Quem tem família grande (nem precisa ser tão grande assim) sabe que viajar junto pode ser um peso para o bolso. Afinal, são mais passagens, mais hospedagens, mais comida e mais passeios. Para quem tem criança em idade escolar ainda fica mais difícil já que precisa viajar na alta temporada, que é quando os pequenos estão sem aula. 
 
Mas existe um jeito de aproveitar com a família sem gastar uma fortuna. Confira as dicas do Viajala para economizar em viagem de família!
 
1- Escolha destinos alternativos
 
Os destinos mais populares geralmente são os mais caros, por isso tente visitar os locais com menor procura. Além de economizar, você e sua família poderão desfrutar de um ambiente mais sossegado sem aquela muvuca de turistas. 
 
 
2- Reserve com antecedência
 
O segredo de uma viagem econômica é a antecedência. Comprar passagens em cima da hora costuma sair bem mais caro. Se a sua viagem é durante a alta temporada, então… aí é que não dá pra deixar pra última hora. O ideal é procurar seus voos entre 1 e 2 meses antes da data da viagem.
 
3- Fique em um apartamento
 
Hospedar em um apartamento tem suas vantagens. Em caso de uma viagem em família, os apartamentos são ideais pois permitem economizar em comida, serviço de quarto e outras comodidades oferecidas pelo hotel que, apesar de muito agradáveis, custam mais caro. 
 
4- Opte por passeios ao ar livre 
 
Um dia na praia, um piquenique no parque são opções que divertem as crianças e que são gratuitas. Então, sempre que puder, deixe a preguiça em casa e saia para curtir a natureza. 
 
5- Contrate as mesmas atividades para todos
 
Quando comprados em maior quantidade, ingressos tendem a sair mais baratos. Portanto se você está viajando com mais gente, procure achar um consenso e escolha os mesmo passeios para todo mundo. Assim você pode negociar o valor e conseguir economizar um pouquinho. 
 
 
6- Não tenha vergonha de farofar
 
Se o objetivo é economizar, o supermercado é o lugar onde serão feitas suas compras. 
Restaurantes, bares e ambulantes costumam ser bem mais caros que mercados. Por isso, quem viaja em família, não pode ter vergonha de levar na mochila um lanchinho, bebidas e para aqueles mais animados, refeições.