O processo de planejar uma viagem pode ser maravilhoso. Decidir o destino, pesquisar os principais pontos turísticos e organizar um roteiro fazem com que a gente comece a aproveitar as férias um pouquinho antes. No entanto, há uma etapa que muita gente odeia e evita fazer até o último segundo: arrumar as malas. Não importa se é para um mochilão ou uma viagem para compras, organizar a mala pode ser uma tarefa longa e trabalhosa. 
 
Foi pensando em tornar esse processo mais legal e menos estressante que elaboramos algumas dicas para quem está indo viajar e não sabe nem por onde começar a arrumar as coisas! 

1. Invista em sacos a vácuo e packing cubes.

Velhos conhecidos de quem viaja para o exterior com a intenção de trazer malas cheias de compras, os sacos a vácuo são uma verdadeira mão na roda. Eles são ótimos também para os destinos frios, que exigem casacos grandes e espaçosos. Vale a pena investir em uma que já venha com uma bombinha para retirar o ar já que alguns lugares podem não oferecer um aspirador! Os packing cubes também são bem famosos, e é possível encontrá-los em várias marcas e com vários preços. Eles ajudam a organizar especialmente malas menores, e evitam a bagunça e o constrangimento de ter que abrir uma mala no aeroporto e ver peças de roupa voando por aí! 

2. Aposte em versões pequenas de seus produtos favoritos.

As versões minis ou travel size de cosméticos também dão uma grande ajuda na hora de organizar as malas. Eles diminuem a chance de vazamentos e evitam problemas ao viajar para destinos que possuem limite do tamanho de líquidos na mala de mão. Especialmente nas farmácias americanas, é possível encontrar versões menores de muitos dos produtos que usamos no dia a dia, desde shampoo até pequenas embalagens de sabão para roupas e mini giletes! 

3. Separe looks completos e que combinem entre si.

Um bom jeito de organizar as malas é montar cada uma das roupas que serão usadas na viagem. Obviamente, não é possível levar uma roupa diferente para cada dia, e por isso é importante que os looks compartilhem peças e que essas possam ser misturadas sem que pareça que você está usando a mesma roupa todos os dias! Além disso, lembre-se de verificar a previsão do tempo e levar algumas peças coringas, como cardigans, por exemplo. Leve também em consideração compras que poderão ser feitas no destino e se haverá a possibilidade de lavar as roupas.
 

4. Não se esqueça da balança portátil!

Quase todas as companhias aéreas, de ônibus e de trem estabelecem limites de peso de bagagens de mão e despachadas. Nada pior do que descobrir na hora de despachar que uma de suas malas está com uns quilos a mais e ter que reorganizar tudo no chão do aeroporto, ou pior: ter que pagar pelo excesso. As balanças de mão permitem que você pese tudo antes de sair do seu hotel ou apartamento e evitam esse gasto desnecessário no embarque. Lembre-se sempre de consultar quais são os limites permitidos, especialmente em voos internos em outros países, que muitas vezes não dão direito a nenhuma mala despachada! 

5. Sempre leve objetos de valor e uma troca de roupas na mala de mão.

Você provavelmente já teve suas malas extraviadas ou conhece alguém que passou por esse perrengue. Embora muitas vezes as malas sejam recuperadas, o processo pode demorar alguns dias e você corre o risco de ficar apenas com a roupa do corpo. Por isso, lembre-se sempre de levar uma roupa adequada ao clima do destino, um conjunto de roupas de baixo e objetos de valor, como câmeras e joias, em sua mala ou mochila de mão. É importante também estar sempre com carregadores de celular e computador para não correr o risco de ficar incomunicável ou ter que gastar dinheiro com isso! 

6. Adaptadores de tomada!

Ao arrumar a mala, sempre nos lembramos de colocar primeiro os documentos, remédios e carregadores de celular, itens de primeira necessidade. Porém, muitas vezes nos esquecemos de algo tão importante quanto: os adaptadores de tomada! Cada país possui o seu padrão, e é péssimo chegar ao hotel depois de horas viajando e descobrir que nenhum dos seus eletrônicos podem ser carregados. Vale a pena investir em um adaptador universal, que pode até custar um pouco caro, mas com certeza será bem aproveitado! 
 
Essas são as nossas dicas básicas para arrumar uma mala melhor e evitar stress antes e durante a sua viagem! Lembre-se que alguns perrengues e imprevistos sempre acontecem, mas uma mala organizada torna tudo bem mais simples. Você tem alguma dica que sempre utiliza em suas viagens? Conta para a gente! 
 
* Imagens por Harsh Jadav e Matthew Smith via Unsplash.