Cada viajante tem uma personalidade que imprime em suas viagens. Uns são mais extrovertidos, gostam de viajar para fazer amigos. Outros são mais aventureiros, gostam de esportes radicais em ambientes inóspitos. Outros viajam, basicamente, só para comer.
 
No momento, com a disseminação do Coronavírus COVID-19 e as recomendações de isolamento, todos os viajantes estão em uma situação parecida: em casa. Mas cada um lida com a quarentena de um jeito e, muitas vezes, a vontade de sair, de ver outras pessoas, de fazer algo diferente, pode ser desesperadora. 
 
E aí, como fazer o tempo passar, já que temos que ficar em casa? A gente tenta ajudar com algumas dicas com base na personalidade de cada tipo de viajante.

Viajante aventureiro

O aventureiro é aquele que está sempre procurando adrenalina, só quer mudar o cenário. O destino tem uma trilha longa e difícil? Ele vai fazer. Um esporte radical? Conte com ele. Bungee Jump?? Partiu!
 
Como lidar com o isolamento?
 
É difícil simular a atmosfera de aventura dentro de casa, é um fato - esse tipo de viajante tende a ficar mais entediado que o normal durante uma quarentena. Mesmo assim, há algumas formas de tentar amenizar essa vontade de sair.
 
Ele pode começar fazendo uma lista com todos os documentários de aventura disponíveis nas plataformas digitais e planejar viagens futuras inspiradas neles. Como todo aventureiro costuma desafiar o próprio corpo (afinal, ninguém escala montanha sem preparo físico), outra dica pode ser fazer um plano de exercícios com orientação online, impondo desafios novos sempre que puder.

Viajante extrovertido

Para o extrovertido, o melhor das viagens é conhecer gente. É aquele viajante que gosta de uma boa conversa, fica em quartos compartilhados de hostel para fazer amigos e puxa papo até na fila do supermercado.
 
Como lidar com o isolamento?
 
O extrovertido sente falta de contato, de convivência, e essa é a grande barreira da quarentena para quem tem esse perfil. A sorte dele é que, hoje em dia, são várias as formas de encontrar pessoas virtualmente. 
 
Uma dica é marcar conversas de vídeo com algum amigo que fez na última viagem (e com os amigos viajantes desse amigo) - assim, vira um papo multicultural e uma oportunidade para conhecer pessoas novas. 
 
Outra ideia é começar a organizar uma viagem futura e se conectar com pessoas que moram no país de destino, para já ir adiantando os encontros que vão acontecer em algum bar por lá, quando a quarentena acabar.

Viajante de negócios

 
É o executivo que está mais acostumado a viajar a trabalho do que de férias. Muito organizado, sabe aproveitar a rotina da viagem para fazer networking, participar de uma videoconferência em um café que estava doido para conhecer e ainda comprar um gadget novo que usará principalmente para - é claro! - trabalhar.
 
Como lidar com o isolamento?
 
O home office pode ser estranho, ao menos de início, para esse tipo de viajante, acostumado com a troca de cartões de visita e com o networking presencial. Porém, essa modalidade de trabalho é uma realidade e muitas empresas estão se adaptando a ela nesse momento de crise.
 
Para lidar melhor com o isolamento, a dica é transformar um espacinho da casa em um escritório de verdade, coisa que pode ser feita com uma cadeira confortável, uma mesa com material de trabalho, um calendário, uma garrafa de café... isso vai dar uma sensação de organização e estabilidade. Trabalhar a cada dia de um cômodo diferente ou levantar a todo instante para buscar algo fora do espaço de escritório (uma caneta, um caderno, um copo d'água) podem afetar a concentração.

Viajante de natureza

Gosta de avistar animais, mas não em zoológicos e aquários, e sim nos seus habitats naturais? Gosta de praia, mas não daquela lotada cheia de resorts gigantes e sim das pequenininhas, afastadas, rodeadas por mata nativa? Então você é um claro caso de viajante de natureza.
 
Como lidar com o isolamento?
 
Esse pode ser um momento para pensar em adotar um bichinho de estimação, caso ainda não o tenha. Vale lembrar que a adoção deve ser responsável e pensada para além da quarentena, já que o animalzinho vai continuar ali quando o isolamento acabar.
 
Outra boa companhia, caso você já tenha ou não possa ter animais, são as plantas. Não, elas não conversam - ao menos, não com a voz. Mas as plantas se comunicam através dos botões de flor, da cor das folhas, do nascimento de brotos...
 
Engana-se quem acha que elas não exigem carinho e dedicação! Cada plantinha é diferente e precisa do seu montante ideal de luz, sol, água e calor, e quando as observamos, a gente passa a entender do que elas precisam. Assim, as plantas são uma ótima distração, aliviando a ansiedade e deixando a casa mais verde, menos claustrofóbica. 
 
Comece pelas plantinhas mais fáceis de cuidar, para não ter erro. Em tempos de quarentena, a companhia das plantas é terapêutica, recompensadora e é o mais próximo da natureza que conseguimos estar.

Viajante gastronômico

É o típico "foodie", aquele que acha que a essência de qualquer destino está nas comidas típicas e nos seus ingredientes. Tem paladar bem amplo, não tem medo de provar sabores diferentes e troca um museu por um almoço demorado em um restaurante local.
 
Como lidar com o isolamento?
 
A melhor forma de viajar pelos sabores típicos do mundo sem sair de casa é se aventurando na cozinha. Cozinhar faz muito bem durante a quarentena, pois exige foco. Isso diminui a ansiedade do cozinheiro, já que ele se distrai do resto (das notícias, do celular, do vírus...) e se concentra apenas na receita. 
 
Para isso, faça um cardápio semanal com pratos de vários países para organizar a compra de ingredientes e procure o passo a passo das comidinhas na internet. Se não é muito acostumado com as panelas, comece com receitas simples, com ingredientes que tenha em casa, e depois vá subindo de nível. Aí é só ir tirando fotos e fazendo um álbum do almoço árabe, o lanche argentino, o jantar tailandês...

Viajante relax

Para ele, a viagem é quase um tratamento de luxo: o que é melhor que deitar na espreguiçadeira, na beira do mar ou da piscina, sem hora para levantar, com um drink na mão e um bom SPA de hotel a poucos passos de distância?
 
Como lidar com o isolamento?
 
Cuidar de si é uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade que sentimos nesse momento de quarentena. Quem gosta de uma atmosfera de relaxamento pode criar isso em casa, com um plano de pequenas atividades para se sentir renovando as energias diariamente: pode ser com esfoliação facial, automassagem nos pés, velas aromáticas, uma sessão de meditação online...

Viajante de resultados

Aquela pessoa que tem uma lista diária imensa de atividades para fazer no destino e sai dando "check" mentalmente em cada uma delas. Tem um nível alto de agilidade e organização dos planos a ponto de conseguir encaixar dois museus, três parque, duas paradas para compras e três refeições no mesmo dia.
 
Como lidar com o isolamento?
 
Viajantes assim costumam ser pessoas ligadas na tomada a 220 volts. Muito ativas e com graus máximos de produtividade, se sentem frustradas quando não conseguem completar com maestria a lista de tarefas - impossibilidade que, infelizmente, o isolamento está impondo no nosso dia a dia.
 
Para essas pessoas, a dica é fazer listas separadas, com o que pode e o que não pode ser feito neste momento. Manter na lista tarefas que independem da vontade do indivíduo ou que não são possíveis enquanto durar a quarentena só vai servir para deixá-lo mais frustrado.
 
A sensação de resolução de tarefas é importante e satisfatória, portanto, ela deve ser possível, atingível. A lista de coisas que podem ser feitas deve ser checada diariamente e a lista do que precisa ser adiado deve ser guardada fora do campo de visão, e ser reorganizada somente quando o isolamento acabar.

Viajante cultural

Museus, igrejas, monumentos arquitetônicos, ruínas, prédios históricos... para o viajante cultural, essa é a graça de sair de casa: absorver todo o conhecimento possível.
 
Como lidar com o isolamento?
 
Essa é até fácil! Não faltam opções para aprender, observar e estudar na internet - e em tempos de quarentena, tem muita coisa sendo oferecida gratuitamente. Vários museus no mundo todo estão disponibilizando visitas online, com visões de 360 graus e experiências interativas com as salas e as obras. 
 
Alguns dos que liberam seus corredores para serem percorridos à distância pelos internautas são o Metropolitan Museum of Art, o famoso MET, de Nova York; o francês d'Orsay; a Pinacoteca de São Paulo; e os intermináveis museus do Vaticano.
 
Outra ideia é usar esse tempo para estudar outros idiomas em plataformas gratuitas, como o Duolingo, ou em alguns cursos online de universidades, que são liberados sem custo.