Quem é fã de séries costuma tentar saber todos os detalhes sobre as gravações da história que o apaixonou. O primeiro e mais importante deles é a locação: quando o seriéfilo a descobre, já começa a sonhar com sua viagem para os sets de filmagem e com o dia que, quem sabe (por quê não?), estava passeando por ali e recebeu aquele convite expontâneo para fazer uma figuração.

A figuração não podemos prometer, mas damos uma ajudinha para que você encontre os cenários das suas séries favoritas com mais facilidade.

Cuidado! Contém spoilers!

A Croácia e a Espanha de Game of Thrones

A série Game of Thrones, um dos maiores fenômenos da história da HBO, tem uma produção bem caprichada: os valores não foram divulgados oficialmente, mas a imprensa americana estima que cada um dos seis episódios de longa duração da oitava e última temporada, que será lançada em abril de 2019, tenha custado cerca de US$15 milhões (R$56 milhões). As locações são responsáveis por boa parte desses custos, já que a série é a mais "viajada" do mundo: filmada na Espanha, na Croácia, na Ásia...
 
As cidades de Dubrovnik, na Croácia, e Sevilla e Córdoba, na Andaluzia espanhola, sediam alguns dos cenários mais icônicos da série: elas dão vida a, respectivamente, Porto Real (Kings's Landing) e às terras das casas Dorne e Tyrell.
 
 
No Centro Histórico de Dubrovnik, chamado de "Old Town", você encontra a St Dominic Street, que é onde foram gravadas as cenas de mercado de rua de Porto Real. A Fortaleza Vermelha (Red Keep) e a Casa dos Imortais, na Torre Minceta, também foram filmadas dentro das muralhas da cidade croata - com muita computação gráfica, logicamente. 
 
 
 
Já a famosa cena da Walk of Shame de Cersei, a caminhada da vergonha da Rainha de Porto Real, que desce as escadarias nua como sinal de penitência, é sempre alvo de dúvida. Afinal, foi filmada em Dubrovnik ou em Girona, na Espanha? Pois bem: a cena foi, de fato, gravada na Croácia, mas se trata de uma sobreposição gráfica. A escadaria e o percurso por onde Cersei passou estão na cidade croata, mas a Igreja que compõe o fundo fica, na verdade, em Girona, e foi adicionada digitalmente.
 
 
A Espanha também arrasta multidões de fãs da série. As cenas de rica arquitetura moura foram gravadas no sul do país, na Andaluzia, região que ficou sob domínio árabe por quase oito séculos. O Alcázar Real de Sevilla, complexo de palácios ricamente ornados que começaram a ser construídos após o domínio, no ano de 713, virou os Jardins de Dorne. Já o Highgarden, da casa Tyrell, fica na vizinha Córdoba, no Castillo de Almodóvar del Río.

A Madri de La Casa de Papel

A produção espanhola mais assistida da Netflix, que traz um grupo de ladrões liderados por um Professor que programa o assalto do século, fabricando seu próprio dinheiro por dias a fio dentro da Fábrica Nacional de Moeda de Madrid, usou o local oficial apenas como inspiração. A Fábrica, que fica na Real Casa de La Moneda, foi fundada em 1893 com uma fachada imponente, sim, mas em uma rua muito estreita, o que dificultaria as filmagens. As cenas exteriores do assalto foram gravadas no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). 
 
 
 
Já a chácara de Toledo, que vira o QG do bando antes do assalto, onde eles se isolam para planejar a operação, é, na verdade, a chácara El Guasco, que fica em Torrelodones, nos arredores de Madrid. Para visitá-la, é melhor marcar um casamento ou uma formatura: o local é uma casa de eventos e só funciona quando reservada antecipadamente.
 
 
 
E as cenas interiores? Como foram filmados os momentos em que os assaltantes fabricam dinheiro enlouquecidos? Bom, é fato que, por motivos de segurança, ninguém pode entrar na Real Casa de la Moneda e sair imprimindo moedas falsas de brincadeirinha. Quem topou ceder as máquinas para a cena foi o tradicional jornal ABC de España. Quando o grupo está imprimindo dinheiro, utiliza, na verdade, o processo de impressão do jornal.
 
Quem quiser visitar a real fábrica que inspirou a série vai encontrá-la na rua Jorge Juan, número 106, no bairro de Salamanca, em Madrid - a estação de metrô mais próxima é a O'Donnell.

A Inglaterra de Downtown Abbey

Prepare o sotaque britânico e o chá da tarde: isso tudo faz parte da experiência de conhecer o cenário de Downtown Abbey, série inglesa que conta a história de uma família aristocrata e seus criados no começo do século 20. A propriedade da família é, na verdade, o Castelo de Highclere, no condado de Hampshire, no sudeste da Inglaterra, a 100 quilômetros de Londres.
 
 
Esse castelo vitoriano que, na série, é a casa dos Crawley, é na verdade a luxuosa casa de um Conde e de sua família por gerações, desde 1679. A família é amiga da autora da série, Julien Fellowes, e deu essa ajudinha na escolha da locação. O castelo, que exibe, além dos sets da série, exposições e artefatos egípcios, é aberto ao público apenas 70 dias por ano - confira o site do local antes de organizar sua viagem. 
 
Em Oxfordshire, o aficcionado por Downtown Abbey encontra outros cenários icônicos, como Bampton Village, o vilarejo de Downtown onde fica a Saint Mary's Church, local do casamento de Mary e Matthew, e Cogges Manor Farm, a fazenda Yew Tree, onde morou Mr. Drewe na quinta temporada. A fazenda é visitável durante todo o ano e você pode fazer atividades bucólicas como alimentar os animais e provar produtos artesanais.
 
 
 
Quando John Bates foi preso por assassinato na terceira temporada, ele foi parar, na verdade, no Castelo medieval de Lincoln, em Lincolnshire, a três horas de Londres. Construído no final do século 11, ele é a locação mais antiga de Downtown Abbey e está aberto para visitação diariamente.