1. Passeie por Paracas 

Reserva Paracas
 
Um pequeno vilarejo no litoral peruano, 250 quilômetros ao sul de Lima, Paracas é um destino simples, mas com uma oferta de turismo muito legal. A Reserva Nacional de Paracas é a única reserva marinha do país e a paisagem por lá é estonteante - parece que estamos caminhando sobre Marte.
 
A reserva é um deserto infinito e meio vermelho e, depois de um belo passeio de carro ou bike, você chega em ondas do oceano pacífico aos seus pés, com aves e lagoas. Dentro da reserva, também existem pontos arqueológicos sobre a vida dos primeiros habitantes da região. A área total é de 335 mil hectares de costa e 117 mil de ‘terreno’. Pode se ir com um tour, de van, ou sozinhos de bike ou carro alugado. 
 
Islas Ballestas
 
Além disso, Paracas também é ponto de partida para visitar Las Islas Ballestas, na costa peruana, com uma fauna diversa. Lá você encontra pinguins (!), leões marinhos, e várias aves circulando as ilhas, que por si só são lindas formações de pedras no meio do oceano. 

2. Deguste a culinária de Lima 

Visite Lima
 
Gosta de comer bem? Viaje para Lima. Uma das capitais da gastronomia mundial, Lima não desaponta o turista comilão. Lá, você pode saborear o famoso ceviche peruano em qualquer canto da cidade, além de conhecer a culinária “chifa”, uma mescla de comida peruana e chinesa. Além disso, é um lugar mais “seguro” para experimentar coisas diferentes. O Peru tem fama de causar… desconfortos intestinais à alguns visitantes. Mas, em Lima, você não sofrerá com altitudes que podem causar estas complicações e, sendo perto do mar, os peixes são mais frescos.
 
Pratos que recomendamos provar, além do ceviche de peixe, são: 
  • Papas a la Huancaína - Esse prato, na verdade, é um acompanhamento, e conta com batatas, um creme branco picante, e ovos cozidos. Precisamos dizer mais? 
  • Cuy! - Sim, eu disse “cuy”! O que não é nada mais e nada menos que: porquinho da índia. E é um prato típico peruano, um cuy-zinho frito. Dá dó do bichinho, mas é uma delícia!
  • Arroz Chaufa - um arroz bem parecido com o arroz frito chinês, a versão peruana pode ser misturada com carne ou frango, e vem com ovo e pimentões. Lá, provamos também a famosa quinoa em forma de chaufa. 
  • Causa - A Causa é um prato típico de Lima. É um “escondidinho” peruano, onde encontramos camadas de purê de batata e algum recheio de carne, frango, peixe ou frutos do mar. A diferença desse ‘escondidinho’ é que ele é servido gelado, e as vezes até com uma decoração bacana, mostrando suas camadas. 

3. Visite Puno e o Lago Titicaca 

Puna - Islas Uros
 
Esta cidade em si é uma típica cidade peruana, na fronteira com a Bolívia, mas com um diferencial incrível: o majestoso Lago Titicaca! No lago, você pode conhecer as ilhas artificiais de Uros, onde vivem nativos da região. É possível até passar uma noite em uma das ilhas, se hospedando na casa dos habitantes. 

4. Conheça a Amazônia Peruana

Amazonia - Iquitos
 
A Amazônia peruana, que cobre 60% do território do país, é uma das áreas com maior biodiversidade e endemismos do planeta! No Peru, existem duas partes da floresta: a Alta e a Baixa. A variedade de espécies da flora amazônica peruana é tão vasta que alguns estudiosos acreditam só terem estudado uma mínima parte dela. A capital, Iquitos, é a porta de entrada para viajar pela região.
 
Photo by Leonora Enking.

5. Cânion do Colca

Colca
 
O Valle del Colca é um cânion no sul do Peru é normalmente acessado a partir de Arequipa. O mais impressionante desse passeio é a visão do vale em si, até porque, com uma profundidade de 4.160 metro, o cânion chega a ser duas vezes maior que o Grand Canyon, nos Estados Unidos, em profundidade.
 
No passeio pelo Cânion, é possível avistar condores, a maior ave voadora do mundo - chegue bem cedo, para ter mais chance de vê-los. O mais legal é dormir em Chivay, uma cidade andina bastante charmosa, próxima ao vale.
 
Condor Colca