Gosta de praia, ver um povo alegre e saborear ótimos frutos do mar? Então, conheça Aracaju, a capital de Sergipe. A cidade foi escolhida como destino tendência de 2021 pelo Viajala, já que a procura pela cidade durante a pandemia do covid-19 foi 35% mais alta que a média registrada na plataforma em 2020. Enquanto isso, o Viajala registrou uma queda no preço médio de 32%, em comparação com 2019.
 
A passagem ficou ainda mais barata para quem sai do Rio de Janeiro: a queda do preço foi de 50% de um ano para o outro. Sergipe é mais barato e menos concorrido como destino turístico que outros estados do Nordeste, ou seja, não recebe o mesmo fluxo intenso de pessoas na alta temporada que Bahia ou Ceará, e isso, no pós-pandemia, é uma grande vantagem. A Orla do Atalaia é ampla, aberta, com muito espaço, e as praias são menos aglomeradas.
 
Há também opções lindas fora do litoral, como o Cânion do Xingó, que ainda não atingiu status de mainstream, e é uma experiência única na natureza com boas doses de isolamento.
 
A Lizandra Telles do blog Roteiros para Viajantes separou sete passeios imperdíveis para você aproveitar Aracaju, o destino tendência do "novo normal".
 
 
7 Dicas do que fazer em Aracaju
 
1. Faça o passeio de catamarã para Ilha dos Namorados e Croa do Goré
2. Aproveite a gastronomia local nos restaurantes da Passarela do Caranguejo
3. Dance um forró e divirta-se com os músicos locais no Cariri
4. Caminhe pela Orla de Atalaia
5. Visite o Oceanário de Aracaju
6. Aprenda sobre a cultura de Aracaju
7. Faça o passeio de bug em Mangue Seco
 
Faça o passeio de catamarã para Ilha dos Namorados e Croa do Goré
 
Esse passeio é muito animado! Divirta-se com toda a beleza da natureza local, aproveite para descansar um pouquinho nas redes que ficam na ilha e tirar lindas fotos. Esta experiência é uma das mais bacanas que você terá em sua visita em Aracaju.
 
Aproveite a gastronomia local nos restaurantes da Passarela do Caranguejo
 
A Passarela do Caranguejo é um dos melhores lugares para você encontrar onde comer. Você será recebido por um caranguejo gigante que fica na passarela, dando as boas-vindas a alguns dos melhores pratos que Aracaju tem a oferecer. Este local é famoso por sua variedade de opções de comida, bem como a excelente vista do mar de muitos restaurantes. Recomendo os restaurantes Pitu da Eliane e Coco Sergipe.
 
Dance um forró e divirta-se com os músicos locais no Cariri
 
Quer se divertir à noite em Aracaju? Então você tem que conhecer o Cariri. O Cariri é o local ideal para conhecer a cultura local, dançar forro e se divertir com os músicos. O local é bastante animado, os músicos fazem questão de interagir com as pessoas e tornar o ambiente bem descontraído.
 
 
Caminhe pela Orla de Atalaia
 
Aproveite a brisa do mar e caminhe pela Orla de Atalaia. O melhor horário para visitar a área é durante o pôr do sol, que é lindíssimo. Há também várias cafeterias ao redor da área, o que torna mais fácil para você ter uma
refeição rápida depois de um longo dia aproveitando as praias. O local é limpo e muito organizado também.
 
Visite o oceanário de Aracaju
 
O oceanário de Aracaju abriga mais de 20 tanques com uma grande diversidade de espécies marinhas brasileiras. O local é um aquário com foco especial nas incríveis tartarugas marinhas da região, razão pela qual o edifício tem a forma de uma tartaruga. A vista de cima é impressionante. Esta bela instituição mantém esforços de conservação na região e no ensino da comunidade local sobre o valor do seu ecossistema.
 
 
Aprenda sobre a cultura de Aracaju
 
No centro de Aracaju, você irá encontrar várias exposições sobre a cultura de Sergipe, incluindo a arte de bonecos e feiras de artesanato. Conheça também o Museu da Gente Sergipana, que destaca a herança cultural das
pessoas da região, bem como suas estruturas civis e história. Este museu é uma ótima maneira de mergulhar na cultura local que vai deixar você com uma melhor compreensão de como essa área se transformou na capital de
Sergipe.
 
Faça o passeio de bug em Mangue Seco
 
Lembra da novela Tieta? Você pode conhecer o Mangue Seco, onde a novela foi filmada, no fim dos anos 1980. Para fazer o passeio, você terá que ir para a Praia do Saco, logo ao lado da Ponte Gilberto Amado, que liga Sergipe à Bahia. Depois, é só pegar uma escuna ou lancha para Mangue Seco.
 
Gostou das dicas sobre o que fazer em Aracaju? Compartilhe com seus amigos!