As lutas LGBT ganham mais destaque e mais apoiadores a cada ano que passa. Através de grandes marchas e festivais, a comunidade mostra sua força e união, chamando a atenção do mundo inteiro e mostrando que não vai descansar enquanto não conquistar duas coisas básicas: o fim da homofobia e a igualdade de direitos. Nada mais justo, né?
 
 
Além de necessários, esses eventos também são lindos, diversos, inclusivos e superdivertidos. Eles acontecem pelo mundo todo: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Canadá, Austrália, Israel - e vale a pena comprar uma passagem para conferir cada um. Para saber quais são as melhores festas, pedimos para o casal Gabi Torrezani e Fábia Fuzeti, do blog Estrangeira, escolher as suas favoritas do calendário LGBT mundial e comentar suas imperdíveis edições deste ano.

World Pride Madri, na Espanha

A Espanha tem uma das legislações mais avançadas do mundo no quesito de igualdade de direitos para a comunidade LGBT, e a marcha madrilenha já está completando 40 anos. "Essa edição será ainda mais especial, pois vai receber a World Pride, que é a Parada LGBT Mundial", explica Fábia. Ela acontece no dia 1 de julho e a expectativa é de receber dois milhões de pessoas. "É, com certeza, o evento LGBT mais imperdível do ano." 

Parada LGBT de São Paulo 

A 20a edição do evento, no ano passado, levou trios elétricos e dois milhões de pessoas para a Avenida Paulista, segundo a organização. "É uma das maiores e mais animadas do mundo", diz Gabi. "Apesar de termos ainda tanta violência contra gays, lésbicas, bissexuais e trans por aqui, nossa parada é referência." A edição de 2017 acontece no dia 18 de junho.

NYC Pride, nos Estados Unidos 

A média de público é de 30 mil pessoas, ou seja, é a menor parada da nossa lista. "Mas é a mais antiga de todas", aponta Fábia. O movimento de protestos americanos contra a homofobia começou nos anos 70 e tomou força com o assassinato do político e ativista gay Harvey Milk, da Califórnia, em 1978. Esse ano, os eventos começam no dia 16 de junho e terminam no dia 25, quando a parada final acontece.

Tel Aviv Pride, em Israel 

"Por incrível que pareça, Tel Aviv se consolidou como a capital LGBT no Oriente Médio", comenta Gabi. O ato começou em 1997 e reúne mais de 200 mil pessoas todos os anos, em uma parada de frente para a praia. Este ano, a pride week vai de 4 a 10 de junho e a grande parada acontece no dia 9. O tema de 2017 é a bissexualidade.

Circuit Festival Barcelona, na Espanha

Ele acontece desde 2008 em duas versões - a gay e a lésbica - e leva cerca de 70 mil pessoas para as ruas de Barcelona."É imperdível. Rolam festas, eventos culturais e esportivos, parque aquático e ônibus especiais do festival circulando entre todos os locais", contam. Este ano, a festa acontece de 5 a 20 de agosto.

Festivais de Cinema

As meninas gostaram do Sicilia Queer Festival, em Palermo, na Itália - elas estiveram lá no ano passado. "Mas existe uma quantidade grande de festivais LGBT para quem é ligado na Sétima arte", avisa Fábia. Para escolher, ela recomenda conferir o site Queer Film Festivals, que tem o calendário anual completo.