O Viajala bateu um papo com o Alexandre Cordeiro, gerente geral da Trend Tech, empresa de tecnologia da Trend Operadora. Alexandre é turismólogo e profissional de tecnologia no turismo ha 13 anos, focando em iniciativas inovadoras que proporcionam valor para o mercado de hospitalidade. Conversamos com ele sobre as tendências de uso de celular e internet para planejamento de viagens, e como nós podemos utilizar a tecnologia para melhorar a nossa experiência.
 
Quais são os apps ou sites mobile que você utiliza para planejar uma viagem?
Como profissional de viagens e Turismólogo de formação, dedico muito tempo na pesquisa e planejamento de minhas viagens. Busco muitas referências de meus colegas de indústria e utilizo sites que tragam informações locais de um destino, além de consultar agentes de viagens que sei que são experts naquele determinado tipo de viagem - seja a lazer, corporativo ou mesmo bleisure.  
 
Você acha que existe alguma ferramenta que vai se destacar mais nos próximos meses, que hoje ainda não está sendo muito utilizada?
Sim, vejo os bots como um grande potencial de evolução tanto em áreas de atendimento ao cliente quanto em força de vendas e inbound marketing. Ainda pouco difundidos no Brasil, alguns travelbots já estão sendo testados e apresentaram bons resultados para as empresas. Vejo os bots auxiliando os profissionais da indústria de maneira complementar em seus esforços para gerar melhores resultados.   
 
Qual é uma ferramenta ou função que você acha que falta no planejamento de viagens digitais?
Vejo que precisamos melhorar muito na inspiração dos viajantes. As marcas interagem pouco nesta fase primordial do funil de vendas em que o viajante ainda sequer sabe para onde e quando vai viajar. E é nesse momento que enxergo uma grande oportunidade de oferecer valor e tirar o foco do preço de uma viagem - ainda que este seja um fator essencial na decisão de um viajante.
 
Acomodações
 
E na hora da viagem em si? Você usa algum app durante sua viagem?
Utilizo muitos apps de companhias aéreas quando disponibilizam marcação de assentos e antecipação de voos, por exemplo, o que me ajuda muito em minhas viagens corporativas. Já para as viagens de lazer, costumo utilizar o Google Maps e Waze para referências de distâncias e localização além do Yelp para buscar restaurantes e cervejarias locais, uma de minhas paixões. 
 
Sente falta de algum aplicativo na hora da viagem também?
Sabemos que o processo de viagem traz algumas preocupações como transporte, idioma, moedas, e ainda que seja um profissional da indústria, não estou ileso. Por isso, penso que um app que possa facilitar essa jornada ajudaria muito - um app que consolide todas as informações da viagem, documentação, tickets, reservas e todos os dados que precisam estar acessíveis facilmente. 
 
O que você procura mais, ou o que te faz efetuar a compra, quando vai fazer uma compra de uma passagem aérea ou acomodação?
Como Turismólogo de formação, busco a melhor experiência ao viajar. Além de visitar o destino e tentar me perder propositadamente para realmente conhecê-lo, penso na viagem como uma atividade transformadora. Não busco apenas a melhor tarifa, penso na experiência como um todo. Por exemplo, fui à Amsterdã, e visitei feiras livres e me hospedei em hotéis que me ofereceram uma experiência realmente local. Gosto de me misturar e viver como um cidadão daquela cidade. Se me confundiram com um local, objetivo cumprido. 
 
Experiências Autênticas em Viagens
 
Qual é a maior influência das redes sociais no planejamento de viagens?
Vejo nas mídias sociais um misto de referência e influência. Na medida em que se pode perguntar "Onde me hospedar em Roma?", "Quem tem dicas de restaurantes baratos em Nova Iorque?", também pode-se influenciar ao postar fotos de sua última viagem. E vejo as mídias sociais atuando muito mais no inspiracional do que na conversão da venda em si.
 
Como as agências de viagens podem fazer melhor uso do mobile para melhorar a experiência de planejamento, e presença em uma viagem?
É importante que o agente de viagens exerça um papel de consultor e influenciador de viagens, gerando valor ao cliente e tirando o foco do preço da viagem. Isso é possível quando se coleta e utiliza informações sobre os viajantes ainda enquanto estão na fase inicial de inspiração - dados de navegação, termos buscados, histórico de viagens, compreender o ciclo de vida do cliente, são apenas alguns tipos de dados valiosos que podem e devem ser utilizados. Independente da plataforma ou mídia, podendo ser em um app, site mobile ou bot - o viajante deseja ser influenciado e ajudado para escolher a melhor opção possível com base em suas necessidades e desejos. Resta saber quando e como interagir com o cliente e melhorar sua experiência, seja antes durante ou após sua viagem.
 
Mais sobre o Alexandre: Com 13 anos de experiência na indústria de viagens, Alexandre Cordeiro ocupa o cargo de Gerente Geral da TrendTech, empresa de tecnologia do grupo Trend. Ocupou a posição de Gerente Regional de Marketing para o Sul da América Latina no Sabre, onde também passou por diversas áreas como Branding, Tecnologia e Comunicação. Alexandre é Bacharel em Turismo pela PUC-SP, possui MBA em Marketing pela FGV e reconhecido como um dos 25 Profissionais Inovadores do Turismo pela editora Panrotas. Ministra palestras e escreve artigos sobre Marketing, Tecnologia, Inovação e Viagens, além de atuar junto ao ecossistema de inovação identificando oportunidades de novos negócios beneficiando os atores da indústria de viagens.