Foz do Iguaçu é um destino multicultural e internacionalmente conhecido. A cidade recebe mais de um milhão de visitantes todos os anos, especialmente por conta de seu principal ponto turístico, as Cataratas do Iguaçu! No entanto, além das famosas quedas d'água, Foz tem vários outros passeios bacanas para oferecer. Pensando nisso, elaboramos um roteiro de quatro dias para quem vai passar pela cidade e quer aproveitar todas as atrações em família.

Primeiro Dia

O primeiro ponto turístico do dia é a Usina de Itaipu, onde há várias atrações diferentes. Embora o Circuito Especial seja fechado apenas para adultos, a família toda pode aproveitar a Visita Panorâmica, onde é possível ter uma vista completa da Usina e conhecer tudo sobre seu funcionamento.
 
Outro passeio bacana é o Refúgio Biológico, que consiste em uma caminhada de dois quilômetros para aprender mais sobre a fauna e a flora da região. Feche seu dia na Usina com o passeio de barco Kattamaran, seja para almoçar ou apenas apreciar a vista do lago de Itaipu.
 
Recomendamos que os passeios na Usina de Itaipu sejam reservados com antecedência, o que pode ser feito pelo site da Usina!
 

Segundo Dia

Hoje é o dia de visitar as Cataratas! Acorde cedo e tome um café reforçado para visitar o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. O ingresso para o passeio inclui um ônibus que leva os visitantes até a entrada de diferentes atrações. Dentro do parque, você pode realizar diversos passeios. O principal deles é uma trilha para ver as quedas, e recomendamos levar uma capa de chuva já que em determinado ponto da caminhada chega-se muito perto delas!
 
 
Você também pode comprar outros passeios dentro do parque. Se quiser fazer o passeio de barco, nossa sugestão é fazê-lo no lado argentino. O parque também oferece um almoço com a vista das Cataratas! 
Depois de sair das Cataratas, visite o Parque das Aves. É um passeio curto, mas muito recomendado. Ele é o maior parque de aves da América Latina, e você poderá ver de perto diferentes espécies de aves de várias partes do Brasil, como papagaios, tucanos, flamingos e mais!

Terceiro Dia

Depois de visitar o lado brasileiro, é hora de conhecer o lado argentino das Cataratas do Iguaçu! Nossa sugestão aqui é chegar cedo para aproveitar o dia todo, já que esse lado é bem maior e oferece diversas trilhas para observar as quedas d'água, além dos passeios adicionais. Um adicional muito bacana é o passeio de barco, que leva os visitantes até bem pertinho das Cataratas. As opções de restaurantes não são muito boas por aqui, e por ser um passeio longo, recomendamos que você leve comidinhas para beliscar. Observe que, se você estiver fazendo esse passeio durante a pandemia do coronavírus, o acesso ao lado argentino pode não ser permitido. Verifique a situação atual antes de organizar essa parte do passeio.
 

Quarto Dia

Uma sugestão de passeio bacana com crianças é visitar o centro de preservação animal Guira-Oga, que abriga animais que ficaram feridos em algum acidente. Os visitantes percorrem uma trilha acompanhados por um guia, que detalha a história de cada um dos animais ali presentes. Outro programa interessante é conhecer a Comunidade Indígena Iriapu, aprender sobre uma cultura diferente e até comprar artesanatos fabricados por eles. 
 
Se a ideia é fazer outras comprinhas antes de ir embora, recomendamos dar uma passada no Duty Free. Os preços por lá podem ser bem convidativos. Os mais empenhados podem visitar o Paraguai para pechinchar, mas lembre-se de verificar os requisitos para entrada e saída do país, especialmente durante a pandemia do Coronavírus.
 
Como deu para ver, Foz do Iguaçu oferece várias opções de passeios para todos os gostos. Além desses que a gente falou, dá para fazer passeios de helicóptero, visitar um Templo Budista e conhecer a Tríplice Fronteira, encontro entre Brasil, Argentina e Paraguai. Se você já visitou Foz, não esqueça de contar para a gente qual foi a sua atração favorita por lá!