Organizar férias em família pode ser bem trabalhoso - principalmente quando se trata de janeiro, altíssima temporada, um dos meses mais caros e movimentados do turismo no país. O jeito é programar tudo com calma, escolher um destino que agrade a gregos e troianos e evitar o estresse a todo custo.
 
A gente já sugeriu aqui alguns blogs que ajudam muito quem viaja em família, mas aproveitamos a deixa para indicar sete destinos bem legais para quem quer passar janeiro viajando com filhos, pais, irmãos, cachorro, gato...

1. Praia do Forte, Bahia

Quando se pensa em férias de janeiro, praia é uma das primeiras coisas que vem à cabeça. A Praia do Forte, na Bahia, é uma das melhores opções para quem viaja com crianças, principalmente pela estrutura completa de resorts, que vêm com pacote completo: comida, bebida, brincadeiras, monitores... Além disso, os pequenos também vão gostar de explorar o Projeto Tamar, e os pais podem aproveitar a gastronomia, a praia e as piscinas naturais da região.

2. Foz do Iguaçu, Paraná

Um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros, Foz do Iguaçu é parada familiar obrigatória, principalmente para quem não faz questão de férias na praia. As Cataratas, é claro, são o principal ponto turístico, mas também dá para conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras e dar uma passadinha no Paraguai e na Argentina para compras. As crianças se divertem com a diversidade de fauna do local e com os passeios e as atividades organizadas pelos hotéis.

3. Cancun, México

Destino turístico muito conhecido por suas belas praias de águas cristalinas, a região de Cancun e de toda Riviera Maya oferece uma grande variedade de passeios e atrações que agradam a todas as idades. Além de Playa del Carmen e Isla Mujeres, com seus cenários paradisíacos, vale a pena ir conhecer as ruínas maias de Chichen Itza e Tulum, para os menores aprenderem um pouquinho de história. Fora isso, diversos parques aquáticos à beira-mar, como o Xcaret, complexo arqueológico e ecológico, trazem observação de animais, passeios por cavernas e mergulho que vão ocupar o dia da criançada. 

4. Aracaju, Sergipe

Com boa estrutura para receber os pequenos, Aracaju é menos agitada que outras cidades turísticas no Nordeste, e oferece várias atrações. Vale a pena conhecer o Oceanário, comer na Passarela do Caranguejo, passar pelo Projeto Tamar (sim, Aracaju também tem tartarugas fofas para visitar!) e fazer um divertido passeio de buggy na Praia do Saco.
 

5. Ilhabela, São Paulo

Essa bonita ilha do litoral norte de São Paulo é uma ótima pedida para quem quer um passeio mais tranquilo. A praia de Castelhanos, uma das mais bonitas do Estado, agrada a família toda. Em Ilhabela, é possível praticar esportes como surf e mergulho e se deliciar com as muitas cachoeiras da região. Não esqueça de levar o repelente para combater os borrachudos!

6. Rio Quente, Goiás

O Rio Quente Resorts é um destino bem procurado por quem viaja com crianças, independente da idade. O complexo, composto por vários hotéis, abriga o Hot Park, maior parque aquático da América do Sul, e possui uma estrutura bem bacana específica para as crianças. 

7. Orlando, Flórida

Embora não seja um destino inusitado, janeiro é uma ótima época para visitar Orlando e seus parques temáticos. As grandes multidões que invadem o parque no Natal e no Ano Novo já foram embora, a temperatura costuma ser bem amena (o que é melhor para curtir dias longos correndo de um parque a outro), e as crianças com certeza vão amar. A gente já fez um post bem completo aqui com dicas para aproveitar Orlando!
 
Lembramos que, quando se viaja com crianças, é importante prestar atenção em alguns detalhes para evitar dores e cabeça!
  • Certifique-se que o hotel possui estrutura para crianças, especialmente para as menores! Uma copa que funcione 24h, por exemplo, pode ser bem útil para lavar mamadeiras e esquentar papinhas.
  • Se a ideia for passar alguns dias aproveitando o resort, é legal que ele tenha atividades monitoradas específicas para as crianças, que ajudam os pais a relaxar.
  • Planeje bem o roteiro de forma que ele não fique cansativo demais. Em lugares como Cancún, por exemplo, alguns passeios ficam a uma distância grande dos hotéis e resorts, e podem cansar os menores se a viagem não for bem planejada.
E aí, deu vontade de arrumar as malas e entrar no próximo avião?