Se localizar sem Google Maps, se locomover sem Uber e tirar fotos sem postar no Instagram. Isso pode soar a anos 1990, mas é o dia a dia da China em pleno século 21. 
 
A censura chinesa limita a internet a qual os usuários - tanto os nativos quanto os turistas - têm acesso. Ela é controlada através de um firewall, bloqueador de sites e termos considerados “perigosos” pelo governo. Assim, coisas do nosso dia a dia - como Google, Instagram, Twitter e Facebook - são inacessíveis no país. Apenas Hong Kong e Macau, regiões administrativas especiais da China, possuem liberdade de conexão, sem bloqueios. 
 
 
Há visitantes e moradores estrangeiros que preferem fazer o download de algum VPN (Virtual Private Network), que isola a conexão e mascara a localização do usuário. Ou seja: usando um VPN, é possível “fingir” que a conexão parte de qualquer outro país e enganar o firewall, evitando o bloqueio das páginas. A atividade é até comum, mas é ilegal na China desde 2017. 
 
Para não correr riscos e viver a experiência real da viagem, tirando férias de redes sociais, selecionamos 13 sites e aplicativos gratuitos que funcionam na China legalmente (sem a necessidade de VPN), estão disponíveis em inglês e vão ser indispensáveis para a sua sobrevivência no país.
 
Vale lembrar que, infelizmente, o Coronavírus COVID-19 começou na China e o país foi muito afetado pela crise. De qualquer forma, a China continua sendo um dos países mais incríveis do mundo pra gente viajar - só vamos ter que esperar mais um pouquinho. Enquanto não podemos ir para lá fisicamente, confira aqui as melhores dicas para já ir sonhando com sua viagem para lá!

Buscadores

Apps e sites de busca
O Google não existe na China - parece mentira, mas não é. Qualquer serviço fornecido pelo Google, sem VPN, não deverá funcionar. Portanto, tenha outro buscador a postos no celular: pode ser Baidu (que é chinês), Yahoo, Bing

Informações sobre a China

China Highlights
Sem dúvida, uma das melhores plataformas para você descobrir dicas de visitação de pontos turísticos, horários e datas mais concorridos, tradições locais, golpes comuns com turistas, o que evitar durante a viagem… A China Highlights é a agência de turismo líder na China que fornece, além dos tours e da compra de passagens de trem, conteúdo completo sobre o país em inglês. Nesse caso, prefira o site, já que o aplicativo é voltado somente para a reserva dos tours (que não são baratos).
 
China Travel Guide
Outra agência de viagens chinesa que oferece em seu site conteúdo atualizado em inglês sobre o país, com guias das cidades e dos pontos turísticos. É mais limitada em informações que o China Highlights, mas também pode ser uma boa fonte.  
 

Mapas

Apple Maps 
O Google Maps não funciona online na China sem VPN e o pior: não disponibliza seus mapas das cidades chinesas offline. Ou seja, não é possível nem sequer fazer o download do mapa de alguma cidade chinesa ainda no Brasil. Na falta do Google Maps, quem tem iPhone pode optar pelo Apple Maps, da Apple, que funciona muito bem na China. Ele não dá a opção de download de mapa, mas, com a rota traçada, o GPS segue funcionando no modo offline. Infelizmente, não há versão do Apple Maps disponível para Android.
 
OsmAnd Maps
É uma opção para quem usa celular Android e não pode baixar o Apple Maps. O OsmAnd Maps é limitado, principalmente no seu campo de busca (que quase não reconhece pontos de referência, apenas endereços completos), mas está disponível em inglês e é uma mão na roda para você se localizar, online e offline.

Tradução

Google Translate 
A melhor opção de tradutor para formar frases completas. Com o Google Translate, você faz previamente o download de um dicionário que passa a funcionar offline, o que ajuda muito na viagem. É só escrever uma frase e vê-la ser traduzida instantaneamente para o chinês. Aí, basta mostrá-la para a pessoa interessada na informação - seja o taxista, o garçom, o atendente da loja…  O app também tem outras funcionalidades ótimas que só estão disponíveis online, como áudio (para ouvir a sonoridade da palavra em chinês), caneta (para escrever caracteres chineses) e câmera (que traduz instantaneamente qualquer frase chinesa que captar), mas, por restrições do bloqueio, elas podem não funcionar na China sem VPN.
 
Pleco Chinese Dictionary
Esse funciona sem restrições e é ótimo para descobrir palavras isoladas, já que mostra os significados possíveis, a aplicação em frases e o áudio para saber a sonoridade em chinês. Ele funciona offline, mas não traduz frases completas. Portanto, para o “diálogo” com os locais, aposte no Google Translate.
 
Waygo
Caso não dê para utilizar a câmera do Google Translate, que só funciona online, o Waygo pode ser uma saída. Ele é bem mais restrito, mas funciona offline e oferece, na versão gratuita, a tradução instantânea de dez termos por dia. Basta apontar o app para a frase que você quer traduzir. Dificilmente a tradução vai ser completa, mas já vai dar uma ideia do assunto tratado. Uma dica: a opção “Single line”, que traduz uma linha por vez, funciona bem melhor que a opção “Multi Line”, que se propõe a traduzir textos completos.
 

Bate-papo

WeChat
Na China, esse app criado em Hong Kong é muito mais do que um bate-papo: é rede social, telefone, site de encontros, app de táxi, banco… para os ocidentais que visitam o país, ele vira um substituto do Whatsapp, que não funciona lá sem VPN. Diga para seus familiares e amigos baixarem o app e acostume-se a mandar notícias através dele por chat e voz. As ligações costumam funcionar muito bem.

Restaurantes

Dianping
O Dianping é um site com reviews de restaurantes, cujo conteúdo está praticamente todo em chinês. O lado bom é que o app indica, através do GPS, quais são os estabelecimentos mais bem avaliados que estão perto de você. Ele mostra o nome do local, em inglês e chinês, a distância dele até você e o endereço, em chinês, o que facilita muito na hora de pegar um táxi - é só mostrar a tela ao taxista. 
 
Também é bom pesquisar em sites no Brasil, antes de ir, quais são os melhores lugares para comer na China, para não ser pego desprevenido. 

Transporte

China Train Booking
Aplicativo da China Highlights exclusivo para a reserva de passagens de trem. A agência facilita muito esse trâmite, já que possui atendimento personalizado e muito eficaz por e-mail. Após a compra, eles enviam um guia de como retirar as passagens nas estações de trem, com coordenadas, dicas sobre horários de pico e frases úteis para esse trâmite em chinês. Para adquirir as passagens, você pode optar pelo app ou pelo site. Ambos são bem intuitivos e fáceis de usar.
 
Taxi Calculator
Essa plataforma funciona para vários países e é uma mão na roda na China, onde aplicativos de mobilidade como Uber e Cabify não são uma opção e a comunicação com os taxistas, para quem não fala chinês, é pouca ou nenhuma. Basta preencher origem e destino que a plataforma calcula um valor muito aproximado para a corrida nas tarifas diurna e noturna. No site, os campos de busca de origem e destino reconhecem nomes de locais e pontos de referência, então fica muito mais fácil de usar do que o aplicativo, que exige que você coloque o endereço exato.
 
Apps de metrô
O metrô costuma ser bem sinalizado em inglês e é muito fácil se encontrar lá dentro. Masmo assim, carregar as informações com você no celular pode ajudar na programação do seu dia e do tempo que cada trajeto vai consumir. Os apps Beijing Subway, Hong Kong Metro e Shanghai Metro são bem completos: trazem mapas e informações sobre as linhas dessas cidades, tudo em inglês. Eles ainda ajudam a planejar as rotas mais convenientes com base na sua origem e no seu destino, mostrando o caminho mais rápido e já incluindo o tempo perdido em possíveis baldeações. Para quem quer algo mais simples, o app China Metro traz uma listagem para você fazer o download do mapa de qualquer metrô chinês. 
 
Vale lembrar que, infelizmente, o Coronavírus COVID-19 começou na China e o país foi muito afetado pela crise. De qualquer forma, a China continua sendo um dos países mais incríveis do mundo pra gente viajar - só vamos ter que esperar mais um pouquinho. Enquanto não podemos ir para lá fisicamente, confira aqui no blog as melhores dicas para já ir sonhando com sua viagem para lá!