O Brasil é o maior país católico do mundo - segundo o IBGE, são mais de 120 milhões de católicos espalhados do Oiapoque ao Chuí. O Ministério do Turismo estima que as viagens de motivação religiosa movimentem cerca de R$15 bilhões por ano. Só em 2014, quase 18 milhões de pessoas saíram de casa mobilizadas pela fé para conhecer celebrações tradicionais, sítios arqueológicos, cidades históricas e importantes museus de arte sacra.
 
Já que algumas das mais importantes festas católicas do mundo (e alguns dos mais belos templos de outras religiões) estão aqui, no Brasil, fizemos uma lista com os nossos favoritos para inspirar a sua próxima viagem:

Missões Jesuíticas, em São Miguel Arcanjo - Rio Grande do Sul



O monumento mais antigo dessa lista vem lá do século XVII. Foi nessa época que a Companhia de Jesus, a serviço da coroa espanhola, fundou 30 reduções jesuíticas em terras indígenas entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, com o objetivo de evangelizar os nativos e apoiar as conquistas da Espanha. As ruínas de São Miguel foram tombadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e são as mais preservadas da região, que conta ainda com outras três, em cidades próximas. O povoado de São Miguel Arcanjo foi criado em 1687 e a Catedral, ainda de pé, foi construída em 1735. O Museu das Missões guarda um acervo de arte sacra e indígena dos Sete Povos.

Círio de Nazaré, em Belém - Pará

 
Uma das maiores procissões católicas do mundo, o Círio de Nazaré (foto: Adriano Chedieck) acontece em Belém do Pará há dois séculos e recebe cerca de dois milhões de romeiros anualmente. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré fica exposta em datas específicas do ano e o percurso para vê-la e levá-la ao altar tem 3,6 quilômetros. O círio mais longo da história do evento foi em 2004, quando a caminhada durou mais de 9 horas(!).

Santuário Nacional Aparecida, em Aparecida - São Paulo 

 
É lá, no maior santuário dedicado à Maria do mundo inteiro, que está a estatueta sagrada de Nossa Senhora Aparecida, encontrada por pescadores nas margens do rio Paraíba do Sul no século XVIII. O Santuário Nacional Aparecida (foto: Thiago León) fica no movimentado eixo Rio-São Paulo e recebe cerca de 12 milhões de peregrinos por ano. O atendimento aos romeiros começou ainda na década de 1950, informalmente e sem tanta estrutura. Hoje, a Basílica tem 72 mil metros quadrados e já recebeu a visita de três Papas. 

Cidades históricas de Minas Gerais

 
A mais conhecida é Ouro Preto, mas tem muita história religiosa do Brasil e preciosidades de arte sacra dos séculos XVIII e XIX espalhadas também por Mariana, Tiradentes, Diamantina, Congonhas do Campo... As Igrejas extremamente detalhadas nos estilos rococó e barroco - algumas delas com obras do escultor mineiro Aleijadinho, cujo trabalho foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - colorem as ladeiras mineiras e transformam o estado em um dos melhores destinos turísticos do país.

Templo Chagdud Gonpa Khadro Ling, em Três Coroas - Rio Grande do Sul

 
A gente já falou por aqui das belezas do Templo Zu Lai, o maior templo budista da América do Sul. Mas o Chagdud Gonpa Khadro Ling (foto: Mauria Sabbado), fundado em 1995, também merece uma visita. Esse templo do Budismo Tibetano, fielmente ornado dentro das tradições, fica no topo de uma montanha na serra gaúcha, a pouco mais de 30 quilômetros de Gramado. Uma comunidade de praticantes budistas mora no Khadro Ling e trabalha lá de forma voluntária, organizando os eventos e cuidando do templo. A entrada é gratuita e a meditação é aberta ao público aos domingos.

Santuário Santa Paulina, em Nova Trento - Santa Catarina

 
Considerada a primeira santa brasileira, Madre Paulina foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1991 e, desde então, leva uma legião de pessoas à pequena cidade catarinense de 13 mil habitantes, onde ela começou seu trabalho de fé. Além de reduto de oração, o Santuário Santa Paulina, inaugurado em 2006, é também um parque ecológico que recebe 20 mil peregrinos mensalmente. A ideia é alcançar a espiritualidade e a paz interior em plena natureza, através do contato com animais, trilhas e cachoeiras da região. 

Teatro Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus - Pernambuco

Essa encenação da Paixão de Cristo (foto: Fábio Jordão) é como um grande clássico do cinema, só que ao vivo: tem produção impecável, atores globais, modelos famosos, uma réplica de Jerusalém de 100 mil metros quadrados, muralhas de pedra gigantes... A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém acontece durante a Semana Santa todos os anos, desde 1968, e já atraiu mais de quatro milhões de espectadores. Os ingressos para o espetáculo custam a partir de R$50,00.

Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade - Goiás

 
A cidade tem apenas 100 mil habitantes, mas eles viram 2,5 milhões durante a festa do Divino Pai Eterno, que acontece todos os anos, da última sexta-feira de junho até o primeiro domingo de julho, período em que costumam acontecer 100 missas e mais de 40 novenas. Muitos romeiros saem de Goiânia em uma espécie de Via Sacra, percorrendo a pé os 18 quilômetros da "Rodovia dos Romeiros", como é conhecida a estrada que liga a capital de Goiás e a cidade-sede da celebração, para pagar promessas e agradecer graças alcançadas.