Para quem nunca viajou para Salvador para passar o Carnaval, tudo pode parecer confuso e até perigoso. Mas não se avexe, não. Já curti algumas folias na cidade e vou dar todas as dicas importantes para você se dar bem na maior festa da capital baiana.
 
Foto: Tatiana Azeviche/Setur

Entenda os circuitos

Salvador tem sete circuitos para curtir o Carnaval. Porém, aqueles que mais aparecem na televisão e que recebem os cantores e bandas conhecidos em todo o Brasil, como Ivete Sangalo e Claudia Leite, são dois: Circuito Barra/Ondina (Dodô) e Circuito Campo Grande (Osmar). Entendido? Ambos têm blocos desde a quinta-feira que antecede o Carnaval até o dia do feriado mesmo.
 
E, no Circuito Barra Ondina, na Quarta-Feira de Cinzas, costuma ter o chamado “arrastão”, um trio com atrações famosas e sem nenhum custo para o público. Os trajetos duram, em média, cinco horas. Haja pique!

Bloco, camarote ou pipoca?

Nos circuitos Barra Ondina e Campo Grande a maioria dos blocos cobra um tipo de ingresso para que o folião possa ficar nos limites da corda do trio. Explico: cada bloco é protegido por uma grande extensão de corda. Quem compra o abadá, uma camiseta que funciona como ingresso, tem o direito de acompanhar aquele trio do lado de dentro da área protegida pela corda, que é carregada por diversos trabalhadores. Nesse espaço, além dos trios elétricos, há o carro de apoio com bar, banheiros e seguranças. 
Cada circuito tem dezenas de camarotes, desde seu início até o fim. Quem opta por ficar em um camarote, vê todos os trios que passam no trajeto pelo período que ele ficar parado em frente a cada um.
 
Os camarotes também fornecem abadás e ficam abertos, geralmente, das 18h00 às 06h00 e quem compra o ingresso pode ficar o tempo que quiser dentro deles nesse período. Alguns incluem bebidas e comida em seus ingressos, aqueles que não incluem têm bares e restaurantes para que os foliões possam fazer suas compras.
 
O termo “pipoca” é usado para o folião que não tem abadá de trio nem de camarote e que curte a festa na rua mesmo. Ele não pode seguir nenhum trio de dentro da corda, será tirado por um segurança caso tente fazê-lo. São pessoas que fazem parte da festa ficando em algum ponto da rua e esperando os trios passarem. Vale lembrar que o Carnaval de Salvador é bem concorrido e movimentado mesmo - se você não quer muvuca, é melhor escolher um destino mais tranquilo para passar o Carnaval
 
Foto: Tatiana Azeviche/Setur

Como comprar meu abadá e retirar?

Há diversos sites que oferecem vendas de abadá. No fim desta matéria vou postar links de alguns oficiais e seguros, como a Central do Carnaval. Os foliões escolhem o dia e qual bloco querem acompanhar ou em qual camarote preferem ir. Cada dia tem um valor diferente. No caso dos camarotes, é importante prestar atenção no que oferecem, como bebidas, refeições e atrações. 
 
Cada empresa tem sua política e local de entrega de abadá, que é informada cerca de duas semanas antes do início do Carnaval. Geralmente os abadás, que funcionam como ingressos, estão disponíveis quatro dias antes do começo da folia. Os abadás podem ser customizados, há muitas costureiras que fazem isso em Salvador, porém, é essencial manter grande parte dele e usá-lo durante a permanência nos blocos e camarotes.

Programação 2020

Se comprar o abadá de um bloco com muita antecedência você escolherá apenas o dia que irá sair no bloco, porém não saberá o horário. A programação é feita pela Prefeitura de Salvador e só é divulgada cerca de duas semanas antes da festa neste site. No site especial do Carnaval de Salvador, também há a programação de atrações gratuitas da cidade.
 
Para o carnaval 2020, alguns nomes clássicos já estão pré-confirmados, como Claudia Leitte, Bell Marques, Daniela Mercury, Harmonia do Samba e Timbalada - quem quiser saber mais pode conferir aquiOs primeiro blocos costumam sair por volta das 13h00 e, os últimos, não mais que às 20h00. Como não dá para saber os horários com muita antecedência, é recomendado participar apenas de um bloco por dia. Sem contar que, amigos, percorrer duas vezes os circuitos no mesmo dia é bastante difícil. 

Transporte

É bastante complicado se locomover perto dos circuitos no Carnaval. Se estiver na região da Barra, onde acontece a partida dos trios elétricos, as corridas de táxi ficam muito caras para um percurso pequeno, tente fazê-lo caminhando, mesmo que esteja cansado. Em alguns locais perto dos circuitos há pontos de táxi, é preciso andar um pouco para chegar até eles e há grandes filas, vá preparado. Dependendo do local que estiver hospedado, se o trajeto não passar por nenhum dos circuitos, ainda é possível utilizar os ônibus da cidade. 
 
Sites de compra de abadá e camarotes:
 
 
Texto por Sylvia Barreto - Idealizadora do site Viajar é Simples e do blog de mesmo nome.
 
*Imagens por Turismo Bahia e Sylvia Barreto.

Está de viagem marcada para Salvador? Veja nosso guia de como chegar ao aeroporto e o que fazer na capital baiana.