Não dá para negar: comer e beber bem estão entre as melhores atrações curtidas pelos paulistas ou por quem viaja para São Paulo. Bares e pubs com cozinha sofisticada e cervejas especiais pipocam na cidade e as opções estão cada vez melhores - e mais locais! O mercado de microcervejarias tem remado contra a maré da crise e crescido bastante no Brasil.
 
 
Segundo uma pesquisa do Instituto da Cerveja do Brasil, são produzidos 91 milhões de litros anuais de cerveja artesanal no país - e grande parte disso vem de fábricas de São Paulo. Visitar essas fábricas é um ótimo passeio que não costuma ser caro: você aprende sobre o processo de fabricação da cerveja e ainda garante degustações e brindes. De quebra, encerra o dia com comidinhas e chopes locais nos pubs anexos. 
 
Montamos um roteiro cervejeiro de 350 quilômetros de Ribeirão Preto a São Paulo, passando por algumas das nossas cervejarias favoritas do país. Mas é para fazer de ônibus, hein? Segurança em primeiro lugar!
 
 
Quem colocou Ribeirão Preto como polo cervejeiro paulista foi a Colorado, hoje parte do grupo Ambev, ainda nos anos 1990. Não dá para não falar dela: aos 21 anos, a Colorado é a única cervejaria da lista que já tem idade para pedir sua própria cerveja.
 
Uma das primeiras cervejarias artesanais do Brasil, foi pioneira também na utilização de ingredientes nacionais, como rapadura e mandioca, e abriu caminho para outras microcervejarias. É bem fácil encontrar seus produtos em supermercados, mas quem quiser conhecer a fonte pode visitar a cervejaria aos sábados, com agendamento prévio.
Onde? Rod. Anhanguera, km 308 + 300 metros - Ribeirão Preto/SP
 
 
Mas a nossa favorita da região é um pouco mais jovem: a cervejaria Invicta foi fundada em 2011 e tem na sua carta de distribuição algumas das melhores cervejas especiais do Brasil. A visitação à fábrica também acontece nos sábados e pode ser agendada pelo e-mail contato@cervejariainvicta.com.br.  O bar anexo serve porções de comidinhas de quarta à sábado, além de chopes e cervejas engarrafadas - uma boa oportunidade para conhecer as imperdíveis 6 o' clock, uma American IPA com dry hoping, e Saison à trois, uma Saison com coentro em parceria com a carioca 2cabeças.
 
 
Além das receitas próprias, a Invicta envasa e distribui receitas de cervejarias ciganas igualmente deliciosas, como as das paulistanas Treze (destaque para a Extravaganza, uma Saison com flor de hibiscus, e para a Brazilian Wood, Saison com caldo de cana e chips de madeira acrescentados na maturação) e Japas, com suas deliciosas combinações com flor de jasmim e wasabi na Bohemian Pilsner Matsurika e na APA Wasabiru, respectivamente. Se a viagem ficar para depois, a Invicta também vende os produtos no site.
Onde? Av. Do Café, 1881 - Ribeirão Preto/SP
 
 
De Ribeirão, desça 200 quilômetros até Piracicaba para conhecer a Dama Bier, cervejaria familiar fundada em 2010. Nossas medalhas vão para a Fellas, uma gostosa Imperial IPA com café, e para a premiada Stout. Além de fazer o tour na fábrica, ainda dá tempo de curtir o Dama Bier Fest deste ano, no dia 27 de maio, com shows, food trucks e open bar de cervejas artesanais da Dama e de cervejarias parceiras.
Onde? Av. Rio Das Pedras, 104, Piracicamirin - Piracicaba/SP
 
 
Antes de rumar para a capital paulista, passe primeiro por Cotia, a 140 quilômetros de Piracicaba, e cometa os sete pecados da Mea Culpa, uma das melhores cervejas da região metropolitana de São Paulo. São poucos rótulos e as visitas à fábrica acontecem apenas uma vez por mês (também é necessário agendar pelo e-mail marketing@cervejameaculpa.com.br). Quando estiver por lá, prove a Blond Ale Gula e a APA Vaidade.
Onde? Rua Etiopia, 297 - Cotia/SP
 
 
Faça um desvio por fora da capital por 80 quilômetros para chegar a Santo André e conhecer as boas receitas (não perca a Amber Ale e a Double IPA!) da cervejaria Madalena. Também é possível comprar seus produtos online, mas conhecer a fábrica e o bar pode ser um bom programa de fim de semana: chope, cervejas em garrafa, porções, espetinhos, música ao vivo e até espaço kids, para os cervejeiros que levarem a família. A produção da cerveja pode ser vista no tour pela fábrica que acontece aos sábados (agendamento pelo e-mail contato@cervejamadalenaemcasa.com.br).
Onde: Rua Araçatuba, 137 - Santo André/SP
 
 
Siga mais 20 quilômetros em direção à capital paulista e termine o roteiro na Cervejaria Nacional, em Pinheiros, São Paulo. Desde 2011, eles servem cinco cervejas artesanais feitas na casa e algumas sazonais, todas inspiradas em lendas brasileiras (nossa favorita é a Kurupira Ale, uma Brown Ale avermelhada e marcante). Vá com fome: a carta de petiscos da Nacional também é imperdível.  
Onde? Av. Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros - São Paulo/SP
 
Bônus: Para quem faz o caminho de volta, é bom saber que a Cervejaria Nacional abriu as portas recentemente também em Ribeirão, no Shopping Santa Úrsula. E que a Colorado, de Ribeirão, acaba de inaugurar um pub em São Paulo, pertinho da Nacional. Fica na rua Mourato Coelho, 23.