A Bahia foi escolhida como o melhor destino turístico de acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha. Também não é pra menos, as atrações da terra de Caetano Veloso vão desde as praias paradisíacas, festas animadíssimas a calmaria da Chapada Diamantina. 
 
Se na hora de voltar para casa, você quiser trazer uma lembrancinha na mala, não vão faltar opções: fitinha do Senhor do Bonfim, cocada, bolinho de feijão congelado... Porém o Viajala separou três produtos que de tão típicos ganharam um selo de Indicação Geográfica dado pelo Instituto Nacional de Propriedade Cultural, vinculado ao Ministério da Economia. 
 
Aguardente da Microrregião Abaíra
 
A Chapada Diamantina talvez não seja o primeiro destino de quem visita a Bahia. Porém é super recomendada para quem gosta de natureza. Na região, estão situadas as maiores altitudes da Região Nordeste: o Pico do Barbado, Pico do Itobira e o Pico das Almas. Por estar bem acima do nível do mar, as temperaturas são mais baixas do que no resto do estado, a cidade de Piatã, por exemplo, já marcou 3 graus. 
 
E é nos municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã que se produz uma aguardente de cana feita de forma artesanal, o que faz com o que tenha um sabor próprio. A produção começou ainda nos tempos coloniais, quando a região era um importante pólo minerador e produtor de cana. 
 
 
Cacau do Sul da Bahia
 
Quem é um pouco mais velho ou um pouco mais noveleiro vai lembrar de Renascer. A novela, que teve duas versões, contava a histórias dos produtores de cacau da região de Ilhéus. 
 
A história da produção na região começou em 1746, com o plantio na Fazenda Cubículo, no município de Canavieiras, hoje são cerca de 3000 produtores de cacau por lá. Boa parte do que é produzido vai, claro, para a produção de chocolate. Porém é possível encontrar e levar de lembrança doce de cacau ou suco, por exemplo.
 
 
Café do Oeste da Bahia
 
Um produto de sabor agradável, aroma levemente frutado e floral, o café produzido em uma altitude a partir de 700 metros pode ser encontrado nos município de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Catolândia, Baianópolis, Correntina, Jaborandi e Cocos. 
 
Apesar da Bahia ter uma história antiga de cafeicultura, a região só começou a produzir os grãos comercialmente  em 1994. Porém com clima e luminosidade propícias, a produção cresceu bastante. Hoje são cerca de 15 mil hectares dedicados ao café.  
 
 
Está de viagem marcada para a Bahia? Confira nossas dicas para Salvador e para o Sul da Bahia.