Seu passaporte venceu ou está por vencer, não dá tempo de fazer outro e você não quer deixar de viajar nas férias? Saiba que a entrada de brasileiros é liberada apenas com a Carteira de Identidade (RG) em vários países da América do Sul. 
 
A lista era bem mais restrita tempos atrás, quando faziam parte somente os países fundadores do Mercado Comum do Sul, o Mercosul. Mas, desde 2008, países que integram o bloco como associados também permitem a entrada sem a necessidade de passaporte. 
 
É importante estar com o RG em bom estado e atualizado, expedido há, no máximo, 10 anos. Carteiras de identidade mal cuidadas, rasgadas ou antigas, com fotos irreconhecíveis, podem não ser aceitas. Um alerta: a carteira de habilitação (CNH) não é válida como documento de identificação para entrar em outro país. Muita gente utiliza a CNH para identificar-se dentro do Brasil, mas lembre-se que, em território internacional, só valem passaporte e, no caso desses países, RG.
 
Confira a lista completa e veja por que visitar os nossos vizinhos:

Argentina

O país hermano pode não ser dos mais baratos mas, ao mesmo tempo, está tão pertinho e é tão fácil de chegar, que se transforma em um destino perfeito para fins de semana prolongados. Além da bela capital Buenos Aires, com seus prédios históricos e sua intensa cena cultural, o brasileiro também costuma rumar para a Patagônia, ao sul, principalmente para conhecer as estações de esqui de Bariloche, o impressionante glaciar de Perito Moreno, em El Calafate, e a cidade do fim do mundo, Ushuaia.

Uruguai

 

Quem mora no Rio Grande do Sul costuma visitar o Uruguai de carro mesmo, mas quem prefere ir de avião encontra opções muito em conta de passagens para Montevidéu o ano todo. Esse país tão pequeno e acolhedor pode ser percorrido em poucos dias, com paradas estratégicas em cidades incríveis, como a charmosa Colonia del Sacramento, cidade histórica que é Patrimônio Mundial da UNESCO, e as deliciosas praias de Punta del Diablo, Cabo Polonio e Piriápolis.

Chile

Também não faltam voos em promoção para Santiago, uma das capitais latinas com skyline mais impressiontante - só a vista dos prédios emoldurados pela Cordilheira dos Andes, conferida de cima do Cerro San Cristóbal, já vale uma visita à cidade. Além disso, os extremos chilenos também escondem algumas das paisagens mais incríveis das Américas: ao sul, na Patagônia, o belo parque Torres del Paine e, ao norte, o impressionante Deserto do Atacama.

Bolívia

 
Um país extremamente barato e surpreendentemente bonito: assim é a Bolívia, que tem história, deserto, montanhas nevadas, salar e o lago mais alto do mundo. O Salar de Uyuni, um dos passeios mais procurados pelos brasileiros, leva o viajante por uma imensidão de sal onde céu e chão se confundem o tempo todo. Já as ilhas do Sol e da Lua trazem a paisagem do Lago Titicaca aliada à comida simples e deliciosa dos vilarejos de pescadores.

Equador

As construções históricas da capital Quito, como a imponente Catedral de 1561, não são a única atração desse pequeno país: o Equador tem lagoas, vulcões, reservas ambientais e as fascinantes Ilhas Galápagos, o principal laboratório de biologia do mundo, consagrado pelo naturalista britânico Charles Darwin.

Colômbia

 
Depois dos anos 1990 conturbados, em que a Colômbia enfrentou uma guerra contra o tráfico de drogas e contra as forças rebeldes das FARC, o país renasceu e ganhou força no turismo internacional. A capital Bogotá, na região dos Andes, tem edifícios históricos e clima frio de montanha; a jovem Medellin é um reduto de grafites, parques, hostels cheios de mochileiros estrangeiros e boa gastronomia; e a caribenha Cartagena de Indias mescla cores, história e paisagens paradisíacas nos arredores da cidade murada, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Peru

 
Só uma passada por Lima, uma das capitais mais vibrantes da América do Sul, já vale a viagem para o Peru. Quem tem mais tempo pode aproveitar para conhecer Cuzco, no Vale Sagrado dos Incas, e percorrer dezenas de sítios arqueológicos, além do Patrimônio Mundial da UNESCO Machu Picchu, cidade perdida a quase 2.500 metros de altitude.

Paraguai

Mais conhecido como um destino de compras em Ciudad del Este, o Paraguai também tem sua parte na Usina de Itaipu e muitas ruínas de Missões Jesuíticas para visitar, Patrimônio Mundial da Unesco, fundadas entre os séculos 17 e 18. 

Venezuela

 
A crise política e econômica da Venezuela, com hiperinflação e escassez de alimentos, está fazendo sua população migrar para o Brasil - ou seja, não é um bom momento para fazer o caminho contrário. Mas guarde essa dica para mais adiante: a Venezuela é um país barato de viajar, possui ilhas caribenhas de tirar o fôlego, mar azul turquesa, e uma gastronomia deliciosa.