O Coronavírus COVID-19 está mudando tudo ao nosso redor. Está mudando nossa rotina, nosso trabalho, nossa conexão com as pessoas, nossos planos de viagem. Nesse momento, é importante que fiquemos em casa, protegidos, cuidando da nossa saúde, das pessoas que amamos, e evitando espalhar esse vírus por aí.
 
Mas você já parou para pensar em como vamos voltar desse período bem diferentes? 
 
 
Todo mundo tem aprendido muito durante a quarentena e é inevitável que a forma como saímos de casa e, especialmente, como viajamos, vai sofrer uma adaptação a esse novo cenário. Mais do que isso, vamos poder aplicar todas as lições de higiene, de planejamento e de convivência com outros viajantes que estamos tirando disso tudo.

1. Estar sempre atento às notícias

Durante uma viagem, sempre foi natural deixar o mundo de lado e focar na experiência, no momento. Mas isso também mudou. A velocidade que uma epidemia percorreu o mundo alterou nossas prioridades quanto ao tipo de informação que consumimos quando estamos na estrada. 
 
Não basta mais ver quais são os pontos turísticos mais fotografados e postados, qual é a melhor época para visitar uma cidade, se o clima é ideal, se é alta ou baixa temporada. Passou a ser ainda mais importante estar atento às notícias do nosso destino para antecipar qualquer problema e mudar os planos a tempo. 
 
Sabendo o que está acontecendo no mundo, podemos tirar uma cidade do roteiro se ela apresentou, nos últimos dias, qualquer perigo de enchente ou incêndio, por exemplo, e evitar viajar para outro país se há sinais de que as fronteiras podem fechar em breve, para não acabar preso fora de casa sem data para voltar.

2. Lavar as mãos, independente de pandemia

Esse é um hábito simples que deve fazer parte das nossas vidas em casa, no trabalho, nas viagens, com ou sem pandemia. Lavar as mãos antes de comer e após usar o banheiro, espirrar ou tossir não custa nada e faz muita diferença na prevenção de doenças. Além disso, evita prejudicar quem você cumprimenta, abraça...

3. Evitar andar de pés descalços

Seja nos corredores do hotel, seja nos do avião, há quem não se importe em passear sem sapatos. Mas essa pandemia nos ensinou que os vírus e as bactérias podem circular por tudo quanto é lugar. E a gente não tem ideia onde foi que alguém espirrou, tossiu, contaminou...

4. Se resguardar quando se sente doente

Essa crise nos trouxe, além de mais consciência sobre nossa saúde, uma consciência maior ainda sobre a saúde do outro. Quando estamos doentes (ainda que pareça uma gripe sem importância), devemos nos resguardar, especialmente na hora do contato com pessoas mais vulneráveis. 
 
É uma questão de bom senso: se você não está se sentindo bem, esse não é o melhor momento para abraçar um idoso, ir conhecer um recém-nascido, visitar alguém que está com a imunidade baixa...

5. Ter mais consciência ambiental

Enquanto estamos fechados em casa, os canais de Veneza estão com as águas mais claras, a qualidade do ar de São Paulo melhorou 50% nas primeiras semanas, quase 100 tartaruguinhas nasceram sem medo nas praias vazias de Pernambuco e o Himalaia, sem poluição, passou a ser avistado por cidades do Norte da Índia. O nosso planeta parece andar bem melhor sem a gente, né? 
 
Depois que essa crise passar, é hora de dar mais atenção às boas práticas ambientais no nosso dia a dia e nas nossas viagens, para seguir deixando a Terra respirar: vale deixar o carro em casa e ir trabalhar de carona ou transporte público, não deixar lixo nos parques e nas praias, usar sacolas reutilizáveis para diminuir o consumo de plástico, economizar água e energia, não explorar os animais...

6. Dar prioridade para viagens flexíveis e ter um bom seguro

Quantos planos de viagem foram pelo ralo devido à quarentena? Nesse caso, por causa do caos mundial, companhias aéreas, hotéis e plataformas de aluguel de apartamentos e casas foram unânimes em tentar proporcionar cancelamentos e alterações sem custo (a gente já explicou como pedir seu reembolso devido ao Coronavírus aqui no blog, é só clicar no link!). 
 
Porém, isso acendeu um alerta na programação dos viajantes: imprevistos acontecem. Tem muito problema por aí que sai do nosso controle e que, às vezes, não deixa outra solução além de cancelar ou adiar a viagem. A frustração é inevitável, mas a falência não.
 
Na hora de se organizar, adquira um seguro com boa cobertura e opte por reservar voos flexíveis e hospedagens que permitam cancelamento gratuito, para não ter essa dor de cabeça caso precise alterar os planos.

7. Dar suporte ao comércio local

Quando não podemos sair de casa, chegamos a ficar com saudade da mercearia do bairro, do barzinho da esquina, do mercadinho no fim da rua... Isso é importante para que a gente aprenda a valorizar os autônomos, os pequenos produtores, os negócios locais, que são o elo mais frágil de qualquer crise.
 
Tanto em casa quanto em uma viagem, tente colaborar com a economia local, comendo em pequenos restaurantes, provando a cerveja de microcervejarias e comprando artesanato de artesãos da região, por exemplo.

8. Não compartilhar copos e talheres

Se alguém tinha o costume de chegar na festa de aniversário e dividir o copo de refrigerante ou o garfinho da fatia de torta com alguém, já está repensando essa prática. Pode parecer bobo, mas é através das nossas mucosas (boca, nariz e olhos) que os vírus encontram seus caminhos para o organismo e não há como saber se o outro está contaminado, mesmo que não apresente sintomas. 

9. Evitar bebidas cuja procedência você desconhece

Esse alerta vai muito além da saúde: é pela sua segurança em geral. Para começar, tomar água da torneira em países com problemas sanitários pode acarretar doenças. Nesse caso, é melhor andar sempre com uma garrafinha de água mineral. 
 
Porém, em festas, bares ou passeios, também é bom evitar tomar bebidas oferecidas por pessoas que você não conhece, ou até deixar a sua bebida sozinha com estranhos. Há registros de golpes que consistem em adicionar substâncias na bebida da vítima e, nesses casos, é melhor prevenir do que remediar.

10. Carregar um álcool gel na bolsa sempre, por que não?

Ele fica extremamente popular durante epidemias, chega a esgotar nas lojas e farmácias porque os consumidores estocam em casa. Mas, passado o período de perigo, os vários tubos de álcool gel comprados no meio do caos acabam esquecidos nas gavetas. 
 
O álcool gel é um ótimo aliado nas viagens e no dia a dia. Seu uso vai muito além de desinfetar as mãos antes de comer, caso não haja torneira e sabonete por perto. Em viagens menos convencionais, ele também serve para desinfetar produtos comprados em feirinhas abertas, banheiros estranhos, talheres e copos de limpeza duvidosa...

11. Deu tudo errado? Respire fundo e tenha paciência

Nós não temos muito controle do que acontece quando viajamos e, querendo ou não, essa pandemia nos mostrou isso. Quando a hora H chega, já não importam nossos planos, nossa frustração, o dinheiro que já foi gasto, as férias programadas, nada disso. Só o que importa é a nossa saúde e a saúde das pessoas que amamos. Afinal, não há viagem que valha colocar nossas vidas em risco, certo?
 
Em alguns momentos, vamos nos deparar com os planos dando completamente errado - em viagens, isso é mais comum ainda. Nessa hora, temos que exercitar toda a paciência aprendida nessa quarentena, respirar fundo, voltar algumas casas no jogo e pensar com frieza no que pode ser feito.
 
As viagens sempre podem ser repetidas um dia, mas o mais importante é a integridade física e a saúde dos viajantes e é isso que deve embasar nossas decisões.