Natal é um dos destinos mais procurados no Nordeste. E isso se justifica: tem lindos passeios ao ar livre, piscinas naturais e a proximidade com praias incríveis, como a famosa Praia de Pipa.

Separamos 5 atividades que você não pode deixar de fazer na sua visita à capital do Rio Grande do Norte: 

Almoçar na Orla de Ponta Negra

A praia de Ponta Negra, a principal praia urbana de Natal, costuma ser cheia e o mar, bem agitado. Embora não seja a mais indicada para banho, ela é a que concentra mais restaurantes e lojinhas, sendo bem bacana para um almoço sem pressa, observando o (violento) movimento do mar. Também dá para ter uma vista do Morro do Careca, um dos cartões postais da cidade.

Você pode almoçar em barraquinhas, como a Barraca do Caranguejo, ou em restaurantes com mais estrutura, como o Pérola, que serve uma deliciosa moqueca. 

Se aventurar nas Dunas de Genipabu 

O tradicional passeio de buggy pela areia, comum nas praias do Nordeste, ganha ainda mais emoção em Natal, devido ao formato das dunas, e é talvez a atividade mais famosa da cidade. No trajeto, além de ter a belíssima vista da ponte Newton Navarro, que liga o litoral norte ao litoral sul, o visitante passeia no sobe-desce de dunas e ainda visita algumas lagoas para descansar. 

Foto: Thiago Pedrosa

Mergulhar nos Parrachos de Maracajaú 

Esse é o famoso "Caribe" do Rio Grande do Norte. "Parracho" é o nome que o estado dá para suas piscinas naturais. Ou seja, estamos falando de belas piscinas naturais em alto mar, na praia de Maracajaú. Os Parrachos de Maracajaú são acessados com um catamarã, que leva até uma plataforma flutuante de dois andares com bastante estrutura (tem banheiro, coletes, bar, lanches...).

O mar é levemente agitado e profundo, não se alcança o pé no chão. Além de mergulhar com snorkel ou cilindro, também se aproveita a linda vista do mar do alto da plataforma, de onde se vê os corais entremeando a água azul-turquesa.   

É importante destacar que, para visitar as piscinas naturais no seu auge, a maré precisa estar no seu nível mais baixo. Se a maré estiver alta, é provável que o passeio não valha a pena devido à agitação da água. Opte por fazê-lo outro dia, e confira a tabela das marés para tomar a melhor decisão. 

Descansar nos Parrachos do Rio do Fogo ou Perobas 

O nome pode variar, mas o parracho é o mesmo: uma piscina natural mais calma e rasa, proporcionando um passeio mais tranquilo que o famoso Maracajaú. O local fica em uma vila de pescadores, com alguns quiosques e restaurantes à beira-mar, mas o parracho é acessado de lancha.

Dá para fazer os dois passeios e zerar as melhores piscinas naturais de Natal, ou escolher com base no que se gosta mais: quem prefere águas mais fundas com possibilidade de mergulho de cilindro, deve escolher Maracajaú. Quem prefere calmaria e águas rasas e não se importa com a estrutura mais simples, pode optar por Perobas. Os preços são similares e o aviso sobre verificar o nível da maré antes de ir se mantém. 

Visitar a Praia de Pipa 

Natal está a 80 quilômetros de distância da famosa Praia de Pipa. O trajeto mais barato é o de ônibus, feito pela empresa Expresso Oceano. Ele sai da rodoviária de Natal, custa R$17,00 e demora 2h30 para percorrer o trajeto. Também é possível contratar um passeio turístico que leva para alguns pontos de interesse até chegar em Pipa, onde o passeio termina, com a opção de ficar por lá ou voltar. Para contratar o serviço, basta passear pela orla da Ponta Negra ou pela Avenida Engenheiro Roberto Freire, e encontrar quem o ofereça. Ainda há a opção de van, táxi ou uber. 

Em Pipa, visite a Praia do Centro, vila de pescadores bem central, que é perfeita para curtir o mar calmo e os barzinhos pé na areia. A baixa da maré deixa diversas piscinas naturais de águas mornas entre as pedras, enquanto a maré cheia traz o mar já alto para perto dos restaurantes de Pipa que ficam na beira da praia. Várias praias dos arredores podem ser acessadas a pé, como a Praia do Amor, a cerca de 20 minutos de caminhada pela areia, e a Praia do Curral, também conhecida como Baía dos Golfinhos, um pouquinho mais longe.