Se você não gosta de longas caminhadas, trilhas e um pouco de esforço físico, talvez esse passeio não seja para você. Mas quem sabe depois conhecer um pouco sobre o segundo maior parque nacional do Brasil, você não muda de ideia? 
 
A Chapada Diamantina fica no coração da Bahia e é formada por dezenas de municípios, todos eles com um passado de mineração que deixou marcas tanto na arquitetura, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), quanto nos costumes do moradores. Por ano, o destino recebe milhares de visitantes, muitos deles estrangeiros que estão loucos para explorar e, por que não, se aventurar nas belas paisagens locais. 
 
Rio Serrano
 
Principais passeios na Chapada Diamantina 
 
Existem várias agências especializadas em ecoturismo na região. Por mais tentador que seja, se aventurar sozinho pela maioria das trilhas não é recomendado. Em alguns pontos mais próximos da cidade, você pode utilizar o Wikiloc, um aplicativo que permite seguir trilhas não catalogados pelo google maps. 
 
Existem diversas opções de roteiros que podem variar de um a oito dias. Antes de escolher o seu, é muito importante conversar com seu guia para saber o tipo de esforço necessário para a trilha.  
 
Roteiro de baixo esforço
 
O roteiro dos poços é um dos mais tranquilos para se fazer na chapada, já que a maior parte do trajeto é feita de carro. O passeio é basicamente a visita a dois lugares, o Poço Azul e o Poço Encantado.
 
O Poço Encantado é um lago subterrâneo com águas azuis e cristalinas. Por uma claraboia, entra um feixe de luz solar que deixa a água com um azul tão intenso que surpreende. No local é proibido nadar/flutuar. 
 
O Poço Azul também possui águas de um azul intenso devido à concentração de magnésio nas pedras. Porém ao contrário do Poço Encantado, é possível fazer a flutuação por lá. 
 
Poço Encantado/ Foto: Lucia Carvalho Horta
 
Roteiro de médio esforço
 
Algumas pessoas definem o roteiro das Grutas, o mais popular, como de leve esforço. Porém se você é da cidade e não está acostumado a grandes aventuras, possivelmente irá considerá-lo moderado. 
 
Para quem tem pouco tempo na região, ele é o mais indicado, já que dá pra conhecer um pouquinho de tudo o que a Chapada oferece. Em um dia, você vai conhecer o Rio Mucugezinho, o Poço do Diabo, a Gruta da Fumacinha, a Gruta Azul, a Gruta da Pratinha e o Morro do Pai Inácio, de onde se tem uma visão panorâmica da região. 
 
Vista do Morro do Pai Inácio
 
Roteiro para os mais animados
 
A trilha pelo Vale do Pati normalmente dura de 3 a 4 dias. Nesse período, além de ver bonitas paisagens, se desafiar, é possível conhecer um pouco da cultura local. A maioria das agências tem parcerias com moradores da região e os turistas costumam pernoitar na casa de nativos. 
 
O que levar
 
Independente do tipo de trilha escolhida, alguns itens são obrigatórios, como repelente, protetor solar, tênis de caminhada, roupas leves, água, chapéu, mochila, óculos escuros, capa de chuva e câmera fotográfica, é claro.   
 
Onde se hospedar
 
A capital da Chapada é Lençóis. É lá que está a maioria dos restaurantes, hotéis e agências de turismo. Então, para quem vai pela primeira vez, a cidade pode ser a melhor opção. 
 
A vida noturna de Lençóis é bem agitada, principalmente se você pensar que é uma cidade de 6 mil habitantes. Se não tiver muito cansado depois de tanta caminhada, você pode aproveitar a boa música do Fuxico Galeria Pub e A Toca Bar. Quem quiser algo mais tranquilo, pode aproveitar os vários restaurantes da Rua das Pedras. 
 

Lençóis/Bahia
 
Quando ir
 
A Chapada Diamantina possui um clima semiárido e o sol brilha o ano todo. Em cada época do ano, a paisagem da Chapada Diamantina fica de um jeito diferente. As chuvas de verão (novembro a janeiro) deixam as trilhas enlameadas e as cachoeiras mais cheias. Entre março e maio, depois das chuvas, a Chapada fica mais verde e entre maio e setembro, as chuvas são raras. 
 
Como chegar
 
Lençóis possui um pequeno aeroporto de onde saem voos para Salvador. Porém a maioria das pessoas prefere ir de ônibus, já que é bem mais em conta. São 3 saídas diárias, o trajeto dura, em média, 7 horas e as passagens custam cerca de R$ 88. 
 
Quanto custa
 
Calcular o custo de uma viagem vai dependender do tipo de passeio que você escolher. Mas de qualquer forma, viajar para a Chapada Diamantina não é barato. Um roteiro guiado custa, em média, R$ 200 por pessoa.
 
E para evitar dor de cabeça, não deixe para pegar dinheiro em Lençóis, já que a cidade só tem um caixa eletrônico do Banco do Brasil, que nem sempre possui dinheiro.