Diz-se que tudo começou para comemorar o casamento do rei bávaro Ludwig I, em 1810 - e a festa foi tão lendária que a galera comemora até hoje em um dos melhores eventos da Europa.
 
A Oktoberfest recebe cerca de seis milhões de visitantes por ano, que decidem viajar para Munique, na Alemanha, a fim de se reunir, beber, comer e se divertir o dia inteiro, voltando cedo para casa, já que a folia termina sempre antes da meia-noite. Vale dizer: participar dessa festa é uma experiência inesquecível.
 
Depois de dois anos sem festa devido à pandemia do Coronavírus (2020 e 2021), é provável que o evento volte com a corda toda em 2022. Se você planeja conhecer uma das melhores folias da Europa, é bom já começar a se planejar.
 

O que saber antes de ir na Oktoberfest de Munique, na Alemanha:

Programe-se: A entrada no parque é gratuita e a gastronomia alemã é farta e bem em conta, o que ajuda a economizar. Mas as opções baratas de hospedagem esgotam rapidinho nessa época e o jeito é reservar tudo com antecedência para garantir os melhores preços.
 
Não espere variedade: a Oktoberfest serve basicamente a cerveja Helles, uma lager leve. É ela que você vai encontrar em todas as tendas e a variação de sabor desse estilo entre uma cervejaria e outra não é exatamente perceptível. Mudar de tenda vale pela experiência da festa, mas não altera muito a experiência cervejeira. Apenas algumas lojas e bares pequenos, fora das tendas, servem cervejas alemãs de outros estilos, como Weiss e Dunkel.
 
Reserve lugar nas tendas apenas se quiser: você não precisa pagar nada para acessar o parque e as tendas das cervejarias. Se desejar mais comodidade e garantia de entrada mesmo em tendas lotadas, você pode reservar uma mesa mediante pagamento. Dá para fazer isso no próprio site da Oktoberfest, clicando na tenda de preferência - os preços vão de dezenas de euros, em reservas individuais, a centenas, para grupos, e incluem fichas de cerveja e comida.
 
Vá de metrô: as linhas são bem organizadas em Munique e a estação Theresienhöhe deixa você na frente do parque. 
 
Chegue cedo: os portões da Oktoberfest abrem às 9h nos fins de semana e às 10h nos dias de semana - e algumas tendas lotam em menos de uma hora. O evento tem até um barômetro que mostra a lotação média das tendas por dia e horário para você se organizar. Se você não tiver reserva (única garantia de entrada na tenda lotada), o jeito é aguardar na fila, que costuma ser bem demorada. Por isso, anote essa: chegue antes de todo mundo para curtir as tendas mais concorridas de manhã e visitar o resto à tarde. Lembre-se de que, ao sair de uma tenda, você pode não conseguir voltar mais devido à lotação. 
 
 
Proteja-se: leve gorro, capuz ou protetor solar. O parque é bastante aberto e não há proteção contra o frio, o sol ou a chuva caso você resolva mudar de tenda ou tenha que esperar na fila de alguma.
 
Use tênis: ou qualquer sapato fechado, sem salto. Esteja preparado para levar alguns pisões.
 
Marque um ponto de encontro: a área da festa é gigante, os pontos são distantes uns dos outros e são rodeados de milhares de pessoas vestidas de forma muito parecida. É importante combinar um lugar de reunião caso algum amigo se perca do grupo na primeira ida ao banheiro.
 
Não tente roubar uma caneca como souvenir achando que ninguém vai notar: a fiscalização é bem intensa e os seguranças estão acostumados a revistar mochilas e bolsas o tempo todo. Além disso, as canecas que são adquiridas nas lojinhas das tendas vêm com um selo de compra facilmente identificável.
 
Leve dinheiro: e bastante. Apesar da entrada no parque ser gratuita, a maioria das tendas de cervejarias e lojas de lanches e souvenirs não aceita cartão de crédito - e as poucas que aceitam enfrentam linhas congestionadas o tempo todo. Aproveite para ter moedas à mão, para facilitar as gorjetas.
 
 
Nas tendas, mesmo sem reserva, cole em alguma mesa: as garçonetes nem prestam atenção em quem está de pé. Para pedir o seu caneco de chope, o melhor é sentar-se (mesmo que seja provisoriamente, com um grupo de desconhecidos) ou pedir para alguém que esteja sentado fazer o pedido por você. 
 
Nas tendas, os canecos têm um litro mesmo: e não adianta pedir por um caneco menor, porque não tem. Cada caneco custa em torno de 10 euros. Vá preparado para beber tudo isso ou combine com alguém que tope dividir a cerveja com você.
 
Aproveite com moderação: a festa dura o dia inteiro e não vale a pena ir até a Alemanha para passar mal ainda de manhã, né? Vá com calma nos canecos, alimente-se bem e hidrate-se para curtir a Oktoberfest até o fim sem dores de cabeça.