Fazer um cruzeiro é uma opção de férias que combina aventura, vida boa e acesso fácila destinos incríveis. Os cruzeiros são realizados em navios grandes e modernos, bastante seguros, equipados com todo o conforto e muitos serviços disponíveis a fim garantir uma estadia agradável. O Eduardo Godoi, assessor do blog TripLover, especializado em dicas de cruzeiro, deu algumas sugestões para ajudar na organização dessa viagem.
 
Como organizar um cruzeiro?
 
Você pode fazer esse planejamento por conta própria, reservando separadamente cado passo da viagem (a viagem no cruzeiro, o voo até o lugar de partida, etc) ou contar com uma agência de viagens, que organiza um roteiro para você, explicando o que está incluído e qual é o valor final a ser acertado. O lado bom de comprar um pacote completo, que inclui entre outras coisas o voo e o cruzeiro, é que, se algum imprevisto acontecer no trajeto, a empresa é responsável por resolver o problema por você. 
 
Caso resolva seguir com a primeira opção, indo por conta própria, lembre-se de conferir o que está incluído no pacote do cruzeiro, para não ser pego de surpresa: afinal, serviços adicionais como open bar de bebidas e uso de internet podem ser cobrados à parte. Também é importante lembrar que imprevistos acontecem e voos podem atrasar ou ser cancelados. Nesse caso, se você preferir comprar a passagem de avião separada do pacote do cruzeiro, é melhor chegar à cidade portuária onde vai embarcar com, no mínimo, um dia de antecedência, reservando também um hotel por lá, para não correr o risco de perder a partida do navio caso haja qualquer atraso com sua chegada.
 
 
 
Considere um agente de viagens
 
Se você está acostumado a viajar por conta própria, pode não precisar de auxílio. Consultar um agente é uma boa opção para quem não viaja com frequência e fica um pouco inseguro com as tomadas de decisões. Um agente pode ajudar com a logística e sugerir opções que você não tinha considerado.
 
Como escolher o navio ou a operadora do cruzeiro?
 
Antes de comprar um pacote de cruzeiro com um preço tentador, pergunte-se: “o que eu realmente quero da minha viagem de cruzeiro?". O objetivo é conhecer o país de destino, fazendo excursões externas fora do navio? Ou é relaxar na beira da piscina, sem compromisso? Ou ainda: é conhecer ótimos restaurantes para ter a melhor experiência gastronômica? O destino e o objetivo da viagem podem, em parte, ajudá-lo a escolher com qual empresa viajar.
 
Por exemplo, se for viajar com crianças, você definitivamente precisa de uma operadora que ofereça atividades recreativas para todas as idades. Nesse caso, os navios da Disney são excelentes. Por outro lado, para um casal de jovens sem filhos, não é interessante fazer um cruzeiro com mil crianças correndo ao redor. Logo, é melhor selecionar uma linha de cruzeiros com menos atividades infantis e evitar a época de férias escolares. Por outro lado, alguém que viaja sozinho pode preferir um cruzeiro com tempos longos de parada nas cidades, para descer e conhecer cada destino. 
 
Quantos dias ficar em um cruzeiro?
 
Um cruzeiro típico dura de cinco dias a duas semanas. Para as famílias, cruzeiros de uma semana são ideais, pois é um tempo suficiente para que as crianças se divirtam e os pais descansem, sem que passem muito tempo fora de casa e longe das obrigações. Também existem mini-cruzeiros, de três a quatro dias, para quem prefere não ficar tanto tempo em alto mar.
 
 
Qual destino escolher?
 
Isso depende de onde você está e de qual é o seu objetivo. Se você pretende apenas descansar e gastar pouco, é melhor escolher um cruzeiro curto, nacional, que parta de um porto perto da sua casa, para que a viagem até lá não seja tão cara. Se você pretende incluir um cruzeiro na sua próxima viagem para a Europa, por exemplo, pode pegar o navio em alguma cidade grande que já faça parte do seu roteiro, como Barcelona ou Lisboa. Já se você prefere uma experiência diferente e não se importa de gastar um pouco mais, pode ir para mais longe e fazer um cruzeiro na Noruega, por exemplo.
 
Como escolher uma cabine em um cruzeiro?
 
As cabines disponíveis costumam ser três: as internas, sem janelas; as cabines com janela; e as cabines com varanda.
 
Se o seu objetivo é economizar, o melhor é escolher as cabines internas, que são as mais baratas. Para fazer sua escolha, observe o layout do navio e o sentido por onde ele navega. Se você quer descansar, escolha cabines afastadas de corredores, elevadores e que não fiquem próximas nem imediatamente acima ou abaixo de bares ou clubes noturnos movimentados. Já se você quiser ver o sol nascer, por exemplo, considere estar no lado correto do navio.
 
O que fazer quando o navio estiver no porto?
 
Enquanto você vai gastar uma quantidade significativa de tempo em alto mar, haverá momentos em que o navio estará em um porto. Quando o navio está atracado, você pode aproveitar o destino em terra, explorando a localidade por conta própria, comprando city tours com agências locais ou reservando uma excursão em terra oferecida pelo próprio cruzeiro.
 
Para as duas primeiras opções, é bom fazer um planejamento de quais locais você pretende visitar antes de chegar ao destino, para economizar tempo. Se decidir fazer a excursão oferecida pelo cruzeiro, reserve-a com antecedência para garantir vaga e um pouco de economia, já que tudo costuma ser mais caro de última hora. 
 
Fora isso, é importante planejar seu tempo com bastante folga para retornar ao porto sem pressa e evitar atrasos por causa de imprevistos, como trânsito intenso ou metrô lotado, por exemplo.