Há mais de 30 anos a Ucrânia foi cenário do maior acidente nuclear da humanidade. Uma explosão no  reator nº 4 da Usina de Chernobyl, perto de Pripyat, no norte do país, causou a morte de dois trabalhadores no instante do acidente e de outros 28 nas semanas seguintes por envenenamento. Logo após a explosão, 237 pessoas foram diagnosticadas por contaminação por Iodo radioativo, sendo confirmados 134 casos. Para evitar que mais mortes ocorressem, mais de 100 mil pessoas que viviam na região foram transferidas a outros lugares, transformando Pripyat em uma cidade fantasma. 
 
Ainda sem causas definidas, o acidente de Chernobyl atrai a curiosidade de muita gente, tanto que a série que conta a história do desastre é um dos grandes sucessos da emissora de TV paga HBO. As empresas de turismo também resolveram aproveitar esse interesse e organizam visitas à região. 
 
 
Como visitar Chernobyl 
 
A visita a Chernobyl só pode ser feita por empresas registradas pelo governo da Ucrânia e o controle é super rigoroso. A maioria dos tours saem da capital Kiev a 135 km de distância e têm cerca de 11 horas de duração. As empresas pesquisadas pelo Viajala cobram, em média, 90 euros. 
 
Documentação necessária
 
Os Brasileiros que vão permanecer na Ucrânia por até 90 dias não precisam de visto, basta apenas apresentar passaporte válido e recomenda-se a contratação de um seguro internacional de saúde.
 
Exigências para visitar Chernobyl 
 
O controle de entrada na região é muito severo  e os soldados exigem a apresentação do passaporte. Menores de 18 anos não podem participar da excursão, assim como é proibida a entrada de animais domésticos. Os visitantes devem vestir calças compridas, camisa de manga longa bota ou tênis. Não é permitido o uso de shorts, saias, leggings, calças com rasgos ou calçados abertos. 
 
 
O que pode ser visitado em Chernobyl
 
O passeio passa por pontos-chave como o museu, a Igreja de São Elias, o Parque da Glória, o porto fluvial, interior de apartamentos  e o Memorial aos Liquidatários, em homenagem àqueles que correram para o reator número 4 logo após a explosão. 
 
A visita também inclui o local do reator número 4 que está coberto por uma barreira , a instalação secreta de Chernobil 2 e a estação de radar soviética Duga, onde as estações de rádio estrangeiras eram bloqueadas para evitar espionagem. 
 
Por último, o tour passa pela cidade fantasma de Pripyat, onde é possível ver um parque de diversões abandonado e uma roda gigante da qual nenhuma criança pôde desfrutar. 
 
 
É seguro visitar Chernobyl?
 
Os guias levam os visitantes por rotas programadas, onde o nível de radiação é controlado e atividades de descontaminação radioativa foram realizadas. Porém em alguns lugares, os guias informam o tempo máximo de permanência. Além disso, eles carregam o tempo inteiro um dispositivo que mede o nível de radiação para controlar os níveis existentes. Os turistas podem alugá-lo, se desejarem.
 
Recomenda-se que as roupas usadas durante a atividade sejam descartadas e que você não coma nem beba nada nas redondezas. Além de ser proibido encostar em paredes ou pegar alguma coisa do chão, seja uma pedra ou uma folha.