A região serrana do Rio Grande do Sul é um lugar perfeito para fazer muitas coisas - passeios por vinhedos, road trip romântica, trilhas para ver cascatas - mas nunca, jamais para fazer dieta. É tanta comida boa que a tentação, ao menos na primeira visita, é pular todos os passeios da programação e ficar só nos restaurantes de Gramado, Canela e Bento Gonçalves.
 
Para quem viaja via Porto Alegre e visita a Serra Gaúcha pela primeira vez e não sabe por qual refeição começar, fizemos uma lista com as 6 comidas típicas mais irresistíveis e onde encontrar seus apetitosos exemplares. Dica: para acompanhar, peça um bom vinho local. 

Tortéi

Esses triângulos de massa fresca e artesanal recheados de abóbora são quase um patrimônio da Serra Gaúcha. A receita vem dos italianos, que chegaram na região no final do século XIX. O restaurante Canta Maria, de Bento Gonçalves, serve uma versão da massa coberta com molho de tomate seco (foto) que é deliciosa.

Fondue

Carro-chefe de Gramado, o "pacote" de sequência de fondue costuma incluir os pratos doces e salgados, acompanhamentos, molhos, pães e em alguns lugares, até o vinho. Um dos mais tradicionais da cidade é o St Gallen, que tem preços bem em conta.

Café Colonial

Encarar uma mesa gigante com pães, bolos, sucos, vinhos, salgados, embutidos, queijos, carnes - tudo ao mesmo tempo - é para os fortes. Principalmente porque, depois disso tudo, ainda pode ter um buffet de sobremesas(!). O café colonial é um almo-janta dos mais fartos da região e o mais tradicional é o do restaurante Bela Vista (foto), em Gramado.

Cuca alemã

Esse pãozinho massudo com farofa doce e geléia é um dos melhores pratos das cidades alemãs da região. Ué, não é sobremesa? Que nada! A cuca é servida junto com a comida e o contraste dos sabores é maravilhoso. Você pode provar nos cafés coloniais da serra ou correr para o Cuca Haus (foto), em Porto Alegre mesmo, onde até o hambúrguer é colocado na cuca - e fica incrível.

Sopa de Capeletti

Também italiana, essa massa recheada pode ser de carne, de frango, de linguiça... mas o que mais dá sabor é o "brodo", ou seja, o caldo. Uma das melhores da região é o da Casa DiPaolo, com filiais na serra e em Porto Alegre. Lá, a sopa de capeletti ainda serve de entrada de uma infinidade de pratos com galeto e polenta brustolada.

Risoto

Ele veio do norte da Itália e, na sua origem, usava o frango e o arroz como principais ingredientes. Além de delicioso, o risoto é um prato italiano muito fácil de encontrar na serra, tanto em restaurantes tradicionais quanto nos mais moderninhos, como o Containner Bistrot, de Canela. Lá, além do ambiente diferentão, as receitas de risoto também inovam, com combinações como filé e tamarindo.