Você já perguntou a seus amigos e familiares quantos deles já voaram nas classes executivas de um avião? Se vocês são viajantes tradicionais, é possível que esse número seja bem baixo. Não é para menos: simulando a compra de uma passagem entre São Paulo e Paris, por exemplo, vimos que a classe executiva custava quase o triplo da passagem tida como "comum", a da classe econômica. Já a passagem da primeira classe custava quase sete vezes mais. 
 
Mas, afinal, qual a diferença entre as classes de um avião? 
 
Classe econômica
 
É a classe "comum", na qual a maioria das pessoas viaja. Os benefícios dela são os mais simples e variam de companhia e tipo de voo. No geral, as poltronas têm entre 43 e 83 centímetros de largura, e o espaço entre as fileiras varia de 71 a 86 centímetros. Algumas companhias oferecem tomadas, Wi-Fi e, em caso de voos mais longos, comida e entretenimento, como filmes, rádio ou até TV ao vivo. 
 
Dentro da categoria econômica, existem subcategorias como Standard, Comfort, Premium…  As principais diferenças são um espaço extra para as pernas, o acesso a uma sala de embarque um pouco mais confortável e embarque prioritário. As passagens para essas categorias especiais costumam custar um pouco mais, porém, em voos longos podem valer a pena.
 
Classe executiva
 
Conhecida também como Business, a classe executiva é a categoria de luxo mais comum nas companhias. O conforto já começa antes do embarque. Normalmente, existe um lounge com comidas e bebidas liberadas, além de cadeiras super confortáveis, sofás e, em alguns casos, camas e chuveiros quentes.  
 
No avião, o cardápio é diferente do servido na classe econômica, servido em louças de verdade (xô, garfinho e faquinha de plástico!) e são várias as opções de bebidas para acompanhar. As poltronas talvez sejam o que mais atrai quem resolve pagar para voar na classe executiva, já que elas são muito maiores que as da classe econômica e chegam a virar camas. 
 
Algumas companhias levam o conforto para outro nível: a Emirates, por exemplo, monta um bar de verdade em alguns aviões, semicircular, com todo tipo de bebida, coquetéis e petiscos quentes e frios. 
 
 
Primeira classe
 
Atualmente, é até difícil encontrá-la nos voos, já que a classe executiva é uma opção mais versátil, mais acessível e com boas qualidades. Por isso, quem opta por viajar de primeira classe hoje em dia são milionários e celebridades. 
 
Na primeira classe, pode haver suítes individuais no lugar de poltronas - quase como se você tivesse um quarto de hotel dentro do avião. Os comissários possuem um treinamento diferenciado para atender as vontades do passageiro e a comida é um capítulo à parte, com cardápios elaborados por grandes chefes. 
 
 
Quer um pouco mais de conforto e está disposto a gastar um pouquinho mais? O Viajala também permite que você pesquise voos na classe executiva. Basta selecionar a opção "executiva" na seção "passageiros". 
 
Para mais dicas e ofertas de viagem, siga a gente no Instagram: @viajala_br