Estar no país mais populoso do mundo no seu período mais movimentado não deixa de ser um teste de resistência. O Spring Festival, como são chamadas as celebrações de Ano-Novo Lunar na China, é simplesmente a maior migração humana do planeta. Por mais que possa dar um pouco de trabalho, vale a pena ver esse fenômeno de perto.
 
Embora o maior rush se concentre na semana do feriado do Ano-Novo chinês (que cai entre a segunda metade de janeiro e a primeira de fevereiro) e na semana seguinte, a temporada de viagens dos chineses dura mais de um mês. Segundo o jornal local China Daily, em 2018 eram esperadas mais de três bilhões de viagens.
 


Cidade Proibida, em Pequim, com a tradicional movimentação de Ano-Novo

 
Há vários prós e contras de viajar para a China durante sua principal festa. Nos contras, vale saber que é frio (em Pequim e Xangai, há uma grande chance de temperaturas negativas) e que é obviamente lotado. Mas, na listinha de prós, está participar do momento mais animado do ano na China e em conferir uma festa tão incrível e tão reproduzida mundo afora in loco, com toda sua extravagância.

O que muda no planejamento?

A principal mudança é que ele vai precisar ser mais detalhado e antecipado. É comum deixarmos para organizar certas coisas apenas alguns dias antes da viagem ou preferirmos chegar ao destino para escolher quais passeios fazer. Na China, durante o Ano-Novo chinês, lidamos com praticamente dois Brasis inteiros de chineses viajando ao mesmo tempo e visitando os mesmo destinos, procurando pelos mesmos passeios… ou seja: decisões deixadas para a última hora podem significar você sem lugar no trem ou sem ingresso para o passeio.
 
Decoração de Ano-Novo no Centro de Xangai
 
Priorize viagens de trem, que são as mais organizadas e pontuais do país, mesmo em épocas extremamente cheias. Aviões e ônibus costumam atrasar devido ao tráfego intenso (aéreo e terrestre) e sua viagem pode ser prejudicada.
 
A dica é organizar o roteiro com alguns meses de antecedência (até porque você precisará tê-lo em mãos, já com as reservas dos hotéis, para tirar o visto chinês) e reservar as passagens internas de trem no mínimo dois meses antes, para garantir a disponibilidade. Um site que ajuda muito nisso é o da agência de turismo ChinaHighlights.com, líder no segmento na China. Eles têm serviço em inglês e atendimento personalizado por e-mail.
 
Decoração de Ano-Novo no Centro de Xangai
 
Deixando seu roteiro pronto e sabendo onde vai estar a cada dia, é mais fácil garantir passagens e ingressos. Por exemplo: se você sabe que vai à Hong Kong e que quer visitar a vizinha Macau, já deixe comprado o seu lugar no ferry boat (você pode fazer isso no site TurboJet.com.hk) e leve a passagem impressa e no celular, para não enfrentar filas. Durante o Ano-Novo, a espera pelo Ferry sem passagem antecipada pode demorar horas.
 
O mesmo vale para os tours: pesquise agências ainda no Brasil e reserve os mais indispensáveis (como a visita à Muralha da China, próxima de Pequim, ou o Cruzeiro pelo Li River, principal atração de Guilin, por exemplo) o quanto antes. Outros tours menos concorridos podem ser reservados assim que você chegar na cidade correspondente.

É muito cheio?

No geral, sim. São centenas de milhões de chineses que retornam para as casas de suas famílias durante o feriado e, na semana seguinte, aproveitam as férias coletivas para viajar.
 

Passeio na véspera do feriado: suas definições de "fila" foram atualizadas
 
Na semana do feriado, a movimentação, principalmente nas cidades grandes, será maior em aeroportos e estações de trem, com as pessoas voltando para suas cidades natais no interior. Durante o feriado em si, a tendência é que os chineses fiquem em casa com suas famílias e essa lotação máxima não seja tão sentida.
 
Em compensação, na semana seguinte, durante as férias coletivas, tudo fica realmente muito cheio, de avenidas a restaurantes, de shoppings a pontos turísticos. Mesmo assim, sabendo fugir do fluxo, você pode pegar cenários como esse em pleno feriado: a Muralha da China, uma das Sete Maravilhas do Mundo, completamente vazia.
 
A Muralha da China vazia, quase um milagre do Ano-Novo
 
Grandes cidades, como Xangai, Hong Kong e Pequim, além de estarem no contra-fluxo do feriado, comportam melhor grandes quantidades de gente e são boas opções para passar esses dias. Mesmo assim, nessa época, saia muito cedo de casa (as atrações turísticas começam a lotar depois de 9h da manhã), evite marcar compromissos com tempo apertado (as filas devem atrasar sua programação) e viaje com uma doleira, para manter seus pertences protegidos, e uma dose extra de paciência.

É mais caro?

É, principalmente na hospedagem. Alguns hotéis dobram ou até triplicam suas tarifas devido à alta demanda. Por isso, é ainda mais importante o planejamento. As opções de hospedagem são muitas, a rede hoteleira chinesa é gigante e hotéis incríveis são mais baratos do que opções do mesmo nível no Brasil ou na Europa. Reservando com bastante antecedência, a oferta é maior, assim como a chance de encontrar um bom preço. 

Vale a pena viajar para a China durante o Ano-Novo Chinês?

Sim, se você procura viver algo diferente no país. A festa é realmente uma experiência antropológica na China. A começar pela decoração das cidades, que é impecável. Todas as ruas, avenidas, pontos turísticos, postes e árvores ganham luzes, cores e penduricalhos, como nós chineses e lanternas. As celebrações, paradas e queimas de fogos são lindas e o povo local não se importa de aguardar horas em pé para vê-las acontecendo. Se pagar um pouco mais não for um problema e você tiver paciência para as filas e aglomerações, será uma viagem inesquecível.
 
Celebração de Ano-Novo nas Ruínas de São Paulo, em Macau

Quando ir?

Se você quer ver as celebrações de Ano-Novo, deve estar lá na semana do feriado. As paradas, Danças do Leão e do Dragão e shows de fogos costumam acontecer durante dois ou três dias, partindo da data exata do Ano-Novo, e o Festival das Lanternas é celebrado sempre no 15º dia a partir do feriado.
 
Quem está interessado apenas em ver a decoração, pode escapar da muvuca das férias coletivas e ir logo depois. Na semana anterior ao Festival das Lanternas, a lotação já diminui bastante e as cidades ainda estão decoradas.
 
 
Se você não quer ver nada disso e prefere fugir dos preços altos e das multidões, escolha viajar a partir de abril, quando a vida no país volta ao normal (mas lembre-se: continua sendo a China, com mais de um bilhão de habitantes e filas para tudo quanto é lado) e a temperatura fica mais agradável.