Para quem vai fazer uma viagem internacional, o passaporte pode ser o primeiro passo. Com exceção de alguns países onde o brasileiro pode entrar apenas com a identidade, é obrigatório apresentar o documento em viagens ao exterior.  O Viajala fez um guia para você conseguir tirar seu passaporte sem problemas. 
Condições para tirar o passaporte brasileiro:
- ser brasileiro;
- estar sem pendências com a justiça eleitoral;
- se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
- não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça. 
 
Passo a passo para tirar o passaporte 
 
1) Reúna os seguintes documentos: 
 
  • Documento de identificação (carteira de identidade, carteira funcional expedida por órgão público, carteira de identidade expedida por comando militar, passaporte brasileiro anterior, carteira nacional de habilitação acompanhada de outro documento original que comprove local de nascimento, carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão, carteira de trabalho ou previdência social); 
  • CPF – Se o número constar no documento de identificação não é necessário apresentar o original; 
  • Certidão de Casamento – Caso tenha alterado seu nome
 
2) Preencha a solicitação no site da Polícia Federal
 
3) Pague a taxa de emissão
Assim que você preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25* e esse valor é fixo e não há desconto para menores, idosos ou estudantes. Somente após compensação da guia será possível agendar o atendimento. Essa compensação pode demorar até 72 horas. 
O documento vale por 10 anos.
 
4) Agende um horário no site da Polícia Federal e selecione a cidade onde que fazer seu passaporte. 
Para agendar, selecione a guia "Agendar Atendimento".
 
5) Compareça no horário marcado 
É obrigatória a presença do requerente, inclusive menor de 18 anos, tanto no dia agendado quanto para retirada do passaporte. Nessa primeira visita, será tirada a foto e coletadas as impressões digitais. 
 
6) Retire o passaporte 
 
A previsão inicial de entrega do passaporte é de 6 dias úteis, porém podem haver atrasos. Então, o ideal é se informar no posto da Polícia Federal onde você tirou o documento. 
 
Como emitir o passaporte no cartório?
 
Desde abril de 2019, os Cartórios de Registro Civil de todo o país podem emitir passaporte, desde que tenham convênio com a Polícia Federal. Essa permissão é boa principalmente para quem não tem um posto da PF perto de casa. Porém o documento sai um pouco mais caro, cerca de 80 reais a mais. 
 
*Preço em setembro de 2019