Antes de viajar, você procura fotos dos destinos brasileiros e fica sonhando em conhecê-los, achando tudo lindo. Só que, depois, quando chega lá, aquele rio caudaloso da foto está seco e chove onde você foi para assistir um tão idealizado pôr do sol. Isso parece familiar?
 
Para evitar essas frustrações, é importante pesquisar, antes da viagem, qual é a melhor época para conhecer o seu destino favorito. Temporada de seca, de chuvas, calor intenso, feriados locais, calendário de festas populares, tudo isso pode interferir na sua experiência de viagem (e no seu bolso: viajar para um mesmo lugar pode ser muito caro ou muito barato, dependendo da temporada).
 
Confira quais são as melhores épocas para visitar os lugares mais procurados no Brasil - de acordo com os principais pontos turísticos do lugar, e claro, com a variação de preços.

Lençóis Maranhenses

Lençois Maranhenses

 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, no Maranhão, possui lagoas incríveis. Só que elas não ficam lá, dando sopa, o ano inteiro. A maioria some na seca - que, no Maranhão, diferente de muitas outras partes no Brasil, é em novembro. Para ver os Lençóis com toda sua paisagem estonteante, é melhor ir entre maio e outubro. Em julho, por conta das férias, os preços sobem um pouco. Para ver a paisagem completa e economizar, o melhor é ir entre maio e junho ou entre agosto e outubro.   

Fernando de Noronha 

Fernando de Noronha

Sejamos sinceros: Noronha não é um destino barato. Esse arquipélago na costa de Pernambuco é um destino desejado por muitos brasileiros e estrangeiros e isso encarece os preços por lá. Mas dá para evitar a temporada mais cara, pelo menos.
 
Se for para fazer mergulho, uma das maiores atrações de Fernando de Noronha, é melhor ir entre agosto a novembro - que também tende a ser a época mais em conta, já que é quase uma "baixa temporada" por ter menos procura que no verão. Especialmente em setembro, a visibilidade na água chega no seu máximo. Se a meta for surfar, vá entre janeiro e fevereiro. Evite viajar para Noronha entre março e julho, época das chuvas. Além de atrapalhar o programa de praia, as trilhas ficam muito mais difíceis e escorregadias.

Amazônia

Amazonia

A região Norte é um pouco mais fácil de decifrar, porque existem duas estações: a chuvosa e a “seca” - que é quando continua chovendo, mas um pouco menos. As chuvas mais abundantes na Amazônia vão de dezembro a maio, e é nessa época que os igarapés e igapós ficam mais fáceis de navegar de barco. 

Em junho, quando começa o verão - entra a temporada de seca e as águas baixam. Em agosto, as praias nas beiras dos rios aparecem. Se for visitar as regiões Amazônicas para fazer passeios nos rios, é melhor ir antes da seca, ou seja, entre maio e começo de junho, quando os rios estão cheios e as chuvas, menos frequentes. Isso também facilita na hora de ecnomizar, já que, em julho, nas férias de verão, os preços sobem e os estrangeiros vão chegando. 

Pantanal 

Pantanal - Época de Jaguar
 
O Pantanal se divide entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Nessa região, a estação chuvosa ou seca vai definir o que você verá na paisagem, com uma imensa riqueza de fauna e flora. Tudo depende muito do que você quer encontrar na sua viagem. 
 
Na seca, entre maio e setembro, é quando os animais circulam mais - é a época de ver onças. A temporada mais chuvosa é entre janeiro e março (mas não se engane, também  faz bastante calor!), quando os passeios são mais focados em rotas de barco, já que os animais procuram regiões mais altas. A fauna encontrada é de patos, jacarés e peixes. Evite a época mais quente do ano, entre outubro e novembro. As temperaturas nesse período chegam a 45 graus! 

Bonito

 
Para conhecer as maravilhas de Bonito, no Mato Grosso do Sul, o melhor é evitar a alta temporada, período de férias escolares - começo e meio do ano -, quando os preços estão mais altos e a cidade, mais cheia. No verão, época de chuvas, as cachoeiras são o ponto alto da visita, já que estão muito causalosas - mas a visibilidade na água dos rios fica mais turva. Já no inverno, período de secas, a flutuação nos rios tem visibilidade máxima, mas as cachoeiras podem estar com bem pouco volume.
 
O melhor é visitar Bonito entre abril e maio, ou em setembro. Assim, você consegue os melhores preços, uma temperatura amena (nem muito quente, nem muito frio) e consegue aproveitar as cachoeiras e as flutuações, sem precisar abrir mão de nada. 

Serras Catarinenses e Gaúchas

Serra Gaúcha

A alta temporada aqui é no frio! As cidades mais procuradas - as gaúchas Gramado e Canela - são ideias para serem visitadas entre e junho e julho, pelo encanto e clima “europeu”. Mas, por conta da demanda e das férias escolares, os preços tendem a subir muito no inverno. Quem quiser economizar, pode organizar sua viagem para agosto ou setembro, quando o frio ainda é bem presente e os preços caem bastante.

Se você quer frio extremo no inverno, em Urupema, Santa Catarina, as temperaturas chegam abaixo de zero - e pode até nevar! Lá, você pode conhecer o Morro das Antenas, que tem uma altura de 1.759 metros acima do nível do mar, e é onde se tem as maiores chances de neve e geadas. 

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, no Paraná, não tem tempo ruim: a cidade pode ser visitada o ano inteiro e as Cataratas são sempre incríveis. No inverno, entre junho, julho e agosto, chove menos e as quedas d'água são mais definidas. No verão, por causa das chuvas mais intensas, as cataratas atingem seu volume máximo e ficam ainda mais impressionantes. Não se preocupe de pegar chuva na viagem: a força da água das cataratas é tanta que você se molha de qualquer jeito.

Se procura preços mais em conta, tente ir um pouco antes de feriados e evite a todo custo as férias escolares. Os valores caem bastante em Foz quando não há badalação de turistas. 

Litoral do Sudeste

Rio de Janeiro a noite

Se quiser conhecer as praias de Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, evite as épocas chuvosas (e caras) de dezembro a janeiro - especialmente nos litorais paulista e fluminense. Em fevereiro e março, o tempo começa a secar um pouco, os preços caem e a viagem fica mais garantida. 

No outono, entre março e maio, os dias são quentes e as noites têm clima ameno, principalmente no Rio e no Espírito Santo. Dá até para curtir o litoral desses dois estados no inverno, quando os preços caem ainda mais e não há tanta incidência de chuva. Mas, para esse roteiro, exclua São Paulo: conforme o inverno se aproxima, o frio chega nas praias e estraga seu programa.