Um dos problemas que podem tirar o sono do viajante e que, infelizmente, acontece com uma certa frequência é o extravio de bagagem. Em voos longos, com escalas, esse problema é ainda mais frequente.  Para ajudar a você a evitar essa situação, o Viajala separou algumas dicas. 
 
O que fazer para evitar o extravio de bagagem 
 
Em caso de conexão, ao fazer o check-in pergunte ao atendente onde será retirada a bagagem. Principalmente em voos internacionais, não é sempre que você vai pegar sua mala no destino final. Por exemplo, alguém que vem do exterior para Belo Horizonte com escala em São Paulo, possivelmente vai retirar a bagagem na capital paulista. 
 
Retire todas as etiquetas de voos antigos. Aquele monte papel com datas e destinos diferentes podem confundir a equipe que transporta a bagagem.  

Identifique sua mala. Essa dica vale tanto para que ninguém pegue sua mala por engano, quanto para, em caso de extravio, ficar mais fácil para equipe responsável entrar em contato. O ideal é colocar uma tag ou um cartão com nome, endereço, e-mail e telefone  para contato do lado de fora e outro com as mesmas informações dentro da mala. 

Evite fazer o check-in muito em cima da hora. É importante que a empresa responsável tenha tempo hábil para colocar a sua mala no avião correto. 
 
O que fazer se a mala for extraviada
 
 
Caso sua mala seja extraviada, entre em contato imediatamente com a empresa aérea. Essa comunicação deve ser feita junto ao balcão da companhia ou de sua representante no aeroporto. Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. 
 
Como recuperar a bagagem ou ser indenizado
 
Se localizada pela empresa, a mala deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro. O prazo máximo para que uma bagagem permaneça na condição de extraviada são 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Não sendo localizada e entregue no prazo indicado, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias. O valor da indenização é variável e pode chegar até 1.131 Direitos Especiais de Saque (DES)*, uma moeda do Fundo Monetário Internacional cujo preço varia diariamente. Em março de 2020, esse valor representa cerca de R$ 7.000,00.
 
Caso o passageiro esteja fora de seu domicílio, a companhia aérea deverá ressarci-lo por gastos emergenciais pelo período em que estiver sem os seus pertences. Cabe a cada empresa definir a forma e os limites diários de ressarcimento. O prazo máximo para o pagamento é de 7 dias, a contar da apresentação dos comprovantes pelo passageiro.
 
Outras dicas importantes
 
  • Leve sempre uma muda de roupas limpas e itens de primeira necessidade na sua mala de mão.
  • Não despache celulares, eletrônicos portáteis, dinheiro e cartões de crédito, jóias ou objetos de valor. 
  • Tire uma foto da mala antes de despachá-la. Isso pode ser ajudar na identificação ou servir como prova no caso de extravio.
  • Confira sua mala após retirá-la na esteira para verificar seu estado. 
  • Declare e faça seguro de itens valiosos, se for o caso, no momento do check-in.