Enquanto os números da vacinação contra a covid-19 vão subindo no Brasil, os registros de casos e internações vão caindo e os outros países voltam, aos poucos, a se abrir para a entrada de brasileiros.

Depois de sermos vistos como "persona non grata" em vários países devido à alta incidência do coronavírus por meses a fio, agora os brasileiros vacinados já podem viajar para países da Europa e da América Latina, mas há algumas regrinhas que devemos observar.

Quais são as vacinas aceitas no exterior?

Das vacinas aplicadas no Brasil, Astrazeneca, Pfizer e Janssen são aceitas em quase todos os países do mundo. A Coronavac ainda não foi reconhecida pela União Europeia como um todo, mas está em processo de reconhecimento e já é aceita por alguns países, como Espanha, Holanda e Suíça. Em breve, essa liberação deve acontecer.

Mesmo assim, vale saber que a vacinação não é garantia de que você consiga viajar para o exterior neste momento. Alguns países que aceitam essas vacinas ainda não aceitam a entrada de brasileiros; outros que já aceitam brasileiros ainda exigem quarentena ou testes frequentes de covid, o que inviabiliza ou, no mínimo, dificulta e encarece uma viagem de lazer. O Reino Unido, por exemplo, não está reconhecendo nenhum programa de vacinação da América do Sul.

Abaixo, confira alguns países que já anunciaram a reabertura de fronteiras para brasileiros, vacinados ou não. Países como Estados Unidos, Chile e Uruguai anunciaram a reabertura para os próximos meses, também seguindo algumas regras.

Estados Unidos: informou que recebe turistas brasileiros a partir de novembro de 2021, completamente vacinados com Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen - aceitando inclusive mix de vacinas, se for o caso. Será necessário apresentar teste negativo. Menores de 18 anos podem entrar sem vacinação, desde que apresentando teste negativo.

Argentina: o país aceita brasileiros completamente vacinados com Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen com a apresentação do teste PCR negativo no embarque e outro de 5 a 7 dias depois da chegada, além de um teste de antígeno no aeroporto na chegada. Não vacinados podem entrar mediante uma quarentena obrigatória de 7 dias.

Portugal: aceita brasileiros sem precisar comprovar a vacinação. Basta apresentar um teste PCR ou antígeno negativo.

México: entrada livre. O México aceita brasileiros sem comprovação de vacinação, sem teste e sem quarentena.

Costa Rica: entrada livre. A Costa Rica aceita brasileiros sem comprovação de vacinação, sem teste e sem quarentena.

Peru: aceita brasileiros sem precisar comprovar a vacinação. Basta apresentar um teste PCR ou antígeno negativo.

Colômbia: entrada livre. A Colômbia aceita brasileiros sem comprovação de vacinação, sem teste e sem quarentena, basta preencher um formulário.

Egito: aceita brasileiros sem precisar comprovar a vacinação.Basta apresentar um teste PCR ou antígeno negativo.

Emirados Árabes: aceita brasileiros sem precisar comprovar a vacinação. Basta apresentar um teste PCR ou antígeno negativo.

Ilhas Maldivas: aceita brasileiros sem precisar comprovar a vacinação. Basta apresentar um teste PCR ou antígeno negativo.

República Dominicana: aceita brasileiros sem precisar comprovar a vacinação. Basta apresentar um teste PCR ou antígeno negativo.

Alemanha: aceita brasileiros completamente vacinados com Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Bélgica: aceita brasileiros completamente vacinados com Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Canadá: aceita brasileiros completamente vacinados com Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Catar: aceita brasileiros completamente vacinados com Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Finlândia: aceita brasileiros completamente vacinados com Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Islândia: aceita brasileiros completamente vacinados com Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Espanha: aceita brasileiros completamente vacinados com Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

França: aceita brasileiros completamente vacinados com Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Holanda: aceita brasileiros completamente vacinados com Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Exige quarentena de 10 dias e testes de antígeno/PCR a partir do quinto dia.

Irlanda: aceita brasileiros completamente vacinados com Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Exige quarentena de 10 dias e testes de antígeno/PCR a partir do quinto dia.

Suíça: aceita brasileiros completamente vacinados com Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Não exige quarentena mas exige testes a cada 48 horas para acessar restaurantes e atrações turísticas.

Uruguai: o país aceita brasileiros completamente vacinados a partir de novembro de 2021, com a apresentação do teste PCR negativo.

Chile: o país aceitará brasileiros completamente vacinados a partir de outubro de 2021, desde que com teste PCR negativo, quarentena obrigatória de 5 a 7 dias e seguro saúde que cubra no mínimo US$30 mil.

 

De qualquer forma, é importante conferir com o consulado de cada país quais são as regras de entrada para brasileiros, além de observar se o destino da conexão do voo faz alguma exigência para passageiros em trânsito.