Poucos países são tão convidativos para assistir à chegada do fim da tarde em uma mesinha de rua de algum bar como a Espanha. Lá, a botecagem é praticamente um patrimônio cultural. Os espanhóis bebem muito, comem bem e não se impressionam com grandes quantidades - eles gostam de fartura, mesmo. 
 
A comida típica pode ser meio pesada (haja gordura para absorver tanto álcool!), mas é deliciosa e varia muito em cada canto do país. Separamos os nossos pratos favoritos das mais belas regiões do país para acompanhar sua cerveja ou sua copa de vino quando você viajar para a Espanha.

Catalunha e Valência

É do leste espanhol, na beirinha do Mar Mediterrâneo, que vem a Paella - palavra que significa "frigideira" em valenciano. Pode ser de mariscos e peixes ou mesclada, com carnes vermelhas e frango. De entradinha, vai um pan tumaca catalão (fatias de pão com tomate cru picado, como se fosse um vinagrete) e, de sobremesa, um café bombón, feito com leite condensado.

Madri

Na cidade com a mais farta oferta de bares e restaurantes da Espanha, fica difícil escolher um prato típico favorito: finas fatias de jamón serrano e pedaços de queso manchego para "picar" (castelhano para "beliscar") nas barras dos empórios de embutidos; as porções infinitas de "tapas" (carnes, batatas, croquetas, embutidos...) que os bares servem sem mesquinharia a cada bebida pedida ao garçom; ou o cocido madrileño, um ensopado de carnes, verduras e grão de bico com cara de comida de vó. (foto: Juan Jaén)

Galícia

A Galícia ou Galiza é a região mais portuguesa da Espanha, inclusive pelo uso da língua Galega, cujas raízes são comuns às do português. Quem passa pelo estado, normalmente para fazer o caminho de Santiago de Compostela, não pode deixar de provar as empanadas locais (tortas de forno recheadas com carnes, peixes ou mariscos) e o pulpo a galega, famoso prato de polvo cozido com sal, azeite e pimentão. (foto: Tamorlan

Astúrias

A Espanha também tem a sua feijoada: é a fabada, feita com fabas asturianas (uma espécie de feijão branco) e carne de porco, além de morcilha ou chouriço (um embutido sem carne, feito do sangue e da gordura do porco). Quem tem preguiça de cozinhar tudo isso, pode buscar fabadas prontas e enlatadas nos supermercados: elas também são surpreendentemente saborosas. (foto: Juan J. Martínez)

País Basco

O norte é uma das regiões mais encantadoras da Espanha, além de ter uma culinária forte. O País Basco tem deliciosos embutidos, como a chistorra (feita de porco com alho, pimentão e ervas), que muitas vezes compõem os pintxos, um tipo local de tapas: se no resto do país, elas são pequenas porções que acompanham a bebida, aqui elas são como bruschettas, sempre montadas no pão, e ficam em vitrines, à escolha do cliente. Também vêm da região basca uma das melhores e mais cremosas tortillas de patatas do país. (foto: Elemaki)

Andaluzia

No sul da Espanha, conectada ao Marrocos pelo Estreito de Gibraltar, está a região da Andaluzia, onde o tempero árabe aparece sutilmente em alguns pratos. As especialidades andaluzas são sopas como o Salmorejo (feito de migalhas de pão, alho, tomate e pimentão), peixes e carnes como o Flamenquín (filezinhos de porco empanados e recheados com bacon ou pancetta) e o rabo de touro, prato típico de Córdoba. (foto: Tamorlan