Vai conhecer o carnaval de Belo Horizonte? Quer saber quais são os melhores blocos de carnaval de BH e quais são os mais famosos?
 
O carnaval de Belo Horizonte era tranquilo até bem pouquinho tempo atrás, mas foi descoberto nos últimos anos, a expectativa é que a capital receba 5 milhões de foliões em 2023 para curtir os quase 500 blocos cadastrados.
 
Conheça abaixo os melhores blocos e a agenda do Carnaval 2023 e do pré-carnaval, com os ensaios, em BH.
 

Abalô-caxi, um dos blocos de carnaval mais famosos de BH

Um bloco tropicalista e LGBTQIAP+, com muita música brasileira raiz tocada pelos 200 instrumentistas. Ainda não é dos maiores blocos de BH, mas já é um dos mais promissores.
 
Agenda do Pré-carnaval 2023:
O bloco costuma ensaiar aos sábados, às 15h30, no viaduto do Santa Tereza. A programação completa está no instagram.
 
Agenda do Carnaval 2023:
O cortejo está previsto para o domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, com concentração às 8h.

Baianas Ozadas, bloco de carnaval tradicional de BH

Criado em 2012, inspirado no carnaval de Salvador, o Baianas Ozadas é considerado um dos maiores bloco de Belo Horizonte. Uma multidão vestindo branco passa pela avenida trazendo muito axé e faz BH virar a Bahia por algumas horinhas.
 
(foto por Baiana Ozadas)
 
Agenda do Pré-carnaval 2023:
O bloco tem feito ensaios em dias alternados, normalmente nos fins de semana à tarde ou durante a semana, às 19h. A programação completa está no instagram.
 
Agenda do Carnaval 2023:
O bloco costuma desfilar na segunda-feira de carnaval, às 9h. A programação de 2023 ainda não foi divulgada.

Bloco Angola Janga, bloco de carnaval de empoderamento negro em Belo Horizonte

Samba, pagode, funk e outros ritmos de origem negra e africana dão o tom desse bloco, que é dedicado ao empoderamento negro e conecta pessoas ligadas a movimentos de luta.
 
Um dos mais tradicionais de BH, o Angola Janga já levou mais de 120 mil pessoas foliões para a rua. 
 
Agenda do Pré-carnaval 2023:
O bloco está ensaiando aos domingos, normalmente às 14h, em locais como a Casa Fúnebre e o Armazém Flor do Campo. A programação completa é divulgada no instagram
 
Agenda do Carnaval 2023:
O bloco costuma desfilar no domingo de carnaval. A programação de 2023 ainda não foi divulgada.

Bloco Então, Brilha!, o bloco que sai mais cedo no Carnaval de BH

O espírito carnavalesco ferve por aqui: glitter, purpurina, estrelinhas e tudo que brilha é bem-vindo.
 
São centenas de milhares de pessoas acompanhando o bloco e brilhando muito pelo Centro de Belo Horizonte até a Praça da Estação, um dos pontos icônicos da cidade.
 
É conhecido por “abrir” o carnaval de BH, no sábado às 6h - é preciso acordar cedo, porque o bloco sai quase junto com o sol.
 
Agenda Pré-Carnaval:
O Então Brilha disponibiliza os ingressos e a programação dos ensaios do bloco no Sympla. Costuma ter uma agenda cheia de shows paralelos, em casas de shows como a Autêntica e em festivais carnavalescos como o Jabú Folia no Catavento Cultural. Mais informações no instagram.
 
Agenda do Carnaval 2023:
O bloco costuma desfilar no sábado de carnaval, com concentração às 6h e saída às 6h30. A programação de 2023 ainda não foi divulgada.

Pena de Pavão de Krishna, o bloco mais colorido do Carnaval de Belo Horizonte

(Foto por Pena de Pavão de Krishna)

Esse bloco hare krishna desfila desde 2013 entonando um Ommmm de tempos em tempos em bairros afastados de Belo Horizonte.
 
O mantra do hinduísmo é apenas uma das características indianas do bloco, já que a cultura do país também está refletida nas roupas e nas pinturas.
 
Não é dos maiores blocos da cidade, mas é com certeza um dos mais diferentões. Eles costumam divulgar o local da concentração e dos desfiles com poucas horas de antecedência, portanto, o melhor é conferir a programação nas redes sociais do bloco antes de sair de casa.
 
Agenda Pré-Carnaval:
O Pena de Pavão tem feito ensaios abertos em alguns dias durante a semana a partir das 18h ou em fins de semana, de 9h às 13h. Mais informações no instagram.
 
Agenda do Carnaval 2023:
O bloco costuma desfilar no domingo de carnaval. A programação de 2023 ainda não foi divulgada.

Juventude Bronzeada, um dos melhores bloquinhos de carnaval de BH

Esse bloco nasceu junto com o boom do carnaval mineiro, em 2014, e acabou totalmente atrelado a ele. No som, tem axé, MPB, músicas dos anos 1990 e marchinhas vão percorrendo a avenida Assis Chateaubriand, no Floresta, região Leste de BH.

Agenda do Pré-carnaval 2023:

O bloco está fazendo alguns ensaios abertos nos fins de semana. A programação completa é divulgada no instagram
 
Agenda do Carnaval 2023:
 
O bloco deve desfilar às 11h do dia 21 de fevereiro, terça-feira de carnaval. A concentração é na Avenida Assis Chateaubriand, 143.

Blocos de carnaval para crianças em BH

Quem pretende pular o carnaval em família e com crianças, pode optar entre os blocos Padecendo no Paraíso, Circo Marimbondo Show, Fera Neném, Bloco dos Super Heróis, Bloco da Bolinha Preta, Bloquim Dubem, Ser criança é ser feliz e Bloco PufTictá. Outra ideia é curtir o Blocão, bloco em que a galera curte a folia com seus cachorros.