Medellín é uma cidade imperdível, cheia de programações para qualquer tipo de viajante - a gente adora tanto a cidade que já escreveu sobre ela outras vezes, como no blog De cá pra lá. Veja o que fazer em Medellín, o que visitar na cidade, onde comer e tomar uma cerveja nos bares da cidade paisa.

O que fazer em Medellín

A capital da Antioquia é uma cidade com clima bom o ano inteiro, tanto que é conhecida como a "cidade da eterna primavera." Além disso, está localizada entre várias atrações bacanas para um bate-e-volta, como cidades de montanha, regiões históricas e fazendas de café.
 
 
Parque Arví:
 
É um reduto verde no meio da cidade, perfeito para descansar e mudar um pouco de ritmo e cenário por algumas horas. É o melhor lugar para ecoturismo: lá, são várias trilhas disponíveis e você chega de bondinho, vendo a cidade e a mata de cima.
 
Plaza Botero:
 
A principal praça e um dos cartões postais da cidade apresenta 23 esculturas do artista plástico colombiano Fernando Botero espalhadas pelos seus 7 mil metros quadrados. Ao fundo, fica o Museu de Antioquia, principal museu de arte da cidade, que data de 1881 e traz uma coleção de peças do próprio Botero e de outros artistas do estado.
 
Jardín Botánico:
 
Se quiser um pouco mais de natureza dentro da cidade, esse é o seu lugar. Além de passarelas suspensas, onde você caminha entre as árvores, há um belo orquidário cheio de orquídeas das mais variadas cores. Dá para passear entre o silêncio do verde ou fazer uma pausa nos cafés e restaurantes.
 
 
El Poblado, Parque Lleras e Manila: 
 
O coração pulsante de Medellín. É a zona mais turística, é fato. Mas tudo bem, porque mesmo assim o Poblado consegue ser autêntico, vibrante, colorido. Lojinhas, restaurantes, áreas verdes, cervejarias, cafés deliciosos e paredes grafitadas, tudo isso molda o bairro mais moderno e hipster de Medellín.
 
Essa região também é um dos melhores lugares para comer: seja o café da manhã, o almoço de comida típica ou o bar da noite, lá tem de tudo, com preços muito honestos e sabores sensacionais. 

Onde comer em Medellín

Elegemos nossos lugares favoritos nos bairros badalados que citamos, incluindo restaurantes vegetarianos e que abrem aos domingos, coisa meio rara na cidade. Os preços estão em pesos colombianos. Vale saber que também há ótimas cervejarias em Medellín para aproveitar o happy hour.
 
Ganso y Castor, em Provenza, Manila e Ciudad del Río
Aberto todos os dias a partir das 8h
São 3 lojas na cidade: uma em Provenza, uma em Manila e outra no Museu de Arte Moderna de Medellin (essa abre às 9h, junto com o Museu) - todas com a mesma decoração de inspiração europeia. Os ovos sobre bagel com salmão defumado, pesto, queijos de vários tipos, jamón serrano e diferentes molhos são de dar água na boca e custam a partir de $16.000. Escolha os benedictinos, com aspargos e molho holandês. 
 
 
La Matriarca, em El Poblado
Aberto todos os dias
Além de ter uma das melhores limonadas de coco de Medellín e uma comida autêntica colombiana, o La Matriarca apresenta uma fachada grafitada e um lado de dentro pitoresco que parece ter saído de uma cidadezinha do interior. Oferece ótimas carnes, que custam entre $30.000 e $45.000, e pratos típicos, como as cazuelas de arrieroajiaco e mondongo, e a bandeja paisa, bastante fartos. Para algo mais leve, peça o salmão ou o peixe do dia, que sai por $38.000.
 
Naan, em El Poblado/Provenza
Boas opções vegetarianas | Aberto todos os dias (aos domingos, só para almoço)
O Naan tem uma combinação de comida indiana autêntica e saborosa, boa localização (fica perto do Parque Lleras) e preços justos, ou seja: vale fazer uma reserva antes de ir, principalmente nos fins de semana, quando a casa costuma ficar bem cheia. Peça uma porção de arroz ($6.000), um prato principal (a partir de $15.000) e um pão naan ($4.000) para garantir uma refeição típica indiana e bem servida. O menu traz aromáticas opções de curry de cordeiro e frango, e vegetarianos podem apostar no Makhani Paneer, curry de queijo, tomate, amêndoas e iogurte, e no Dal Coco, feito com lentilhas, tomates e sementes de mostarda. 
 
Tal Cual, em Manila
Aberto todos os dias (aos domingos, só para almoço)
O forte da casa são os pratos de sabores orientais e agridoces, como as costelinhas de porco ao molho de tamarindo, o frango Mongólia e o frango ao curry com creme de coco (em torno de $28.000 cada). Os frutos do mar também merecem destaque, com pratos saborosos de polvo, peixes e mariscos. A entrada de pão crocante com manteiga é cortesia da casa. 
 
Zorba, em El Poblado
Vegetariano | Aberto todos os dias a partir das 17h
Sem dúvida, o melhor vegetariano da cidade. Ambiente relaxado, pizzas gostosas de massa crocante e fininha, uma boa carta de vinhos, cervejas locais e sobremesas que valem as calorias. Uma refeição completa, com bebidas e sobremesa, custa entre $30.000 e $40.000. Prove as pizzas de espinafre, tomate seco e queijos, mas guarde um espacinho para o cremoso brownie com sorvete. 
 
 
Chef Burger, em El Poblado
Aberto todos os dias
A comida paisa não é nem de longe conhecida pelos hambúrgueres, mas os do Chef Burguer (foto) são com certeza os melhores, mais baratos e mais concorridos da cidade. São várias lojas espalhadas por Medellín, em bairros como Poblado, Laureles e Envigado. Os hambúrgueres, que custam de $15.000 a $20.000, chegam acompanhados de uma porção de batatas rústicas ou chips com molhos e dips. Vá de clássicos como o Cheese Burger ou o Blue Cheese. A casa também tem uma opção vegetariana, com cogumelos, abobrinha e pesto. 
 
Manila Food Market, em Manila
Boas opções vegetarianas | Aberto todos os dias
Uma das opções mais gourmetizadas da lista, o Manila Food Market abriu há pouquíssimo tempo e traz cafés, hambúrguer, pratos peruanos, árabes e carnes. Tudo funciona em um sistema similar ao dos pátios de food trucks, com praça de alimentação, música e clima descolado - mas custa um pouquinho acima dos outros restaurantes do bairro. As opções de prato principal ficam entre $30.000 e $40.000.

Melhores passeios nos arredores de Medellín:

Guatapé:
 
A apenas 80 quilômetros de distância está uma das paisagens mais impressionantes da região: um complexo hidrelétrico que inundou, em 1970, mais de 2.200 hectares de terra. A vista de cima da Pedra do Peñol, voltada para toda a área alagada, é de tirar o fôlego (assim como os mais de 600 degraus pra chegar até lá).
 
 
Jardín:
 
Um pouco mais longe, a cerca de três horas, está Jardín, uma das cidades mais autênticas e charmosas em Antioquia. Além dos passeios pelos famosos campos de café, que podem ser agendados diretamente com as fazendas, há também uma fábrica de doces onde vendem geleias artesanais e biscoitos, além de ter cavernas e cachoeiras. Só a trilha pra chegar lá já é compensadora pela paisagem! Complete o passeio com um café no Macanas, lugarzinho no coração da cidade que vende café das fazendas locais, além de doces e salgados típicos.