Depois da virada do ano, muitas pessoas já estão com a cabeça lá no feriadão de Carnaval. Aqui no blog, a gente já deu dicas para curtir os melhores bloquinhos do Rio de Janeiro e para comprar o seu abadá no Carnaval de Salvador, mas há quem prefira um feriado mais tranquilo - e mais barato.
 
Por conta disso, preparamos uma lista de destinos bem em conta para ajudar os indecisos ou quem precisa de um empurrãozinho para comprar a passagem já.

Curitiba, Paraná

 
Embora a cidade não seja a primeira que vem em mente para um feriado agitado, Curitiba possui uma programação de Carnaval de rua muito bacana. Há também vários blocos pré-carnaval e diversos programas alternativos. Além disso, a cidade histórica de Morretes, no litoral, a pouco mais de uma hora dali, tem um carnaval de rua com carinha de cidade do interior, com marchinhas e bonecos, e ainda oferece um dos passeios de trem mais bonitos do mundo(!).

Campos do Jordão, São Paulo

Matinês, blocos de rua e uma programação variada animam o Carnaval de Campos do Jordão, que também é uma cidade bem romântica com uma das melhores gastronomias do estado de São Paulo. A menos de três horas da capital paulista, Campos é também uma solução prática para quem quer sair da muvuca da cidade grande sem ficar muito tempo na estrada - e sem pegar o trânsito do litoral.

Balneário Camboriú, Santa Catarina

Feitas para agradar os mais diversos públicos, as festas de Carnaval de Balneário Camboriú recebem milhares de visitantes todos os anos. Com shows e eventos gratuitos, o feriado também é uma boa época para aproveitar as praias da região. Quem prefere fugir da agitação (e do calor), pode aproveitar a serra de Santa Catarina, onde a temperatura é mais amena, as paisagens são incríveis e a muvuca não entra.

Belo Horizonte e Ouro Preto, Minas Gerais

 
Com diversas atrações, blocos e festas nas repúblicas da cidade, Ouro Preto é uma ótima opção para quem busca agitação durante o Carnaval, principalmente para universitários e públicos mais festeiros. A cidade recebe milhares de visitantes nessa época, e já é possível comprar ingressos para as festas. Se você prefere ficar na capital, saiba que Belo Horizonte já foi uma opção um menos agitada, mas o carnaval da cidade teve um boom nos últimos anos e agora é um dos mais procurados do Brasil(!). A gente conta mais aqui no blog sobre como organizar o seu carnaval em BH. Quem ainda quer tranquilidade em família ou entre amigos pode aproveitar algum hotel fazenda na região da capital mineira ou correr para as deliciosas cachoeiras da Serra do Cipó, a apenas 100 quilômetros.

Fortaleza, Ceará

DJs, blocos de rua e vários shows embalam o Carnaval de Fortaleza. As festas acontecem em vários pontos da cidade e agradam a família toda, dos adultos às crianças. Há também quem prefira esticar a viagem até Jericoacoara, vila cheia de cenários paradisíacos a 300 quilômetros dali, onde a folia é um pouco mais tranquila.

Recife, Pernambuco

 
Um dos mais tradicionais Carnavais do país, o de Recife oferece grande variedade de estilos e é bem democrático, com opções de eventos gratuitos e de camarotes. O Carnaval de rua de Olinda, com seus bonecos gigantes, é imperdível. Apesar de passagens salgadas, as diárias de hotéis são mais baratas e dá para comer muito bem pagando pouco, o que ajuda na economia.
 
Além dos destinos, temos mais algumas dicas para baratear o seu Carnaval e viajar sem preocupações: 
 
Saia da muvuca. Vale tentar fugir dos destinos mais populares, e buscar alternativas de cidades menos procuradas pelos turistas. Muitas vezes, esses lugares, além de mais em conta, também garantem um feriado mais tranquilo.
 
Junte a galera. Viajar em grupo também ajuda a diminuir os custos, dividindo transporte e hospedagem, por exemplo.
 
Pesquise o funcionamento do comércio local. Para quem quer aproveitar a cidade além do Carnaval, vale a pena pesquisar sobre a programação do comércio e de atrações turísticas, já que muitas delas podem ter o horário de funcionamento alterado por conta do feriado.