tanto tempo planejando o que vamos colocar dentro da mala que esquecemos de um detalhe importante: a qualidade dela. Uma boa mala de mão precisa ser leve, já que embora o limite de peso varie de acordo com a companhia aérea, ele não costuma ser muito alto. Além disso, como você terá que carregá-la por esteiras, escadas e passar pela segurança, o ideal é que ela seja resistente e fácil de manobrar. Muitos escolhem malas com rodinhas, mas se você prefere malas de ombro, garanta que ela seja confortável e tenha o tamanho certo para carregar por aí! 

2. Somente o necessário!

Para viajar apenas com uma mala de mão, especialmente para uma viagem de vários dias, é importante praticar o desapego. Leve roupas com as quais você já está acostumado, e garanta que elas combinem entre si. Também é bacana se informar se em seu destino há a possibilidade de lavar roupas, o que diminui a necessidade de levar muitas coisas! Essa não é a hora de experimentar roupas novas que você nunca usou antes, já que elas podem não combinar com o restante da mala e ocupar um espaço desnecessário.

3. Cuidado com os líquidos. 

Se você já viajou para lugares como os Estados Unidos, deve ter notado que eles são bem rígidos com o tamanho dos líquidos permitidos em voos. É sempre importante checar as regras locais de seu destino e evitar que joguem perfumes e outros produtos no lixo na hora da passagem pela segurança! Invista em kits de viagem, que economizam espaço e evitam o stress durante a viagem. Como já falamos no post anterior, se você passar por uma farmácia americana ou europeia, confira a seção de produtos travel size, alguns de seus favoritos podem já estar disponíveis em pequenas embalagens! 

4. Use roupas e sapatos pesados no avião.

Pode ser um pouco estranho pensar em embarcar em pleno verão com dois casacos e botas de inverno. No entanto, esses itens costumam ocupar muito espaço e pesar bastante, por isso a melhor ideia é mesmo ir vestindo-os! Dessa forma, você otimiza o espaço interno da mala e evita ter que revirá-la dentro do aeroporto em busca de uma peça quando chegar ao seu destino. Para as mulheres, lenços e cachecóis mais grossos e volumosos também podem ser levados na mão, e servem como travesseiro ou cobertor durante o voo! 

5. Confira se sua companhia permite levar um item pessoal. 

A maior parte das companhias permitem que o passageiro leve uma bagagem de mão e um item pessoal, que seria uma bolsa, pasta de notebook, bolsa de câmera ou mochila menor. Aproveite essa possibilidade, e guarde seus itens de maior valor, dinheiro, passaporte e eletrônicos em uma mochila que pode ser colocada em baixo do assento de sua frente, o que salva espaço na sua bagagem de mão! 
 
Como deu para ver, viajar só com a mala de mão não economiza apenas dinheiro, mas diminui também o stress de despachar bagagem e não saber se ela chegará ao seu destino com você e o tempo perdido em filas para deixar as malas e pegá-las de volta. Tomando alguns cuidados, a opção pode ser bem bacana, especialmente se a nova decisão trouxer benefícios para o nosso bolso em forma de passagens com preços menores! Embora algumas companhias aéreas tenham anunciado valores para o despacho de bagagens, a decisão pemanece suspensa. De qualquer forma, vale a pena ficar atento e ir se preparando caso ela entre em vigor! 
 
Você costuma viajar só com bagagem de mão? Tem alguma dica que não falamos aqui? Deixe nos comentários!