Tirar visto de turista é, convenhamos, uma tarefa bem chata. Além da burocracia e do tempo envolvidos, o custo costuma ser alto e pode nem compensar, principalmente quando se trata de uma viagem curta, de poucos dias ou semanas.
 
Para simplificar as férias, a saída pode ser viajar para um país que não exige visto. Sem ele, no geral, o viajante pode entrar apenas como turista mesmo (ou seja, sem permissão de trabalho ou estudo) e o tempo de permanência, embora varie de país para país, fica mais restrito.
 
É importante lembrar que as recomendações para a viagem são sempre as mesmas: além do passaporte válido com foto e em bom estado, é sempre bom ter em mãos um seguro saúde internacional, a passagem de volta e os comprovantes de hospedagem. A decisão sobre permitir ou não a entrada de cada turista segue sendo dos seguranças da imigração, ou seja, é melhor ter tudo certinho para não correr riscos. 
 
Saiba quais são os países mais incríveis que não exigem visto dos turistas brasileiros:

Europa

Espanha, Itália, Portugal, França, Áustria, Alemanha... Além de ser incrível, a Europa tem facilidades que combinam demais com um mochilão: uma malha ferroviária eficiente e estradas novinhas e bem cuidadas para quem quer viajar de carro. E quem viaja internamente por terra só enfrenta a burocracia no país onde aterrizar, no aeroporto: as fronteiras da União Europeia são abertas e, no geral, uma vez lá dentro, você transita livremente.
 
A partir de 2021, os brasileiros precisarão de uma autorização prévia para entrar nos países da União Europeia, é verdade - a decisão foi aprovada em julho de 2018 pelo Parlamento Europeu. Ainda assim, essa autorização não vai configurar um visto, até porque é mais simples e rápida de conseguir, já que é feita online, e muito mais barata: deve custar 7 €, com validade de três anos. A autorização não será exigida para entrar no Reino Unido.

América do Sul

Aqui pertinho tem de tudo: desertos, geleiras, vinhedos, capitais cosmopolitas, cidades históricas, sítios arqueológicos, praias caribenhas... Dos territórios Sul-Americanos, só exigem visto os que pertencem aos europeus, como as Ilhas Falkland, do Reino Unido, e a Guiana Francesa. Para os outros países, o visto é dispensado.
 
Em muitos casos, não precisa nem mesmo de passaporte: em destinos como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, a entrada de brasileiros é liberada com a Carteira de Identidade (RG). A lista já foi mais restrita, quando faziam parte somente os países fundadores do Mercosul, mas, desde 2008, países que integram o bloco como associados também permitem a entrada sem exigir passaporte. Facilidades à parte, a carteira de habilitação (CNH) não é aceita e o RG apresentado precisa estar em bom estado e atualizado, expedido há, no máximo, 10 anos.

América do Norte e Central

Que Estados Unidos, que nada! As dificuldades de tirar o visto americano (e o preço salgado do dito-cujo) acabam levando muitos brasileiros aos seus "vizinhos", do México para baixo. As terras mexicanas tem as praias caribenhas mais badaladas (e acredite: pode sair mais barato que viajar para o Nordeste brasileiro), uma capital federal cheia de vida e algumas das maiores pirâmides do mundo. A baratíssima Cuba, na América Central, além do charme de ser um país meio parado no tempo, mais precisamente nos anos 1950, também possui praias paradisíacas e muita história para contar.
 
No caso de Cuba, até é exigido uma espécie de visto para a viagem, mas o valor é bem mais em conta (em torno de US$20) e pode ser feito no aeroporto mesmo, antes de embarcar para Havana. Também não exigem visto destinos de praia e compras como Panamá, Jamaica, Santa Lúcia, Barbados, Bahamas...

Ásia

Frequentes promoções de voos para Bangkok andam fazendo da Tailândia um dos destinos asiáticos mais buscados pelos brasileiros. Cheio de imponentes templos budistas e praias selvagens, o país é barato e a dispensa do visto torna a viagem ainda mais em conta.
 
A dupla Hong Kong e Macau també pode ser visitada na mesma viagem, sem visto: a curiosa Macau, que mistura a arte e a arquitetura chinesas com o estilo clássico português, está a apenas uma hora de ferry boat de Hong Kong e merece, no mínimo, um bate e volta.
 
China exige visto dos brasileiros, mas ele é dispensado por até três dias de permanência para quem faz escala, pegando um voo que pare em Xangai ou Pequim, antes de seguir para o destino final. Assim, o visitante também tem tempo de conhecer um pouquinho das grandes cidades chinesas! 
 
Mongólia, Malásia, Cingapura e Coreia do Sul também não exigem visto de brasileiros.

África

Coladinho com a Espanha, separado dela apenas pelo Estreito de Gibraltar, o Marrocos é um dos destinos mais incríveis para quem gosta de arquitetura, história e culturas diferentes. Dá para conhecer cidades imperiais, hospedar-se em riads incríveis, passear no deserto do Saara... Além disso, tem quem inclua o Marrocos em roteiros pela Europa - afinal, saindo de Madri ou de Lisboa, as passagens aéreas costumam ser bem mais baratas, e também é possível fazer a travessia via ferry boat.
 
Para quem não fala francês e prefere não se arriscar, as melhores opções fluentes no inglês (o que facilita bastante a vida dos turistas estrangeiros) são a África do Sul, com suas belas paisagens e seus safaris selvagens, e as 115 ilhas do isolado (e lindo!) arquipélago de Seychelles.

Oceania

A Nova Zelândia é o destino mais procurado pelos brasileiros que rumam para a Oceania sem visto. O país tem montanha, tem vulcão, tem praia, aventura, vinhedos e até atrações para nerd nenhum botar defeito, como os sets de filmagem da saga O Senhor dos Anéis. Também não exigem visto as ilhas Fiji, as ilhas da Micronésia, Samoa, Tonga...