Segundo domingo de agosto é um momento para curtir com os pais e nada melhor que pegar uma praia para celebrar o Dia dos Pais. O Viajala separou praias em todas (sim, todas) as regiões do país para vocês se divertirem. 
 
Região Nordeste
 
Trancoso (BA)
 
No estado com o maior litoral do país, o que não faltam são lindas praias. No sul da Bahia, uma das mais bonitas e que já virou residência de vários famosos é Trancoso. O distrito de Porto Seguro possui mar transparente, piscinas naturais, belos coqueirais e longas faixas de areia. E tem praia para todos os gostos, desde aquelas agitadas cheia de turistas a locais praticamente desertos. 
 
As praias mais movimentadas de Trancoso são a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, lá estão a maioria dos restaurantes e pousadas. Quem quer é um pouco mais de sossego, tem que visitar lindíssimas Ponta de Itaquena, com muita mata nativa, e do Rio da Barra, que tem falésias e piscinas naturais. 
 
Muita gente aproveita a estadia nas vizinhas Porto Seguro e Arraial d'Ajuda para fazer um bate-volta na cidade. Porém se você quiser realmente aproveitar todas as belezas locais, o ideal é passar pelo menos uns três dias por lá. 
 
A melhor forma de chegar a Trancoso é por Porto Seguro. De lá é só pegar a balsa até Arraial d'Ajuda (transporta passageiros e veículos) e depois seguir até a cidade. A partir da balsa de Arraial, ônibus circulam entre 6h e 18h40. 
 
 
Região Sudeste
 
Guarapari (ES) 
 
Durante muitos anos, Guarapari era quase que exclusividade dos mineiros. Eram tantos moradores do estado vizinho que desciam para o Espírito Santo que pelas ruas praticamente só se escutava "uai"e "sô". Porém a região ganhou mais investimentos no últimos anos e outras pessoas também passaram a frequentar a região. 
 
A cidade possui uma orla, com muitas praias urbanizadas e tomadas por calçadões, quiosques, bares e restaurantes - caso das praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta. Guarapari também tem praias mais sossegadas para quem quer fugir do clima urbano, como a Praia da Peracanga, a Praia dos Padres e Santa Mônica. 
 
Guarapari está localizada a 55 km de Vitória onde fica o aeroporto mais próximo. De lá sai um ônibus direto para o balneário, as passagens custam a partir de R$ 23. Quem chega de trem pela capital capixaba, tem que ir até a rodoviária para pegar o ônibus para Guarapari. Dá também para alugar uma van que já te busca na própria estação. Já quem prefere transporte rodoviário, Guarapari recebe ônibus de várias cidades do país. 
 
 
Região Sul
 
Itapema (SC)
 
Com 7 quilômetros de orla, Itapema é considerada um dos melhores banhos de mar do estado. Isso porque ao contrário de outros balneários, os edifícios foram planejados para evitar que a sombra invadisse a faixa de areia, larga e clara - garantindo sol o dia inteiro. 
 
Entre as praias mais conhecidas está a Meia Praia, que conta com ótima estrutura para os turistas, com uma grande oferta de apartamentos, calçadão beira mar e comércio. Outro local que merece a visita é o encontro do Rio Bela Cruz com o mar. Lá foi construída a Ponte do Suspiro, que serve de cenário para muitas fotografias. Feita de pedras, com arcos nas laterais da cobertura, faz a ligação para pedestres entre dois trechos da praia.
 
Itapema fica a apenas 12 km de Balneário Camboriú e a 60 km de Floripa. Quem vai de avião, o aeroporto mais perto é o de Navegantes, a cerca de 30 km da cidade. Quem prefere ônibus, empresas como Pluma, Itapemirim, Catarinense e Reunidas oferecem horários diariamente para ligar Itapema a outras cidades Brasileiras. Outra alternativa, seria as linhas que passam por Balneário Camboriú.
 
 
Região Norte
 
Salinópolis (PA)
 
Salinópolis ou Salinas possui praias oceânicas de areia branquinha e um sol que aparece o ano todo. Uma curiosidade do lugar é que dá pra ir de carro para a praia (para a praia mesmo, não até o calçadão). Nas praias de Atalaia e do Farol, é permitida a entrada de carros nas faixas de areia. Há ainda as praias do Amor e do Cruzeiro e a praia Maria Baixinha, acessível apenas de barco, oferecendo ao turista uma experiência em meio a vegetação virgem, em mar aberto e praticamente sem ondas.
 
Salinópolis fica a 214 km de Belém, que é o principal ponto de partida para o balneário. Da capital paraense, saem ônibus para Salinópolis, as passagens custam a partir de R$ 45 e o trajeto dura cerca de 4 horas. Alugar carro uma boa opção, já que a cidade de Salinas fica um pouco distante de suas praias mais famosas, cerca de 12km. 
 
 
Região Centro-Oeste
 
Nova Xavantina (MT)
 
O Centro-Oeste é a única região que não é banhada pelo mar, o que não significa que por lá não dá praia.  Em Nova Xavantina, um dos lugares que você deve visitar é a Praia da Lua, que é banhada pelas águas do Rio das Mortes. O nome é meio estranho, mas a praia é bem badalada, com bares e restaurantes.  
Quem deseja nadar por lá, tem que ficar atento, já que a correnteza do rio é forte. Mesmo para quem não quer se arriscar, vale a visita já que o lugar é lindo. Além dela, dá para aproveitar as praias do Chiquito e do Sol. 
O aeroporto mais perto é o de Barra do Garças, a cerca de 150 km, porém quem quiser pode pegar um avião até Goiânia, que fica a cerca de 500 km da cidade. A cidade também recebe ônibus de várias cidades do Mato Grosso e de Goiás.