Quando a gente viaja, sempre dá aquela vontade de trazer uma lembrancinha do lugar. Seja para a família, para os amigos, o namorado ou namorada... e até para si mesmo, né?
 
Mas fica aquela dúvida: o que levar para casa? São tantas opções e pegadinhas que o Viajala resolveu te ajudar com uma série de textos sobre produtos legitimamente típicos que são excelentes opções de souvenir.
 
 
Está de viagem para o Rio Grande do Sul? Este texto é para você!

O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de produtos com Indicação Geográfica do país. Ou seja, produtos que possuem um selo do Instituto Nacional de Propriedade Cultural, vinculado ao Ministério da Economia, que o identifica como sendo originário daquela região. Por garantir que aquela mercadoria é daquele local, os produtos que possuem essa certificação são ótimas sugestões de lembrança. 
 
Separamos 5 desses produtos que podem ser excelentes sugestões de souvenir para você trazer na mala quando for visitar os gaúchos:   
 
Vinhos da região do Vale dos Vinhedos
 
O Vale dos Vinhedos possui mais de 80 quilômetros quadrados, distribuídos na sua maior parte em Bento Gonçalves, mas também nos municípios de Garibaldi e Monte Belo do Sul. Por lá são produzidos vinhos tintos, brancos e espumantes. A região é a responsável por mais de 90% dos espumantes produzidos no Brasil. O Rio Grande do Sul faz quase 17 milhões de litros da bebida anualmente. 
 
 
Fonte de água com de vinho em Bento Gonçalves/ Foto:R.sartori/Shutterstock
 
Couro do Vale do Sinos 
 
Se você pretente comprar uma lembrancinha mais cara, pode apostar nessa: o couro produzido no “Vale do Sinos", na região metropolitana de Porto Alegre, tem suas origens na imigração alemã, iniciada em 1824, no Rio Grande do Sul. A maioria dos imigrantes era formada por alfaiates, tecelões, sapateiros, seleiros, curtidores de couro, marceneiros e carpinteiros.
 
Na época, o Rio Grande do Sul tinha o maior rebanho bovino do país, então os alemães aproveitaram e começaram ali uma tradição que dura até hoje. Vale procurar uma jaqueta, uma bota, uma bolsa...
 
 
Cuca
 
Esse pão doce coberto de farofinha crocante é encontrado em qualquer padaria ou doceria do Rio Grande, outra herança dos alemães que colonizaram a região. 
 
 
 
Pode vir simples, com requeijão ou com geleia, e vai bem tanto para acompanhar o café (ou mate) da tarde quanto no churrasco, consumido com linguiça (!). O contraste de sabores é inusitado, mas delicioso.
 
Doces de Pelotas 
 
A região de Pelotas, no sul do estado, é famosa pelos doces, tanto que possui o selo de Indicação Geográfica.
 
Essa tradição começou com os imigrantes portugueses que mudaram para a região. Porém, ao longo dos anos, as receitas foram sendo influenciadas também pela chegada de imigrantes africanos, alemães, franceses e espanhóis. Entre as iguarias mais conhecidas estão a marmelada, o quindim, a pessegada, o camafeu e o figo em calda.
 
 
Kit de Chimarrão
 
Se o presenteado gosta de produtos típicos e também aprecia bebidas amargas, a melhor opção é um kit de chimarrão, composto de cuia (a vasilha feita normalmente de porongo), bomba (canudo de metal) e erva-mate. Ele é montado com a erva e água bem quente (sem ferver) e compartilhado nas rodas de família e amigos, em um ritual de confraternização.