Você com certeza já ouviu falar em buscadores ou metabuscadores de passagens aéreas, sites que ajudam o usuário a encontrar ofertas e passagens mais baratas. Mas não é todo mundo que sabe como eles funcionam. Por isso, fizemos um guia para você entender como utilizá-los e como encontrar os melhores preços usando esse tipo de plataforma.
 

Como funcionam os metabuscadores?

Como um guarda-chuva que abre para você as ofertas de várias empresas ao mesmo tempo. Quando você faz uma busca em um metabuscador, o algorítimo está fazendo outra busca muito maior nos bastidores, por centenas de outros sites, para trazer em instantes todos os preços disponíveis para o voo pesquisado. Ou seja: com o metabuscador, você descobre, na mesma página, o preço de empresas diferentes para voos similares, que acontecem no mesmo dia, saindo da mesma cidade e indo para a mesma cidade.
 
No Viajala, para fazer essa pesquisa gigantesca, você só precisa preencher alguns campos (cidade de origem, cidade de destino, data de ida e de volta e número de passageiros) e clicar em "buscar". Assim, todos os voos disponíveis aparecerão para você, ordenados com o mais conveniente (ou seja, o mais curto, com menos escalas) ou o mais barato primeiro. Assim que você escolher o melhor voo, é só clicar em "Ver oferta" para realizar sua compra. 

Os metabuscadores são responsáveis pelos preços ou promoções?

Não. As companhias aéreas, que operam os voos, são as responsáveis pelos seus próprios preços: são elas que decidem quanto um voo vai custar. O preço vai depender da data da viagem, do horário, do destino, da temporada, da antecedência... Quanto mais demanda existir ou quanto mais longe for o destino, mais caro será. 
 
 
As agências de viagem não operam os voos, mas possuem convênios com as companhias aéreas e também podem ter influência no preço, para mais ou para menos. Por exemplo: se uma agência oferece muitas passagens para um destino pouco concorrido, esse preço pode cair. Se possuem poucas passagens disponíveis para um destino que todos estão procurando, o preço vai aumentar. Elas também podem aplicar taxas extras e cobrar comissões.
 
Os metabuscadores, como o Viajala, apenas exibem e comparam os preços que foram determinados pelos "provedores". O "provedor" pode ser uma companhia aérea (como a Azul, a Latam, a Gol, a Avianca) ou uma agência de viagens (como a Viajanet, a Zupper, a Submarino Viagens, a Almundo, a CVC, a Decolar...). 

Um metabuscador é igual a uma agência de viagens?

Não. As agências de viagem comercializam passagens e pacotes, fazem vendas. No geral, os metabuscadores não efetuam venda, não comercializam as passagens que anunciam. O que eles fazem é organizar todas as ofertas disponíveis em diversos outros sites e compará-las ao mesmo tempo, para que o usuário veja tudo de uma vez só, sem precisar ficar abrindo um milhão de abas diferentes para descobrir qual é a oferta mais barata. 
 
Depois que o metabuscador mostra as ofertas e o usuário escolhe a sua passagem, quem a comercializa é, na verdade, o provedor do metabuscador. Por exemplo: na imagem abaixo, a comparação dos preços é feita pelo Viajala, que é um metabuscador, mas a compra será feita com algum dos provedores que aparecem circulados. Em caso de qualquer alteração, reclamação ou cancelamento do seu voo, é com o provedor que você deve entrar em contato.
 
 
No celular, você verá a lista de provedores assim:
 
 

Como usar um metabuscador de voos para economizar em passagens aéreas?

Primeiro, escolha um metabuscador que não cobre nenhuma taxa de utilização e já mostre para você desde o início o preço total que será cobrado, como o Viajala. Assim, você não tem nenhuma surpresa quando estiver finalizando a compra, descobrindo cobranças que não foram anunciadas anteriormente.
 
Segunda dica: ao entrar no site do Viajala, faça seu login e aceite receber as notificações. Essas notificações são mensagens que avisam sobre preços muito baixos, promoções relâmpago e oportunidades imperdíveis de viajar. Siga também o site nas redes sociais, onde mais promoções são postadas.
 
Depois disso, é só preencher os dados do voo que você está procurando no site e rodar a busca. Todos os voos disponíveis para a data escolhida aparecerão para você. Você pode filtrá-los por horário, escolhendo um voo que sai mais cedo ou mais tarde; por preço, escolhendo ver os voos a partir do mais barato; por conveniência, escolhendo ver os voos mais curtos e com melhor custo-benefício, etc. 
 
Após decidir qual é o melhor voo, basta clicar em "Ver oferta" para realizar sua compra.