Como tirar o passaporte do meu filho? Como mantê-lo entretido por longos períodos no carro ou no avião? E se ele cansar ou estranhar a comida? Se essas perguntas estão adiando aquela viagem de férias em família, está na hora de você conhecer os blogs desses mochileiros.

Turista Profissional

A filha dos blogueiros Ana Catarina Portugal e Declev Reynier começou cedo na estrada, com apenas três meses. Hoje ela tem dois anos e já esteve em 22 países, como Irlanda, Polônia, Noruega e Japão. O casal ouviu de muita gente que deixaria de viajar quando a criança nascesse, mas aconteceu o contrário: o primeiro ano de vida dela foi, no fim, o que mais viajaram. No blog, eles contam como essa jornada começou e dão dicas para quem quer fazer o mesmo.

Pequenos pelo mundo

 

Sabe aqueles lugares do outro lado do mundo, para onde muita gente tem até medo de ir? Imagina, então, ir com duas crianças? O casal Maracy e Thales fizeram isso - já estiveram em lugares como Malásia, Camboja, Singapura, China, Tailândia, Vietnã e indonésia com os dois filhos pequenos. As crianças já se acostumaram: a família passou 155 dias viajando quando um dos meninos tinha poucos meses de vida. No blog, eles explicam o planejamento e os cuidados necessários para uma aventura como essa.

Viajando com pimpolhos

Nascida em Madagascar, de pai chinês e mãe francesa, a blogueira Sut-Mie Guibert é mochileira e mãe de duas meninas. A mais velha, aos dois anos, já tinha dois passaportes e fazia questão de puxar sua mala de rodinhas sozinha (já imaginou que fofura?). No blog, tem um pouco de tudo: Ásia, Américas, Europa, África... Sut-Mie dá dicas para viajar com crianças de avião, de carro e de motorhome, além de recomendar acessórios e produtos que facilitam a jornada com os filhos.

Felipe, o pequeno viajante

 

O casal gaúcho Cláudia e Peg adiou a decisão de ter um filho por achar que suas viagens acabariam no momento em que ele chegasse. Um dia, perceberam que daria para carregar a criança na garupa (do Peg, é claro!). Assim nasceu o Felipe, que hoje tem 7 anos e nada menos que 50 países no currículo, como Albânia, Coreia do Sul, Bósnia, Nepal, Índia, Laos e Mongólia. Tudo está indicado em roteiros no blog. 
 

A janela laranja

Quem está sempre por São Paulo vai agradecer a ajuda do blogueiro Marcio Nel Cimatti, que reside na capital, na hora de planejar os fins de semana com passeios, feiras, shows e exposições infantis. Pai de duas meninas, Marcio também traz no blog roteiros kids friendly no Canadá, onde morou, e dá dicas de resorts legais pelo mundo para levar a família toda.

Malas e panelas

 

Esse é para quem planeja envolver os filhotes nas viagens e na cozinha: o Malas e Panelas, do casal Andrea e Luciano (que viaja com a filha de 10 anos), traz receitas de dar água na boca para fazer em família, além de roteiros de viagem bem gastronômicos, com dicas de restaurantes, mercados públicos e fazendas para levar as crianças. Essa mistura toda ainda rende receitinhas especiais, trazidas dos lugares que visitam. Que tal provar almôndegas suecas ou pratos típicos da culinária americana? Tem tudo isso lá.

Eu viajo com filhos

As mães Fernanda, Patricia (foto), Ana e Mariana se juntaram para dividir as dores e as delícias de viajar com as crianças: o que fazer quando chove e atrapalha os planos do passeio? Como cuidar da alimentação delas na correria da viagem? Elas contam tudo isso no blog. Destaque para quem quer dicas para viajar com os filhos no Brasil -  elas já cruzaram o país com as crianças, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.