A cidade de Cusco é conhecida internacionalmente pelos sítios arqueológicos do Vale Sagrado e, principalmente, por ser a porta de entrada para Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Se você está planejando uma viagem para este destino incrível, confira guia o Viajala preparou com tudo o você precisa saber para organizá-la. 

Que informações você encontra neste post?

Cusco

  • Como chegar
  • Quanto tempo ficar
  • O que visitar

Machu Picchu

Como chegar a Aguas Calientes?

  • Trem: Inca Rail ou Peru Rail
  • Trilha Inca
  • Salkantay Road
  • Caminho alternativo
Qual bilhete comprar?
  • Horário de entrada
  • O que cada entrada inclui:
  • Ingresso Individual para Machu Picchu
  • Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu
  • Machu Picchu + Montanha Machu Picchu
Quando ir a Machu Picchu? 

Cusco

Como chegar
A forma mais rápida é voar para Lima e de lá pegar um voo para Cusco. Uma opção um pouco mais barata, porém bem mais longa, é voar para Lima e depois viajar de ônibus para Cusco. O trajeto dura cerca de 24 horas. 
 
Quanto tempo ficar em Cusco
Cusco está a 4 mil metros acima do nível do mar o que pode dificultar um pouco a respiração de quem não está acostumado. Recomendamos que fique na cidade uns 2 dias para que o corpo já vá acostumando com a altitude. O que ajuda também é tomar bastante água, descansar e chá de feito com a folha de coca, bem comum na região. Há também os comprimidos para Soroche, o mal da altitude, que você pode comprar em todas as farmácias.

 
O que visitar em Cusco
 
Nos arredores da cidades tem muita coisa pra visitar, a maioria deve ser feita com um guia. Existem muitas e geralmente você consegue negociar o preço, por isso é melhor reservar diretamente no destino e não com antecedência.
 
CityTour pela cidade de Cusco
 
O grande ponto turístico do centro é a Plaza de Armas. Você também pode visitar locais arqueológicos a poucos minutos dali, como Sacsayhuaman, Qenqo, Puca Pucara e Tambomachay. E, para obter as mais belas vistas panorâmicas de Cusco, recomendamos assistir o pôr do sol no Mirador San Cristobal ou no Mirador Cristo Blanco.
 
Vale Sagrado dos Incas
 
O tour completo pelo Vale Sagrado inclui um dia inteiro nos seguintes destinos: Pisac, Chinchero, Urubamba, Salineras de Maras, Centro Arqueológico de Moray e Ollantaytambo.
Esse passeio é uma ótima opção para conhecer as ruínas incas e entender sua arquitetura avançada. Em todas as paradas há um mercado artesanal, com produtos típicos.
Lagoa Humantay
 
Esse lugar surpreende quem o visita. A Lagoa Humantay fica a 4.200 metros acima do nível do mar. Existe um tour que geralmente começa às 04:30 e termina às 18:00.
A viagem é de cerca de 3 horas de Cusco. Depois de chegar a Mollepata (vila a 2.900 metros acima do nível do mar), existe uma caminhada de 3 km para chegar à lagoa. O trajeto dura aproximadamente 2 horas para subir e 1 hora para descer.O percurso tem uma dificuldade média, pois é alto e a montanha tem uma inclinação muito íngreme. É necessário ter um bastão de trekking.
É aconselhável levar frutas frescas e nozes para recuperar energia ao longo do caminho.
De qualquer forma, para quem não possui a capacidade física necessária, é possível contratar o passeio a cavalo até a Lagoa Humantay.
Montanha Vinicunca
 
Essa montanha também é conhecida como a montanha das sete cores ou arco-íris. Está localizada a 5.200 metros acima do nível do mar, no distrito de Pitumarca e seus picos possuem cores intensas, como fúcsia, turquesa, lavanda e ouro. Este passeio começa às 03:30 e termina às 18:00.
O trekking tem uma dificuldade média-alta e você deve caminhar 11 km, a duração aproximada do passeio é de 3 horas para subir e 1 hora e meia para descer. É necessário ter um bastão de trekking para facilitar a caminhada.
Também há a possibilidade de fazer o caminho a cavalo. 

Machu Picchu

Como chegar a Aguas Calientes?
 
Trem
É a opção mais utilizada pelos viajantes, pois é a mais rápida (demora entre 3 e 4 horas). Existem duas empresas: Inca Rail e Peru Rail. Ambas oferecem diferentes tipos de serviços com horários e preços diferentes. O serviço mais barato custa em torno de USD 150 ida e volta.
Chegando à cidade de Aguas Calientes, você deve pegar um ônibus para a entrada de Machu Picchu. Eles partem a meia quadra da estação de trem e os tíquetes podem ser comprados no dia da subida. O custo para estrangeiros é de USD 24 ida e volta. O serviço começa às 05:30 da manhã e o último ônibus sai às 15:30 da tarde. De Machu Picchu, o último ônibus que volta sai às 17:30. A viagem leva 30 minutos.
Para ter mais tempo para aproveitar o passeio, é aconselhável passar uma noite em Aguas Calientes. A cidade, apesar de pequena, é bem animada, cheia de restaurantes e baladas. 
Trilha Inca
É a segunda opção mais popular, mas não é adequada para todos. O passeio clássico geralmente dura 4 dias e 3 noites (o quarto dia é o dia em que Machu Picchu é visitado), mas também existem opções de 5 ou 6 dias, para diminuir a necessidade física, já que atinge até 4.200 metros de altura.
Para fazer o passeio é necessário contratar uma agência autorizada. Recomendamos reservar com pelo menos 4 meses de antecedência, pois apenas 500 pessoas são permitidas por dia.
Um dos benefícios dessa opção é que a entrada para Machu Picchu é pela Puerta del Sol, a entrada original da cidadela. Além disso, esta rota a pé abrange os antigos caminhos que ligavam usados na época do Império Inca.
O custo depende do passeio escolhido, mas é aproximadamente entre USD 600 e USD 1.000, incluindo acomodação, refeições, equipamentos, guia, seguro e atividades.
Salkantay Road
Essa opção virou moda nos últimos tempos, por ser uma alternativa à Trilha Inca, já que não há limite de pessoas por dia.
O passeio dura 5 dias e 4 noites, mas também há a opção de 6 dias e 5 noites, pois exige um pouco mais de esforço, já que atinge uma altura superior a 4.500 metros acima do nível do mar, o que vale a pena, já que de lá dá para ver as montanhas nevadas. 
Ao contrário da Trilha Inca, o ponto final é em Aguas Calientes. O preço deste passeio varia de 500 a 1.000 USD e também inclui acomodações, refeições, equipamentos, guia, seguros e atividades.
Forma mais barata de visitar Machu Picchu
Dessa forma com 10 a 15 USD você chega a Aguas Calientes, porém demora um pouco mais. Em Cusco, pegue um ônibus para Santa María (8 horas), depois, um ônibus/van  para Santa Teresa (1 hora) e um outro ônibus de Santa Teresa para Hidrelétrica (15 minutos). Finalmente, a partir daí, você deve caminhar 10 km ao longo dos trilhos de trem para Aguas Calientes, que leva aproximadamente 3 horas. Uma vez em Aguas Calientes, você pode caminhar até a entrada de Machu Picchu ou pegar os ônibus que partem do centro da cidade. 
Se você deseja economizar tempo, recomendamos que o retorno seja de trem.
 
Qual ingresso comprar para Machu Picchu
 
Machu Picchu (padrão)
 
Com esta entrada, você pode visitar a cidade de Machu Picchu e suas 150 estruturas, incluindo templos e residências. Os visitantes podem ficar em Machu Picchu até 4 horas após a admissão.
É recomendável comprar essa entrada com pelo menos 1 semana de antecedência, se for alta temporada (de abril a outubro), até 3 semanas antes. É obrigatório apresentar o bilhete antes de pegar o ônibus em Aguas Calientes e não é possível comprá-lo diretamente em Machu Picchu.
Esta entrada é adequada para todos os públicos, uma vez que não há limite de idade e nem exige grande esforço físico. O ingresso vale para um horário específico. 
 
Grupo 1: entrada a partir das 06:00
Grupo 2: entrada após as 07:00
Grupo 3: entrada a partir das 08:00
Grupo 4: entrada após as 09:00
Grupo 5: entrada após as 10:00
Grupo 6: entrada após as 11:00
Grupo 7: entrada após as 12:00
Grupo 8: entrada a partir das 13:00
Grupo 9: entrada após as 14:00
 
Machu Picchu + Huayna Picchu
 
Com este bilhete, você pode entrar na Cidadela de Machu Picchu e também subir a montanha Huayna Picchu (a que é vista por trás de todas as fotos típicas de Machu Picchu), localizada a 2.693 metros acima do nível do mar e considerada um dos passeios mais incríveis do mundo. Além disso, se você comprar a programação do grupo 1 ou 2, poderá visitar o Templo da Lua, o único local inca no meio de uma caverna.
Este ingresso permite que os visitantes permaneçam até 6 horas após a admissão.
Para comprá-lo, é necessário reservar com pelo menos 3 meses de antecedência, pois há um limite de 400 pessoas por dia.Somente os maiores de 12 anos poderão escalar a montanha Huayna Picchu e é necessário ter uma boa resistência física, pois é um caminho com trilhas vertiginosas.
 
Horários:
Grupo 1: entrada a partir das 06:00 (Huayna Picchu das 07:00 às 08:00)
Grupo 2: entrada a partir das 07:00 (Huayna Picchu das 07:00 às 08:00)
Grupo 3: entrada a partir das 08:00 (Huayna Picchu das 10:00 às 11:00)

Machu Picchu + Montanha
 
Este ingresso permite que você entre na cidade inca e também suba a montanha Machu Picchu, que fica a 3.082 metros acima do nível do mar. Essa trilha é menos íngreme, mas mais longa que a rota Huayna Picchu. Com esse bilhete, você pode ficar até 7 horas após o momento da entrada.
Recomenda-se reservar o ingresso com uma semana de antecedência ou três semanas em caso de alta temporada (de abril a outubro)
A entrada para a montanha Machu Picchu não tem limite de idade, mas as crianças devem ser supervisionadas pelos pais. Quanto ao esforço físico, é necessário ter uma preparação prévia.
 
Horários:
Grupo 1: entrada das 06:00 (montanha das 07:00 às 08:00)
Grupo 2: entrada das 07:00 (montanha das 07:00 às 08:00)
Grupo 3: entrada das 08:00 (montanha das 09:00 às 10:00)
 
Você pode acessar mais informações no site oficial de Machu Picchu
Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu
 
Machu Picchu é um destino que pode ser visitado durante todo o ano, mas recomendamos viajar durante a estação seca, de abril a outubro.
 
Dicas de Aguas Calientes
 
Se a ideia é passar uma noite na cidade de Machu Picchu, recomendamos algumas dicas:
- Não há táxis! Portanto, se você viaja com uma mala, deve saber que precisará caminhar até o hotel e há subidas bastante íngremes. Recomendamos, sempre que possível, deixar bagagem pesada no hotel de Cusco e viajar apenas com uma mochila leve.
- Existem vários mercadinhos na cidade, aproveite para comprar água e alimentos leves por lá antes de subir a montanha. 
- No caso de querer comprar os produtos típicos, negocie (os peruanos amam negociar). Geralmente, aceita cartões de crédito VISA.
- Há muitas opções para comer, e às vezes os promotores dos restaurantes podem ser cansativos. Nossa recomendação? Investigue antes de ir quais são as melhores opções. 
 
Quanto custa um voo para Cusco? (Preços médios por pessoa de ida e volta)
 
 
Quer aproveitar a viagem para o Peru e conhecer mais o país? Confira nosso guia de Peru além de Machu Picchu