São muitas as dúvidas das mulheres que querem visitar Marraquexe e outras cidades marroquinas:
 
- O que vestir no Marrocos? Como escolher as roupas, a vestimenta da viagem?
- Como os marroquinos tratam as mulheres?
- Mulheres podem viajar sozinhas no Marrocos? É seguro?
 
A gente já fez um post com dicas de viagem pelo Marrocos aqui no blog, mas agora vamos focar em segurança: a fama do assédio no Marrocos pode desmotivar mulheres que viajam sozinhas, já que gera uma sensação de vulnerabilidade. Vem com a gente para criar coragem e se sentir o mais segura possível nessa viagem.
 
 

O Marrocos é seguro para mulheres? É seguro viajar sozinha para Marraquexe e outras cidades?

No geral, é seguro sim, ao menos nas cidades mais turísticas - mas o assédio é bem frequente e, às vezes, insistente. E não, você não será trocada por camelos ou levada à força para virar a quarta esposa de alguém. É muito difícil que algo chegue a realmente acontecer (o Marrocos é um país bem seguro para estrangeiros), mas prepare-se para ser incomodada. 
 
Uma dica é: decore “non, merci” e “la, shukran” - educados “não, obrigada” em francês e árabe - e dispare sempre que alguém incomodá-la ou tentar acompanhá-la pela rua. 
 
Procure hospedar-se em hostels, onde a chance de conhecer um grupo legal é maior, ou programe tours em agências especializadas, para ter companhia principalmente se for sair à noite.
 
 
 

Como se vestir no Marrocos? Quais vestimentas usar? Como as mulheres se vestem no Marrocos? Devo me vestir igual?

O Marrocos é um país bastante ocidentalizado, principalmente por sua proximidade com a Espanha - a rota marítima entre os dois países, pelo Estreito de Gibraltar, é percorrida em apenas uma hora. 
 
Ou seja: embora quase 99% da população siga o Islã, eles são flexíveis e não é tão fácil encontrar burcas fechadas pelas ruas, cobrindo completamente cabeça e corpo das mulheres, como é comum em alguns países da Ásia e do Oriente Médio.
 
 
No Marrocos, você vai se deparar muito mais com o djellaba, uma túnica longa, usada tanto por homens quanto por mulheres - no caso delas, complementada por um capuz ou véu.
 
 
Mas o calor africano pode representar uma certa dificuldade para as mulheres do lado de cá do globo, acostumadas com shorts, bermudas, vestidos e camisetas levinhas. 
 
Em Marrakech, por ser uma cidade grande e receber muitos estrangeiros, é até comum ver turistas usando short e bermuda. E você pode se vestir assim, claro, e isso não significa que será apedrejada na rua, mas tenha em mente que roupas curtas vão fatalmente atrair olhares e julgamentos. 
 
 
 
Na cidade azul de Chefchaouen (ou Xexuão, em português), no norte, por exemplo, o povo local é mais tradicional. Apesar de ser turística, a cidade fundada no século 15 é considerada território sagrado e foi, por isso, fechada para estrangeiros durante séculos. 
 
 
Roupas um pouco mais fechadas podem fazer você passar calor, é fato - no verão, a temperatura marroquina pode passar dos 40 graus. Mesmo assim, são a melhor saída para quem prefere não chamar muito a atenção dos locais e evitar o assédio.
 
Para driblar o calor das calças, dá para usar saias longas e camisetas de manga curta, evitando barriga, ombros e pernas à mostra sempre que possível. Ter um lenço à mão é importante para cobrir a cabeça e os ombros caso você sinta necessidade.
 
Lembre que, independentemente da sua crença ou religião, é importante respeitar os templos sagrados do povo local: para visitar as poucas Mesquitas que permitem a entrada de não-muçulmanos, use a roupa adequada e tire os sapatos.
 
 
Ou seja, não é obrigatório fazer um check-list de roupas fechadonas para viajar para o Marrocos. O melhor é sempre se vestir de forma que a gente se sente bem :)
 
Mas, se a sua ideia é se mesclar com a população e não chamar muito a atenção dos locais, leve na mala:
 
- Calças jeans e saias longas. Calça legging também é uma opção, desde que usada com camiseta longa, que cubra o quadril;
- Tênis e sapatos baixos. Você vai caminhar bastante e nem todas as calçadas são planas;
- Camisetas de manga curta. Evite blusas de alça, tomara-que-caia e decotes;
- Vestidos ou macacões longos;
- Lenços e xales. Você não precisa vesti-los o tempo todo - dependendo de onde estiver, nem vai sentir necessidade de usá-los. Mas ande com um na bolsa caso se sinta desconfortável em alguma situação ou decida visitar algum templo sagrado.