A primeira capital do Brasil é também uma das mais visitadas do país tanto por turistas nacionais como estrangeiros. A beleza de Salvador fez com que a cidade fosse o único município brasileiro indicado em 2019 como "lugar a conhecer" pelo jornal The New York Times.
 
O que fazer em Salvador
 
Seu roteiro em Salvador vai depender de quanto tempo você vai ficar por lá e o tipo de turismo que você busca. 
 
Centro histórico
 
Quem gosta de história vai adorar os prédios do centro histórico. No Pelourinho, o turista pode conhecer o Brasil colônia: igrejas antigas, casinhas coloniais, ruas de paralelepípedo...  Um dos atrativos da região é a missa na igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde a celebração é feita com instrumentos de origem africana. As missas ocorrem segunda e domingo às 9h, às terças, sextas, última quarta do mês e 1ª quinta às 18h. 
 
Perto do Pelourinho está o Elevador Lacerda, que liga a cidade alta à cidade baixa. Um trecho custa R$ 0,15. Chegando à cidade baixa, o turista pode aproveitar o Mercado Modelo, onde há várias banquinhas com artesanato e produtos típicos. Além de restaurantes com vista para a Baía de Todos os Santos. 
 
Pelourinho/Salvador
 
Apesar de não ficar no Centro Histórico, a região do Bonfim está muito ligada ao passado colonial e escravocrata da cidade. Concluída em 1772, é nas grades da igreja do bairro onde se amarram as fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim. 
 
Praias
 
Se é praia que você quer, Salvador também está cheia de opções. Na parte norte da cidade, perto do aeroporto, Flamengo e Stella Mares são as mais frequentadas pelos moradores. Não muito longe dali está Itapuã, que ficou conhecida pelos versos de Vinícius de Moraes.  
 
Itapuã/Salvador
 
Já do outro lado da cidade está a Praia de Ondina, um dos bairros mais nobres de Salvador. A praia possui uma boa infraestrutura com quiosques e barracas que comercializam petiscos e bebidas. Ainda no circuito Barra-Ondina, está a praia do Farol da Barra, um dos cartões-postais da capital. 
 
Na região mais central de Salvador também existem praias como a da Pituba, porém o mar é agitado e não muito recomendado para quem não sabe nadar. Os surfistas é quem mais aproveitam essa agitação toda. 
 
Onde se hospedar
 
Salvador é uma cidade muito grande e decidir onde se hospedar vai depender do tipo de roteiro que você escolheu. Basicamente o circuito de hotéis é dividido em 3: região norte, onde estão as praias de Stella Maris e Flamengo; Centro Histórico e Ondina-Rio Vermelho, onde a noite é muito animada.
 
Quando ir
 
Não tem tempo ruim em Salvador, literalmente. Por lá o sol brilha quase o ano todo. Nos meses de inverno entre julho e agosto é que as chuvas são um pouco mais frequentes. Porém é no verão que a cidade fica mais lotada. Entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, mais 3,7 milhões de turistas visitaram a cidade. Então se você não quer aquela muvuca de turista, é bom escolher uma outra época para visitar a capital baiana. 
 
Como chegar
 
A forma mais fácil de chegar a Salvador é de avião. O aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães é um dos dez mais movimentados do país e tem voos para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais. 
 
Com a inauguração do metrô, ficou mais fácil a ligação entre aeroporto e o centro. A cada 10 minutos saem ônibus gratuitos que levam até a Estação Aeroporto. De lá, basta pegar um metrô até o centro, o trajeto dura cerca de 30 minutos. 
 
Quem optar por ir de ônibus, a rodoviária recebe linhas de várias cidades do Brasil. Aracaju é a capital mais próxima, são cerca de 5 horas de viagem. Para quem sai de outras regiões, o ideal é ir de avião mesmo, já que é a distância é longa. Por exemplo, de Belo Horizonte a Salvador são 24 horas de estrada. Haja chão!

Quer saber mais sobre a Bahia? Confira os nossos guias do o Sul do estado e da Chapada Diamantina.