Quentão, pipoca, milho, forró... uma das melhores coisas do outono/inverno é ter um mês cheinho de festas juninas pelo Brasil inteiro. Cada região tem sua particularidade: em São Paulo, a tradição se mistura com a gastronomia diversa da metrópole e inclui no cardápio yakissoba e sushi. Já no Sul, uma das atrações é o pinhão, semente da Araucária que se come pura especialmente nas estações frias, cozida com água e sal.
 
 
Já o Nordeste, nessa época, é rei. As festas de São João da região são as mais tradicionais, gigantescas e concorridas do país inteiro. Selecionamos as festas juninas mais bacanas do Nordeste para você ficar de olho na sua próxima viagem.

Campina Grande, na Paraíba

Considerada a gigante do São João nordestino, a principal festa junina do agreste da Paraíba acontece sempre do comecinho de junho ao comecinho de julho na cidade de Campina Grande, a 130 quilômetros de João Pessoa. Por lá, costumam figurar atrações de peso como César Menotti e Fabiano, Elba Ramalho, Bruno e Marrone, Wesley Safadão e Aviões do Forró.
 

São Luís, no Maranhão 

Nesse São João, o forró dá espaço para a folclórica Bumba-Meu-Boi, festa de origens africanas e indígenas que começou lá pelo século 18 e recebeu o título de patrimônio cultural do Brasil. A tradição conta, através de música, teatro e dança, a história de um boi que foi morto por um escravo e ressuscitou. Os grupos de Bumba-Meu-Boi em São Luis do Maranhão são diversos e cada um traz seu estilo nas vestimentas, na performance e na música, que pode ser com tocada com diferentes tipos de pandeiros e tambores, como matraca e zabumba. A festa acontece tradicionalmente durante todo o mês de junho com homenagens aos dias de Santo Antônio (13 de junho) e São Marçal (30 de junho). 

Caruaru, em Pernambuco

A duas horas de Recife, a cidade de Caruaru, no agreste pernambucano, também sedia um arraial bem famoso. A festa costuma acontecer durante todo o mês de junho, no parque de eventos Luiz Gonzaga e no Alto do Moura. Outra atração da época em Caruaru é o Festival de Comidas gigantes, que traz comidas típicas em tamanhos, obviamente, gigantes. A brincadeira é de graça, mas outros eventos paralelos e pagos acontecem ao mesmo tempo pela cidade. 
 

Salvador e arredores, na Bahia

Em 2016, o São João baiano incrementou a economia de Salvador e mais 92 municípios - a população de algumas cidades do interior da Bahia dobra com a chegada dos visitantes. A principal festa junina da capital rola no Pelourinho, de graça. Outra festa de São João tradicional de Salvador é o Arraiá do Galinho, que acontece na primeira semana de junho no parque de exposições da cidade com shows nacionais. Os ingressos partem de R$30. No interior, uma festa puro forró é a de Senhor do Bonfim, a 380 quilômetros de Salvador, que costuma acontecer na última semana de junho. Outra opção de forró e sertanejo é Itatim, a 220 quilômetros da capital. 

Aracaju, no Sergipe

A capital sergipana já tem forró o ano todo, mas junho traz mais forte o som das sanfonas e as referências ao cangaço de Lampião e Maria Bonita. As principais festividades são o Forró Caju, que acontece na Praça Hilton Lopes, no centro, e o Arraiá do Povo, na badalada Orla do Atalaia. Neste último, os stands de comidas típicas ficam dentro de casinhas cenográficas que remetem a um vilarejo do interior.