Ipanema

Uma das praias mais badaladas da Zona Sul, Ipanema brinda quem viaja para o Rio com o melhor pôr do sol da cidade, atrás do morro Dois Irmãos. A estrutura é completa (lojas, bares, quiosques), mas a concorrência por um lugar ao sol é grande, principalmente nos entornos do Posto 9, ponto entre as ruas Vinícius de Moraes e Joana Angélica. No bairro, não deixe de tomar um chope no tradicional Boteco Belmonte e de conhecer a gastronomia contemporânea do colorido Zazá Bistrô Tropical, restaurante charmosinho e pertinho da praia - vá de polvo na chapa ou arroz de pato. À noite, vale conhecer o Delirium Café, filial do bar da cervejaria belga, na rua Barão da Torre.

Praia Vermelha

Essa praia pequenininha, com uma pequena faixa de areia, não tem muita estrutura para quem gosta de ficar o dia inteiro à beira-mar. Por isso, ela costuma ser uma "praia de passagem" para quem pega o bondinho para conhecer o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. Acontece que a vista desses dois no nível do mar também é incrível - e é essa a paisagem que emoldura a Praia Vermelha. Do lado esquerdo, fica a pista de caminhada Claudio Coutinho, que circunda o Morro da Urca na sua base. Além de percorrer a pista com uma vista linda (e topar com um ou outro macaquinho pelo caminho), também é possível fazer a trilha que leva até o topo do morro em cerca de 30 minutos. Por não ter muitas opções de bares e restaurantes, o melhor é curtir o pós-praia em Botafogo. Reserve o happy hour no Boteco Colarinho, que serve chopes artesanais e bolinhos de diferentes tipos, ou prefira o jantar romântico do Miam Miam, de comida autoral caprichada nos temperos e aromas.

Prainha

A cerca de uma hora do centro do Rio, na Zona Oeste, está essa praia "selvagem", pequena e de pouca estrutura. O mar é bastante agitado - a praia costuma ser frequentada por surfistas - mas a paisagem formada pela Mata Atlântica, a água clarinha e o isolamento fazem da Prainha uma das mais encantadoras do Rio. O bom é chegar bem cedo, para aproveitá-la mais vazia.

Praia do Farol, em Arraial do Cabo

Essa praia é o cartão postal de Arraial do Cabo, cidadezinha de menos de 30 mil habitantes na Região dos Lagos, a 100 quilômetros do Rio de Janeiro e a a 12 quilômetros de Cabo Frio. Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Farol fica em uma ilha e muitas empresas organizam passeios para que se chegue lá de barco. Embora a água seja gelada, é impossível não querer se jogar no mar calmo de tons caribenhos. Aproveite cada minuto: a permanência na praia é limitada e você tem menos de uma hora para ficar lá.

Azeda e Azedinha, em Armação dos Búzios

Escolher uma melhor praia na cidade de Búzios é uma tarefa bem complicada. Essa pequena península da Região dos Lagos tem 23 praias, uma mais bonita e selvagem que a outra. Cada praia tem sua finalidade: a da Tartaruga é linda no pôr do sol, a do Geribá é mais agitada, a da Armação é bem central... escolhemos Azeda e Azedinha por serem pequenas e encantadoras, mas não tem praia em Búzios que não seja apaixonante. Fora isso, a cidade tem um clima meio high society e é supercharmosa. Não deixe de passear sem pressa pela Orla Bardot e de saborear a premiada gastronomia local de frutos do mar, como o Bar do Zé (sim, o restaurante requintado tem esse nome mesmo!) e o Salt. Termine a noite nos barzinhos da Rua das Pedras ou conheça a cervejaria local Noi, que traz excelentes opções de chope artesanal da casa e um vasto cardápio de petiscos.

Piscina natural do Cachadaço, em Paraty

Uma parada em Paraty é obrigatório para quem percorre o trecho Rio-São Paulo. A 250 quilômetros da capital fluminense, essa pequena cidade do litoral sul foi fundada em 1667 e era um ponto estratégico da exportação do ouro no período colonial. Paraty mistura construções históricas com paisagens incríveis, e ainda tem uma gastronomia sensacional. Quem está de carro pode dar um pulinho até a Piscina Natural do Cachadaço, na Vila de Trindade, a pouco mais de 20 quilômetros do Centro de Paraty. Com pouquíssima areia, essa piscina é uma área onde o mar é raso, cristalino e cercado por pedras.