Não importa se você é ou não um grande fã de artes. A verdade é que fazer visitas virtuais aos museus mais importantes do mundo, além de divertido, é uma das melhores formas de aprender sobre arte e história nessa quarentena. Em vez de, na hora do tédio, ficar conferindo as redes sociais o tempo todo, você pode conhecer os mais renomados artistas, viajar no tempo em obras antigas e ainda organizar mentalmente um roteiro para alguma viagem futura, que tal? 

1. Met - Metropolitan Museum of Art, em Nova York

Situado em Manhattan, na área mais nobre de Nova York, o Met é um dos museus de arte mais visitados do mundo. Ele abriu as portas em 20 de fevereiro de 1872 e seu acervo conta com mais de dois milhões de obras.
 
 
As coleções incluem desde tesouros da Antiguidade Clássica, nas galerias de Grécia e Chipre, a pinturas e esculturas dos mais famosos artistas europeus.
 
Veja aqui como explorar o museu online. 

2. Museu do Louvre, em Paris 

 
O Louvre, além de ser um dos museus mais sensacionais que existem, é também um marco: a sua abertura em 1793 significou o fim da exclusividade das classes dirigentes (a Monarquia, a Aristocracia e a Igreja) no acesso à arte. Foi nesse momento em que as coleções privadas viraram propriedade pública no museu, para que toda a sociedade pudesse aproveitá-la também. O Louvre é o museu mais visitado do mundo e uma das responsáveis por isso é provavelmente a Monalisa de Leonardo Da Vinci, que costuma gerar muitas aglomerações ao seu redor. 
 
Mas, como aglomerações estão proibidas no momento, você pode visitar as principais obras do Museu do Louvre nos tours virtuais disponíveis aqui

3. Museo do Prado, em Madrid 

 
Desde a sua inauguração em 1819, o Museu Nacional do Prado cumpre sua missão de conservar, expor e aumentar seu conjunto de obras de arte, em sua maioria vinculadas à história da Espanha. É um dos conjuntos de obras de arte mais valiosos no planeta, o que fez do Prado, obviamente, um dos museus mais importantes do mundo.
 
Uma curiosidade: muita gente visita o Prado esperando conhecer a enorme tela de Guernica, de Pablo Picasso, que retrata os horrores da guerra civil espanhola em mais de três metros de altura. Porém, essa obra está no Museu Reina Sofia, menor e menos conhecido.
 
Aqui você pode fazer o seu passeio pelo Museu do Prado. 

4. Museu Arqueológico de Atenas

 
São nada mais, nada menos que 20.000 objetos e achados arqueológicos encontrados na Grecia que remetem a todos os períodos conhecidos da sua história. É uma das coleções mais valiosas do mundo que você pode visitar virtualmente aqui

5. Hermitage, em São Petersburgo 

O Museu Hermitage, em San Petersburgo, na Rússia, fica às margens do Rio Neva e é uma das maiores pinacotecas do mundo, com um acervo de antiguidades incrível. A coleção é formada por mais de três milhões de peças distribuídas em dez prédios, que vão de antiguidades gregas e romanas a pinturas e esculturas europeias, além de peças arqueológicas, arte oriental, jóias e armas.
 
 
Conhecer tudo isso caminhando cansa, então aproveite e conhece aqui as coleções que o museu disponibiliza online.

6. Museu Britânico, em Londres

O Museu Britânico de Londres, na Inglaterra, é mais um desses que tem acervo na casa dos milhões. São oito milhões de objetos de todos os continentes(!) e também uma gigante sala de leitura, tudo isso com acesso livre e gratuito. Essa sala de leitura pertencia à Biblioteca Britânica, que fazia parte do museu até 1973, mas que agora é independente.
 
 
Aqui você visita as coleções virtuais do museu.