Os carnavais mais concorridos do Brasil costumam ser os que estão pertinho da praia, certo? Tem o famoso carnaval do Rio de Janeiro, o carnaval de Salvador, Olinda, Floripa... Em Minas Gerais não tem mar, mas tem bar, o que, no meio da festa e do calor do verão, dá (quaaase) na mesma.
 
 
O carnaval de Belo Horizonte era tranquilo até bem pouquinho tempo atrás, mas foi descoberto nos últimos anos, a expectativa é que a capital receba 4 milhões de foliões em 2020. Conheça abaixo os melhores blocos e a programação do Carnaval de 2020 de BH.

Baianas Ozadas

Criado em 2012, inspirado no carnaval de Salvador, o Baianas Ozadas é o maior bloco de Belo Horizonte: arrastou 700 mil pessoas em 2018. Uma multidão vestindo branco passa pela avenida trazendo muito axé e faz BH virar a Bahia por algumas horinhas.
 
(foto por Baiana Ozadas)
 
Agenda:
O desfile será na segunda-feira de Carnaval, dia 24 de fevereiro, às 9h,  na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH. O grupo ensaia todos os sábados de janeiro no A Fábrica (Avenida Teresa Cristina, 295 - Prado).

Bloco Então, Brilha! 

O espírito carnavalesco ferve por aqui: glitter, purpurina, estrelinhas e tudo que brilha é bem-vindo. São mais de 100 mil pessoas acompanhando o bloco e brilhando muito pelo Centro de Belo Horizonte até a Praça da Estação, um dos pontos icônicos da cidade. Mas é preciso acordar cedo, porque o bloco sai quase junto com o sol.
Agenda:
O desfile é no dia 22 de fevereiro, sábado, na Rua Guaicurus, em frente ao Hotel Brilhante, no Centro, a partir das 6h30 da manhã.

Pena de Pavão de Krishna

(Foto por Pena de Pavão de Krishna)

Esse bloco hare krishna desfila desde 2013 entonando um Ommmm de tempos em tempos em bairros afastados de Belo Horizonte. O mantra do hinduísmo é apenas uma das características indianas do bloco, já que a cultura do país também está refletida nas roupas e nas pinturas. Não é dos maiores blocos da cidade, mas é com certeza um dos mais diferentões. Eles costumam divulgar o local da concentração e dos desfiles com poucas horas de antecedência, portanto, o melhor é conferir a programação nas redes sociais do bloco antes de sair de casa.
Agenda:
A data do desfile ainda não está confirmada, mas poderá ser conferida nas redes sociais do bloco.

Bloco Angola Janga 

Samba, pagode, funk e outros ritmos de origem negra e africana dão o tom desse bloco, que é dedicado ao empoderamento negro e conecta pessoas ligadas a movimentos de luta. Um dos mais tradicionais de BH, o Angola Janga já levou mais de 120 mil pessoas foliões para a rua. 
Agenda:
A data do desfile ainda não está confirmada, mas poderá ser conferida nas redes sociais do bloco.

É o amô

(foto: Flavio Charchar)

Chega de mentiras, de negar os seus desejos: todo mundo curte o sertanejão raiz, dos anos 1980 e 1990. É ou não é? Essa é a aposta de um dos blocos mais novos de BH, que já arrastou mais de 100 mil pessoas para a região da Pampulha. Ele mistura os clássicos do sertanejo com bateria de carnaval. 
Agenda:
A data do desfile ainda não está confirmada. 

Monobloco

A banda carioca já tem quase 20 anos, três discos gravados, uma bateria de mais de 100 pessoas e shows que já reuniram mais de um milhão. O Monobloco, velho conhecido de quem ama o carnaval do Rio, passou a se apresentar também em BH em 2017 e é, de novo, uma das melhores pedidas deste ano. 
Agenda:
O desfile acontece no dia 25 de fevereiro, terça-feira, nos entornos do Estádio Mineirão, pela manhã, com horário ainda indefinido. 

Blocos do Carnaval de Belo Horizonte para crianças

Quem pretende pular o carnaval em família e com crianças, pode optar entre os blocos Padecendo no Paraíso, Circo Marimbondo Show, Fera Neném, Bloco dos Super Heróis, Bloco da Bolinha Preta, Bloquim Dubem, Ser criança é ser feliz e Bloco PufTictá. Outra ideia é curtir o Blocão, bloco em que a galera curte a folia com seus cachorros.