Malta é uma pequena ilha no sul da Europa, perto da Itália. A região já foi ocupada por diversos povos, o que deixou marcas na arquitetura, alimentação e idioma locais. O Maltês é a língua nacional e o inglês é a língua co-oficial, já que o país pertenceu o império britânico de 1814 a 1947. Como é uma região muito visitada, nos restaurantes e pontos turísticos não é difícil achar quem fale italiano, espanhol e, às vezes, até português.

Os brasileiros, nos últimos anos, têm descoberto a ilha. São muitos os estudantes que escolhem Malta para aprender inglês. Para atrair ainda mais alunos não-europeus, o governo maltês começou a permitir que estrangeiros com visto de estudante trabalhem durante sua estadia no país. 
 
Visto 
 
Por fazer parte da União Europeia, os brasileiros não precisam de visto para visitar a ilha. O turista pode ficar até 90 dias por lá, desde que comprove que tenha como se manter pelo período, apresente um seguro de saúde com cobertura maior que 30 mil euros, um passaporte com data de validade superior a seis após a data de retorno e o certificado de vacinação contra febre amarela. 
 
Como chegar
 
Não há voos diretos do Brasil para Malta. Então a maioria dos brasileiros fazem escala em uma grande capital europeia, como Londres e Roma. De lá, existem vários voos para a ilha. Quem preferir pode pegar um barco no sul da Itália, a passagem é mais cara que o avião, porém a viagem já é um passeio. 
 
Gastronomia
 
Por ter sido ocupada por árabes, ingleses e estar muito perto da Itália, a comida de Malta é uma grande mescla de todas essas culinárias. A carne de coelho é bastante consumida pelos malteses, assim como ravioli, queijo de cabra e frutos mar (já que é uma ilha). A comida de rua mais popular é o pastizzi, uma espécie de folhado recheado com ricota, ervilhas ou frango e que custa bem barato, cerca de €0,50. 
 
O que visitar em Malta
 
A ilha possui uma beleza impressionante e os malteses sabem disso. Tanto que existem várias empresas especializadas em explorar as atrações da região. O Viajala separou 5 dos principais cartões-postais: 
 
Lagoa Azul (Blue Lagoon)
 
O ponto turístico mais conhecido é a Lagoa Azul (Blue Lagoon). A água é tão cristalina que parece mentira. O único jeito de visitá-la é por barco, mas não é difícil. Existem companhias que fazem excursões para a região, inclusive parando em outros pontos. Quem quiser ir por conta própria pode pegar um dos barcos locais, a vantagem é que é bem mais barato. 
 
 
Mdina
Mdina já foi a capital de Malta. É uma cidade murada e fica no alto de uma colina. Conhecida como “cidade silenciosa” é uma volta ao passado e inclusive já foi cenário de Game of Thrones
 
Gruta Azul (Blue Grotto)
As águas da Gruta Azul (Blue Grotto) são tão vivas que parecem fluorescentes. Quem quiser ver por dentro, tem que pegar um barco. Porém só a visão panorâmica já vale a visita.  
 
 
Marsaxlokk
Essa aldeia de pescadores atrai muitos turistas pelos charmosos barquinhos coloridos atracados. Aos domingos, é possível comprar peixes frescos, produtos típicos e mais um monte de bugigangas na feira local. 
 
St. Peter’s Pool
Perto de Marsaxlokk, essa espécie de piscina formada entre as rochas vale pela vista. Alguns corajosos se arriscam a pular das pedras na água, mas St Peter’s Pool não é recomendada para as crianças pequenas ou para quem não sabem nadar, já que as águas são profundas e não tem salva-vidas. 
 
Valetta
A capital do país não é muito grande, mas tem seu charme. As ruas são estreitas e cheia de prédios históricos. Um dos atrativos da cidade são os Jardins de Barrakka de onde todos os dias, canhões atiram em direção à baía, fazendo um barulhão e divertindo os turistas.
 
 
Você pode aproveitar que está em Malta para curtir uns dias na vizinha Itália. Confira os nossos guias de Roma e Milão e de lugares pouco conhecidos na Itália