A América Latina tem alguns dos melhores lugares do mundo para aprender a mergulhar. Quando você conquista o primeiro nível, verá que ele abre um novo mundo de experiências e maravilhas subaquáticas para descobrir, cheio de aprendizado e contato com a natureza - e nem é tão difícil quanto parece!
 
 
É possível obter a certificação do primeiro nível em apenas quatro dias. O processo começa com aulas teóricas, seguido de aulas práticas em piscina e, então, quatro mergulhos no mar: pronto. Já pode descer até 18 metros(!). "É importante escolher um lugar adequado para o seu primeiro mergulho, e isso depende de muitos fatores: boa visibilidade, temperaturas amenas, pouca ou nenhuma corrente, locais rasos e com centros de mergulho experientes, porque é isso que dá segurança ao novato", explica a francesa Isabelle Barbier, instrutora de mergulho e co-fundadora da agência de viagens SeaCrush, que oferece excursões de mergulho por alguns dos melhores lugares para a prática do mundo.
 
 
"De qualquer forma, há uma curva de aprendizado e o mergulhador vai observar uma melhora a cada tentativa. A gente recomenda que o cliente siga mergulhando depois de completar seu primeiro nível para melhorar suas habilidades e se sentir mais confiante". Isabelle já esteve em mais de 60 países, mergulhando e trabalhando como voluntária em centros de conservação marinha. Aproveitando essa experiência toda, ela escolheu pra gente quais são os 4 melhores lugares para praticar mergulho pela primeira vez na América Latina. Confere aí:

Riviera Maya, México

Localizado no segundo maior recife de barreira do mundo, a Riviera Maya é muito popular entre os mergulhadores. A ilha de Cozumel tem uma variedade de locais que atraem de iniciantes a mergulhadores mais experientes. Na temporada certa, dá até para fazer snorkel com tubarões-baleia, perto da Isla Mujeres.
 
Depois de se aprofundar um pouco na arte do mergulho, o aventureiro será capaz de mergulhar nos cenotes e suas cavernas escondidas. "Não se sinta pressionado a passar por todas as etapas de uma vez", diz Isabelle. "Os cenotes também podem ser explorados com snorkel. É melhor aproveitar o tempo e praticar o que você aprendeu depois de cada nível, sem se precipitar."
 
Melhor época para mergulho: de dezembro a março. Para ver tubarões-baleia, de julho a agosto.
Como chegar: voe até Cancun e, de lá, pegue um transporte coletivo ou táxi para qualquer ponto ao longo da costa (Playa del Carmen, Tulum ...) e um barco para Cozumel.

Utila, Honduras

Utila é a mistura perfeita de "chill", excelente educação em mergulho e ... festa! "A cultura mochileira é muito forte por lá", conta a mergulhadora. "Além disso, os preços são relativamente baixos e o alojamento é gratuito para quem se inscreve em cursos de mergulho. Utila é, há décadas, o destino mais popular do mundo para obter o seu primeiro nível". O lugar ainda tem um bônus: é um dos únicos destinos onde você pode ver tubarões-baleia o ano todo.
 
Melhor época para mergulho: de março a outubro.
Como chegar: pegue um voo para Roatan, a ilha vizinha, ou para La Ceiba (via San Pedro Sula). A partir dali, pegue o Utila Dream Ferry - ele parte de La Ceiba todos os dias e de Roatan nos fins de semana. Também é possível fazer o último trecho com um voo local.

Providencia, Colômbia

Localizado na terceira maior barreira de corais da costa da Nicarágua, Providencia é uma boa alternativa à populosa ilha de San Andrés, sua vizinha. Reserva da Biosfera da UNESCO, Providencia tem uma excelente vida marinha e uma topografia subaquática com falésias, cavernas, buracos azuis e até navios piratas afundados. "É uma região menos turística, o que significa uma oferta menor de lojas e escolas de mergulho. É melhor entrar em contato com elas antes da viagem, para não ter surpresas na última hora", recomenda Isabelle. 
 
Melhor época para mergulho: de janeiro a abril.
Como chegar: pegue um voo para a Ilha de San Andrés, e complete o trajeto com um voo de 20 minutos com companhias aéreas locais ou com serviços de balsa.

Fernando do Noronha, Brasil

O lugar mais exclusivo para aprender a mergulhar é este arquipélago vulcânico localizado no Atlântico, a 525 km de Recife e a 350 km de Natal. Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, Noronha é perfeito para o ecoturismo, com praias deslumbrantes, trilhas épicas e bons locais para mergulho com cilindro e snorkel.
 
"Se você quer se desconectar da vida agitada na cidade, essa pode ser sua melhor opção", indica a mergulhadora. "É possível encontrar tartarugas marinhas, arraias, golfinhos e talvez até mesmo tubarões de recife nadando em suas águas mornas e claras." Mas há uma restrição: "há pouca estrutura e, para proteger a ilha, menos de 500 pessoas são admitidas por vez", avisa Isabelle. "Organize muito bem a sua viagem para evitar qualquer desilusão."
 
Melhor época para mergulho: de setembro a dezembro. "Na estação seca, a visibilidade embaixo d'água é melhor."
Como chegar: De avião, comprando um voo via Recife, PE, ou um voo via Natal, RN.