Na hora de organizar uma viagem, há muitos detalhes que devemos prestar atenção: por exemplo, é melhor comprar passagens aéreas com bagagem despachada ou sem franquia de bagagem? Como posso saber se o voo que comprei inclui bagagem de mão?
 
Antigamente, isso não importava tanto. Mas algumas mudanças da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) nos últimos anos fazem com que os viajantes fiquem atentos às regras de bagagem da companhia aérea com a qual pretendem voar. Aqui, a gente vai explicar todas as suas dúvidas sobre voar com ou sem bagagens e contar como fazer para economizar:

O que significa "sem franquia de bagagem"?

A franquia de bagagem é o volume de malas que a companhia aérea permite que seja despachada em um voo. Ou seja, se você compra uma passagem sem franquia de bagagem, significa que ela não inclui nenhum item despachado gratuitamente. Caso você queira despachar bagagem mesmo, assim, deverá pagar uma taxa.

Toda passagem aérea tem direito a bagagem de mão?

Nas companhias aéreas nacionais, por enquanto, sim, toda passagem aérea dá direito a uma bagagem de mão de até 10 quilos e 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Desde maio de 2019, os viajantes têm que ficar mais atentos ao tamanho da bagagem de mão, já que na maioria dos aeroportos brasileiros as bagagens que estiverem fora do padrão devem ser despachadas e, consequentemente, taxadas.
 
Porém, em voos internacionais, nem sempre a bagagem de mão está incluída. Há algumas companhias que permitem somente um item pessoal, ou seja, uma bolsa ou mochila pequena, que caiba abaixo do assento da frente. É preciso observar as regras de bagagem do voo escolhido na hora de comprar a passagem.
 
 

Passagens aéreas com bagagem despachada: o que significa despachar bagagem?

Despachar bagagem significa levar a bagagem ao guichê da companhia antes do embarque, e entregá-la para ser levada no porão do avião. Ou seja, é uma bagagem que não fica sob sua posse durante o voo - por isso, ela não deve conter itens caros ou delicados, peças quebráveis, dinheiro...
 
A companhias aéreas estão autorizadas a cobrar por bagagem despachada desde 2017, por isso desde aquela época, as empresas começaram a criar diversas categorias. Na grande maioria das vezes, a principal diferença é o volume ou peso da bagagem incluída na tarifa. De uma forma geral, as passagens mais baratas são aquelas que não incluem bagagem despachada.   

Como saber se eu tenho direito a despachar bagagem?

No Viajala, você fica sabendo se a oferta inclui mala despachada, além de poder adicioná-la se desejar. Ao selecionar uma passagem, você vai ver que ao lado direito, próximo ao valor, vão estar desenhadas duas maletas, que representam as condições de bagagem. Quando a figura está realçada significa que a tarifa inclui aquele tipo de bagagem (mão ou porão). 
 
Neste voo, a oferta inclui apenas mala de mão, já que só a maleta pequena está realçada. 
 
 
Para saber quanto ficaria incluir uma bagagem de porão, basta ir à seção "Bagagem"
 
 
Adicionar uma bagagem para despachar
 
 
Os resultados serão atualizados e um novo preço é apresentado  
 
 
O Viajala compara os preços das companhias incluindo a bagagem, para que o viajante saiba o preço médio de incluir uma mala despachada e decida qual é a opção mais vantajosa. Porém, quando o usuário for comprar as passagens, a seleção da bagagem deverá ser refeita na página da companhia ou agência de viagem e poderá haver uma diferença no valor.
 
Algumas companhias não possuem um valor defiinido para a compra de bagagem extra, as tarifas podem variar de acordo com o trecho, demanda ou data da viagem.

É melhor comprar a bagagem online ou no balcão da companhia?

Vamos supor que você optou por uma tarifa mais barata, que não incluía bagagem. Porém, depois de um certo tempo, percebeu que só a bagagem de mão não seria suficiente. A dica é não deixar para pagar pela mala extra no aeroporto.
As companhias possuem, no geral, tarifas mais baratas para a reserva de bagagem antecipada. No aeroporto, a cobrança chega a ser 200% maior que pela internet, seja no momento da compra do bilhete ou mesmo na hora de fazer o check-in online. 

O que significa mala adicional ou excesso de bagagem?

A mala adicional tem a ver com o número de bagagens que você transporta: por exemplo, sua passagem dava direito a uma bagagem despachada, mas você vai querer levar mais uma. Essa bagagem extra é considerada uma mala adicional.
 
Normalmente bem mais caro, o excesso de bagagem está relacionado ao peso carregado em uma mala. Vamos supor que sua tarifa dê direito a duas malas de 23 quilos e você está levando apenas uma de 25 quilos. Mesmo você tendo usado apenas parte da sua franquia, esses dois quilos a mais são considerados excesso de peso e poderão ser cobrados pela companhia aérea. Neste caso, seria melhor dividir os 25 quilos em duas malas diferentes, de 12,5 quilos cada.